Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Reajuste dos Planos de Saúde empresariais: entenda o que é, quando é feito e quais fatores influenciam esse aumento

05/06/2023
|
3 min.

O Plano de Saúde empresarial tem o seu valor ajustado todos os anos no mês de aniversário da apólice. Fatores como inflação e sinistralidade são considerados na hora de fazer o cálculo do novo valor.

Quando uma pessoa física faz a contratação de um Plano de Saúde, todos os anos o valor dele é modificado. O mesmo acontece com pessoas jurídicas que contratam Planos de Saúde empresariais.

Esse tipo de plano sofre um reajuste anual, mas o modo como esse cálculo é feito é diferente em comparação com os planos individuais e familiares. Existem diversos fatores que influenciam o reajuste, por isso, é importante saber como o novo valor é calculado.

Neste artigo você vai descobrir quando acontece o reajuste dos planos empresariais e aquilo que é considerado na hora do cálculo. Acompanhe.

O que é o reajuste dos Planos de Saúde empresariais?

Quando um Plano de Saúde empresarial é contratado, a Operadora determina o valor das mensalidades de acordo com o tipo de produto, faixa etária dos participantes, cidade, entre outros fatores. Entretanto, esse valor não se mantém de forma indeterminada.

Depois de um tempo, é feito um novo cálculo para estipular o novo valor da mensalidade. Isso é chamado de reajuste e vai acontecer todos os anos. Entretanto, como explicamos na introdução, funciona de uma forma diferente em relação aos planos individuais e familiares.

Nos planos de saúde individuais e familiares, o reajuste é aplicado conforme o índice estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), diferentemente do reajuste aplicado nos Planos de Saúde empresariais. Apesar de não se submeterem ao índice da ANS, esse órgão acompanha os reajustes para que não haja nenhum tipo de irregularidade na hora de aplicar o novo valor.

Quando esse reajuste acontece?

É importante saber que o reajuste do Plano de Saúde empresarial acontece anualmente, no mês de aniversário da apólice, ou seja, quando completarem 12 meses da sua vigência.

Esse processo acontece dessa forma para que não haja nenhum tipo de prejuízo para a empresa contratante. Afinal, imagine que ela tenha firmado o contrato no mês de outubro. Se o reajuste acontecer todo mês de janeiro, ela terá um aumento de valor em poucos meses, o que é injusto e inviável para suas contas. Sendo assim, o reajuste anual vai acontecer no próximo mês de outubro, após completar um ano de contrato.

Quais fatores influenciam o reajuste?

Os Planos de Saúde empresariais são reajustados considerando alguns fatores. A seguir, apresentamos os três principais.

Sinistralidade

A sinistralidade é um índice que se relaciona de forma direta com a maneira como o Plano de Saúde vem sendo utilizado. Quanto maior for a utilização do benefício, maior será a taxa de sinistralidade; quanto mais alta ela for, maior será o reajuste do plano, já que a Operadora está tendo gastos maiores para oferecer os serviços para aquela empresa.

Cada Operadora possui sua regra de reajuste. Algumas consideram a sinistralidade daquele contrato em específico, chamada de análise de risco individual; outras aplicam o reajuste baseado na sinistralidade de todos os contratos que possuem vigentes, essa modalidade é chamada de pool de carteira.

Índice de inflação

Você sabia que existe um índice que mede a inflação médica? Ele é chamado Índice de Variação de Custos Médicos e Hospitalares (VCMH). É um dos fatores que influenciam no reajuste do Plano de Saúde empresarial porque se baseia nas despesas assistenciais que a operadora tem com cada vida assistida, envolvendo procedimentos, medicamentos e equipamentos.

Esse índice é mensurado de acordo com os valores de mercado, mas existem também índices inflacionários gerais que entram nessa conta, como no caso da variação do dólar e do preço do combustível. Isso porque equipamentos de proteção, medicamentos e insumos médicos geralmente têm o seu preço calculado em dólar. Logo, as variações fazem com que eles fiquem mais custosos para as operadoras.

Mudanças no ROL da ANS

Periodicamente, novos procedimentos são incluídos na lista de procedimentos obrigatórios estabelecidos pela ANS. Quando acontecem essas inclusões, as Operadoras do Plano de Saúde precisam adaptar seus contratos para poder cobrir, financeiramente, os novos procedimentos. Existem ainda outros fatores que podem influenciar o cálculo, como o caso da mudança de faixa etária dos beneficiários participantes do Plano de Saúde. Por isso, é muito importante, antes de fazer a contratação de uma operadora, observar a maneira como ela trabalha e também como os reajustes são calculados para que o contrato não acabe ficando inviável depois de um certo tempo.

Entre em contato com a equipe de especialistas da Whare para descobrir qual Plano de Saúde melhor atende melhor às necessidades da sua empresa.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Confira quais são os planos de saúde atendidos pelo Hospital Samaritano de São Paulo para descobrir se ele está na rede credenciada da sua operadora.
Ler Mais
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
1 2 3 57
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:33 | 26/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross