Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Entenda o que é a carta de permanência do Plano de Saúde e quais aspectos ela considera

24/02/2023
|
3 min.

A carta de permanência é um documento obrigatório para os beneficiários de Planos de Saúde que desejam fazer a migração para outro plano e ter aproveitamento de carências de acordo com o tempo de permanência no contrato anterior.

Imagem ilustra vários objetos de setores que são trabalhados na seguradora.

Após certo tempo em um determinado Plano de Saúde, o beneficiário pode querer reavaliar outras opções do mercado e optar por mudar de Operadora. Neste processo, uma das principais preocupações é em relação ao tempo de carência que deverá ser cumprido no novo contrato. 

É importante que o beneficiário saiba que existe um documento que, cumprindo os requisitos necessários, reduz e/ou isenta o cumprimento de novas carências. Esse documento é chamado de carta de permanência. 

Você já ouviu falar sobre essa carta? Sabe a importância que ela tem? Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais nesse tema para que você possa trocar de Plano de Saúde sem preocupações. Confira!

O que é uma carta de permanência?

A carta de permanência do Plano de Saúde, também chamada de carta de carência ou carta de declaração de permanência, é um documento emitido pela atual Operadora de Saúde quando solicitado pelo beneficiário.

Por que esse documento é importante?

Ao contratar um Plano de Saúde, o beneficiário precisa estar atento ao período de carência do novo contrato. Esse período pode ser o chamado “prazo contratual”, determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou pode usufruir da redução de carências oferecida pela Operadora do novo contrato, caso tenha tido um outro Plano de Saúde anterior.

É neste momento que entra a necessidade da apresentação da carta de permanência do Plano de Saúde atual do beneficiário. Ela é muito importante pois permite migrar para um novo contrato com isenção ou redução de carências. Essa condição será analisada de acordo com o plano de origem e destino (as chamadas Operadoras Congêneres), tempo de permanência no contrato anterior, segmentação do plano, abrangência e tipo de acomodação. A Operadora de destino fará uma análise das informações para poder aplicar a redução ou até mesmo a isenção das carências.

Quais aspectos são considerados nessa carta?

Na carta de permanência, constam diversas informações. Ela apresenta, por exemplo, os dados pessoais do beneficiário, além de alguns detalhes sobre o plano que ele contratou, como:

  • nome do beneficiário (titulares e dependentes, se houver);
  • nome e dados da operadora atual;
  • nome do plano de saúde atual;
  • tipo de acomodação;
  • segmentação assistencial;
  • data de inclusão no plano;
  • data de exclusão do plano, se houver.

Como solicitar a carta de permanência?

O processo para solicitar a carta de permanência pode variar um pouco de uma operadora para outra. Geralmente, é preciso acessar o site da empresa e procurar pela opção para emitir o documento. Se não houver essa alternativa, deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Operadora e fazer a solicitação.

Em alguns casos, o documento é emitido de forma imediata, mas também pode acontecer a necessidade de esperar o envio do documento.

A melhor maneira de fazer a migração do Plano de Saúde é através de uma corretora especialista neste segmento, como a Whare. A nossa equipe de consultores está preparada para te auxiliar a encontrar o Plano de Saúde ideal para você, sua família e/ou empresa, aproveitando o tempo de permanência no plano anterior para poder usufruir de prazos de carência reduzidos. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
Sabia que existem Planos de Saúde empresariais para atender apenas uma pessoa? Saiba mais sobre essa opção para PJ.
Ler Mais
1 2 3 56
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:29 | 17/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross