Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Plano de Saúde Empresarial

As empresas de todos os portes devem cuidar da integridade, segurança e saúde dos seus colaboradores. A oferta de um Plano de Saúde empresarial é uma forma de oferecer esse cuidado e, ao mesmo tempo, conquistar benefícios para a própria organização.

Sobre o Plano de Saúde empresarial

O Plano de Saúde para empresas é o benefício adquirido por uma pessoa jurídica junto às Operadoras de saúde. É um produto vinculado comercializado para empresas a partir de 100 (cem) vidas.

Ao contratar um Plano de Saúde, o RH deve estar atento às coberturas e características de cada uma das opções disponíveis no mercado, garantindo o acesso aos cuidados de saúde que atendam às necessidades da organização. 

Abrangência do plano

O plano pode ter abrangência regional, nacional ou internacional. Com uma abrangência regional, os beneficiários poderão utilizar somente a rede credenciada daquela região (por exemplo, grupo de municípios), enquanto a abrangência nacional permite o uso da rede credenciada em todo o país. O Plano com abrangência internacional permite a cobertura de urgência e emergência em viagens ao exterior. 

Todas as opções são interessantes, mas atendem situações e necessidades diferentes. Por isso, é preciso analisar as demandas da própria organização para escolher uma ou outra, conforme aquilo que atende melhor o perfil do quadro de colaboradores.

Coberturas 

Ao avaliar a cobertura mínima que os Planos de Saúde oferecem no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, é importante conferir que todas essas coberturas também estão sendo oferecidas pelo Plano a ser contratado. Além disso, algumas Operadoras oferecem coberturas extra Rol, ou seja, coberturas adicionais que não estão incluídas na listagem mínima da ANS. 

Na hora de contratar um Plano de Saúde empresarial, é importante saber quais os serviços mais utilizados pelos colaboradores da sua empresa, a fim de garantir a cobertura necessária para as necessidades dos usuários.

O tipo de cobertura é o que define quais serviços e procedimentos serão disponibilizados para os beneficiários do plano. É possível optar apenas por serviços médicos ou também odontológicos.

A cobertura pode ser apenas hospitalar, ambulatorial + hospitalar com ou sem obstetrícia, odontológica ou referência. 

Tipos de Plano de Saúde para empresas

Existem duas modalidades principais oferecidas pelas empresas. Encontramos os Planos de Saúde empresarial sem e com coparticipação.

Plano de Saúde empresarial sem coparticipação

Nessa modalidade de Plano de Saúde, conforme política de benefícios, a empresa pode assumir 100% dos custos sem cobrar nenhum valor do funcionário. O colaborador e seus dependentes podem utilizar o plano sempre que necessário, não havendo cobrança de valores pela utilização de nenhum procedimento.

Outra política de benefícios que pode ser praticada pela empresa é a cobrança de uma mensalidade fixa ou um % do salário do beneficiário. Esse valor é descontado na folha de pagamento e não pode ultrapassar 70% do rendimento bruto dele.

Plano de Saúde empresarial com coparticipação

Essa modalidade é bem aceita pelos departamentos de Recursos Humanos (RHs) das empresas, sendo uma opção interessante tanto para o empregador quanto para o funcionário. Isso porque, quando há a realização de algum procedimento, é cobrado um valor de coparticipação, reduzindo a mensalidade do Plano de Saúde.

A coparticipação é repassada às Operadoras através do desconto do valor devido do salário do funcionário, ajudando assim a manter a utilização correta do benefício e o equilíbrio financeiro do contrato.

Como funciona o Plano

É importante saber alguns detalhes sobre o modo como o plano empresarial de saúde funciona, já que algumas características são determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outras podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa contratante.

Modalidade de inclusão 

A modalidade de inclusão é o que estabelece as regras para o colaborador aderir ao plano. A adesão pode ser compulsória ou livre.

Compulsório

Quando o Plano de Saúde é compulsório significa que todos os profissionais que possuem vínculo empregatício com a empresa devem ser incluídos no contrato do Plano de Saúde. Essa adesão não é obrigatória apenas para aqueles que já têm algum convênio médico, da mesma Operadora ou de outra. Quando a organização escolhe a modalidade de inclusão compulsória, a cotação do Plano costuma ser mais barata.

Livre adesão

Como o nome indica, o Plano de Saúde com modalidade de livre adesão ou opcional é aquele em que o colaborador pode escolher aderir ou não ao grupo. A empresa não é obrigada a incluir todos os seus colaboradores, o que traz mais flexibilidade para ambas as partes.

Tempo de carência

Essa é mais uma característica importante que o RH precisa considerar no momento da contratação do Plano de Saúde. O período de carência determina o tempo de espera entre a contratação e a liberação para utilização do plano. O período máximo, determinado pela ANS, é de:

  • 24 horas para casos de emergência e urgência;
  • 300 dias para partos;
  • 24 meses para condições pré-existentes;
  • 180 dias para outras situações.

Apesar dessa determinação, algumas Operadoras oferecem condições especiais para contratos empresariais. Para empresas de 2 (duas) a 29 (vinte e nove) vidas, poderá haver redução do período de carência após análise da Operadora, conforme tempo de plano anterior. Em empresas a partir de 30 (trinta) vidas, há isenção total de carências.

Inclusão de dependentes

A possibilidade de incluir ou não dependentes no Plano de Saúde empresarial depende do tipo de plano que foi contratado e das regras de aceitação de cada Operadora. 

Em relação ao tamanho do grupo, pode haver um limite para acréscimo de dependentes. De modo geral, a inclusão de cônjuges/companheiros e filhos/enteados é padrão em todas as Operadoras; outros graus de parentesco seguem as regras de cada contrato.

Sinistralidade e reajuste

Nos Planos de Saúde empresariais, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) legaliza que as Operadoras façam reajustes de acordo com a mudança de faixa etária e o aniversário da apólice. Os reajustes serão aplicados às mensalidades conforme disposto no contrato ou índice resultante de negociação entre as partes contratantes (Operadora de Plano de Saúde e pessoas jurídicas), devendo a Operadora, obrigatoriamente, comunicar os reajustes à ANS. O reajuste anual do contrato não poderá ser inferior a 12 meses, contados a partir da data de início do contrato do estipulante junto à Operadora de Saúde. A ANS faz um acompanhamento dos reajustes anuais aplicados nos contratos de Planos de Saúde empresariais. 

O cálculo do reajuste também levará em conta o índice de sinistralidade daquele contrato, isto é,  o custo que a Operadora/Seguradora teve com determinado grupo de vidas. Caso o valor do sinistro seja maior que o valor do prêmio (mensalidade), é provável que haja um reajuste no valor da mensalidade do Plano de Saúde.

A imagem mostra o desenho de um prédio azul com uma engrenagem laranja no canto superior direito | Gestão de Riscos | Plano de saúde Empresarial | Whare Seguros

Gestão de Riscos

A imagem mostra um desenho de uma mulher sentada em frente ao notebook sobre uma mesa laranja, com um balão verde de fala | Soluções RH  Plano de Saúde Empresarial | Whare Seguros

Soluções para o RH

A imagem mostra um círculo rosa com símbolo de porcentagem laranja ao centro | Isenção de Carências | Plano de Saúde empresarial | Whare Seguros

Isenção total de carências

A imagem mostra duas tags de desconto, uma azul escrito 30% e outra vermelha com 50% | Descontos | Plano de saúde empresarial | Whare Seguros

Programas de promoção à saúde

A imagem mostra o desenho de um prédio amarelo com porta azul e a imagem de um cubo no canto inferior direito | Custo Sob Medida | Plano de saúde empresarial | Whare Seguros

Custo sob medida conforme o perfil de cada empresa

A imagem mostra o denho de uma pessoa usando um headphone com dois balões de fala, um laranja no canto superior direito e um verde no canto inferior direito | Agente de Atendimento ao Cliente | Plano de saúde empresarial | Whare Seguros

Flexibilidade para escolher a categoria do plano

A imagem mostra o desenho de três pessoas: à esquerda uma mulher de cabelos castanhos de tamanho médio, e camiseta cinza claro. Ao centro um homem de cabelo curto castranho e camisa rosa com gravata cinza escuro. À direita um homem de cabelo curto e castanho, de camisa cinza claro e gravata cinza | Equipe Exclusiva | Plano de saúde empresarial | Whare Seguros

Equipe exclusiva e dedicada ao atendimento e gestão do contrato

Plano de saúde empresarial para MEI

Estamos falando de planos empresariais, o MEI deveria estar na página de planos para pequenas e médias empresas.

O Microempreendedor Individual é uma pessoa jurídica, por isso, ele pode contratar o plano de saúde empresarial. Diversas operadoras já disponibilizam esse produto para o MEI, permitindo a contratação a partir de duas vidas.

Essas duas vidas podem ser o próprio MEI e o seu cônjuge, por exemplo, ou então o MEI e o seu funcionário. Além disso, é possível incluir dependentes no plano de saúde empresarial do MEI. 

As regras seguem basicamente aquilo que é estabelecido para os demais planos empresariais. Por isso, é vantajoso para o Microempreendedor Individual a contratação desse tipo de plano, já que ele também vai sair mais em conta do que aderir aos planos individuais, um para cada pessoa.

Benefícios

Oferecer um Plano de Saúde para os colaboradores é uma estratégia que as empresas adotam para proporcionar um cuidado maior com seus funcionários e garantir a satisfação deles. Com isso, melhora a qualidade das suas próprias entregas.

A seguir, veja os benefícios que podem ser alcançados com plano de saúde empresarial conforme a visão do colaborador e da empresa.

Para o colaborador

Tratamentos preventivos

Ter a assistência do Plano de Saúde empresarial permite que o colaborador tenha um cuidado maior com a sua própria saúde por meio dos tratamentos preventivos. O acesso aos serviços médicos e odontológicos se torna muito mais simples, permitindo que ele realize exames e acompanhamentos para evitar que as doenças se manifestem, ou para identificá-las de forma precoce.

Maior cuidado com a saúde

Muitas vezes os profissionais já apresentam quadros clínicos e doenças em curso, mas não têm uma boa oportunidade para fazer o devido acompanhamento dessas condições. Com o Plano de Saúde existe essa chance de adotar um cuidado maior com consigo mesmo para manter essas doenças bem controladas e evitar suas possíveis complicações.

Cuidado com as famílias

Como você viu, o Plano de Saúde empresarial permite a inclusão de dependentes, assim, o colaborador não só cuida de si mesmo, mas estende esse cuidado para sua família. Isso traz muito mais tranquilidade e segurança.

Satisfação com o local de trabalho

Oferecer o benefício do Plano de Saúde faz com que o colaborador da sua empresa se sinta mais valorizado, já que demonstra o cuidado da empresa com seu patrimônio humano e isso promove a satisfação.

Para a empresa

Diferencial competitivo

Para a empresa, a oferta do Plano de Saúde empresarial faz com que ela tenha um diferencial competitivo, valorizando a sua imagem no mercado de trabalho e, consequentemente, encontrando melhores talentos.

Retenção de talentos

Além de ser uma boa ferramenta para a atração de talentos, a oferta do Plano de Saúde empresarial proporciona, também, uma maior retenção de profissionais..

Redução de custos

O plano empresarial ajuda a reduzir os custos da empresa por causa da menor taxa de turnover, já que não há gastos com contratações e demissões. Outro motivo é o fato de que teremos um time de colaboradores mais saudável, assim, haverá um custo menor relacionado aos afastamentos, ao absenteísmo e possíveis indenizações. Além disso, o Plano de Saúde empresarial pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Maior produtividade

Com colaboradores mais saudáveis e satisfeitos, a empresa tem um time motivado e mais engajado, que atua com qualidade. Isso aumenta a produtividade geral da organização, aumentando sua competitividade também.

Critérios para escolha do plano

Já que o Plano de Saúde é uma estratégia importante para a empresa, é preciso ter atenção para contratar o produto que melhor atenda às demandas de cada negócio.

Existem muitas ofertas no mercado, porém, é fundamental olhar para a necessidade da sua empresa e do seu time. Veja algumas dicas para acertar:

  • Considere o perfil e as características dos colaboradores;
  • Faça um levantamento dos problemas pré-existentes;
  • Analise os fatores de risco no ambiente de trabalho;
  • Verifique a cobertura dos planos disponíveis;
  • Confira aspectos como rede credenciada, reembolso e coparticipação;
  • Informe-se sobre sinistros, taxas e reajustes.

Por que contratar um Plano de Saúde para empresas?

O Plano de Saúde é um benefício estratégico que gera diferenciais atrativos muito valorizados pelos profissionais atualmente. Ele ajuda a atrair e reter talentos construindo um time de grandes especialistas com potencial promissor, que fazem entregas de maior qualidade para a organização. 

Além disso, por meio do Plano de Saúde empresarial, também aumentamos a satisfação dos colaboradores, por demonstrar cuidado e interesse pela sua saúde e qualidade de vida. Com isso, eles trabalham mais engajados e com dedicação, já que há o desejo que a empresa tenha cada vez mais sucesso para manter esse bom relacionamento e troca positivos. 

Como cada empresa tem uma demanda diferente, as Operadoras de Plano de Saúde empresarial oferecem produtos que podem ser customizados de acordo com as características de cada time, possíveis riscos envolvidos com a atividade laboral, entre outros aspectos que podem influenciar o modo como o plano é utilizado.  Também são disponibilizadas ferramentas tecnológicas que ampliam a eficiência operacional, facilitando o trabalho de gestão do RH e contribuindo de forma positiva com as melhores estratégias para promover o desenvolvimento dos colaboradores. 

Os planos de saúde empresariais são produtos desenhados para empresas a partir de 100 vidas, mas também é possível fazer a contratação para pessoa jurídica a partir de 2 (duas) vidas, os chamados planos para pequenas e médias empresas.

Quando for contratar um Plano de Saúde para os seus colaboradores, prefira conversar com quem é especialista no assunto. A Whare tem uma equipe pronta para ajudar você a analisar os planos disponíveis no mercado e contratar aquele que melhor atenda as demandas e necessidades do seu negócio.

Allianz Saúde

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Amil Fácil

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Amil One

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Amil Saúde

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Bradesco Efetivo

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Bradesco Hospitalar

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Bradesco Ideal

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Bradesco Nacional

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Bradesco Nacional Flex

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Unimed Nacional

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

NotreDame Intermédica

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Omint

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Porto Seguro Saúde

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Qsaúde

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

Seguros Unimed

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF

SulAmérica

Valor, rede credenciada e carências, clique e veja o PDF:
Manual PDF
imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:29 | 17/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross