Quando pensamos em cuidar da nossa saúde não podemos esquecer que ela engloba o nosso bem-estar físico e mental. Além de consultas médicas e exames de checkup, é importante cuidar das nossas questões internas.
O acompanhamento psicológico ou psiquiátrico nos ajuda a analisar e entender estas questões para superar possíveis problemas. Não é necessário ter uma doença diagnosticada para procurar o atendimento desses especialistas.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que a demanda por atendimento em consultórios particulares aumentou 82% nos últimos meses, em todo o país. Diante deste cenário, muitas pessoas se perguntam se o Plano de Saúde oferece cobertura para atendimento psicológico e psiquiátrico.
Confira quais são os casos no qual o Plano de Saúde cobre o atendimento psicológico e psiquiátrico.
Índice
A Agência Nacional de Saúde (ANS) regula, monitora e normatiza a esfera privada da saúde, garantindo a cobertura do tratamento psicoterápico, psicológico e psiquiátrico.
A legislação prevê a cobertura de todos os transtornos mentais listados na Classificação Internacional de Doenças (CID), incluindo os transtornos relacionados a intoxicação ou abstinência causado por substâncias químicas.
Portanto, em relação ao tratamento psiquiátrico e psicológico, o Plano de Saúde deve cobrir:
Para poder se consultar com um psicólogo ou psiquiatra do convênio, muitas vezes, é necessário ter um pedido de encaminhamento feito por um médico, por exemplo, um clínico geral. O médico fará um pedido explicando a situação do paciente para que ele possa solicitar a sua primeira sessão com um especialista.
O Beneficiário do Plano de Saúde tem direito a 40 sessões de acompanhamento psicológico por ano de contrato. Para isso, é necessário ter um dos seguintes diagnósticos:
No caso de tratamentos psiquiátricos são disponibilizadas 12 sessões por ano, disponíveis para o paciente que possui os seguintes diagnósticos:
Caso você tenha escolhido um profissional que não faz parte da rede credenciada do seu Plano de Saúde, o reembolso das sessões com psicólogo e psiquiatra pode ser uma alternativa para pagar menos pelas terapias.
Como as regras são diferentes para cada Operadora, é importante verificar se o seu Plano de Saúde inclui reembolso para estas modalidades.
Caso seja possível pedir reembolso, o beneficiário deve fazer a solicitação junto à Operadora com a documentação necessária e dentro do prazo estabelecido.
Todas as informações sobre a cobertura do seu Plano de Saúde devem constar no contrato. Em caso de dúvida, consulte um especialista em Planos de Saúde, o corretor é a pessoa mais indicada para realizar qualquer orientação sobre os procedimentos e solicitações.