O Plano de Saúde Empresarial é o convênio médico oferecido aos colaboradores de uma organização, que complementa o pacote de benefícios da empresa, sendo uma opção vantajosa tanto para o empregador, como para os colaboradores.
No artigo de hoje explicaremos o que é o Plano de Saúde Empresarial e como escolher um, de acordo com as necessidades e preferências de cada empresa.
Índice
O Plano de Saúde empresarial é o benefício contratado por pessoas jurídicas para atender um grupo determinado, desde que os mesmos tenham vínculo formal com a empresa contratante.
A oferta do Plano de Saúde empresarial disponibiliza um convênio médico aos colaboradores que garante cobertura sempre que necessário. É possível que a cobertura do Plano de Saúde abranja os dependentes do beneficiário titular, de acordo com a política de benefícios de cada empresa.
Apesar de não haver obrigatoriedade da empresa em ofertar o Plano de Saúde empresarial aos seus funcionários, a oferta deste se torna um diferencial de mercado. Este benefício é muito valorizado pelos colaboradores, tanto na retenção como na atração de talentos, pois garante acesso à saúde suplementar de qualidade, sem depender do atendimento público de saúde.
Caso o funcionário tenha um convênio individual, ele pode optar por não usufruir do benefício oferecido pela empresa.
A contratação desta modalidade de Plano de Saúde não está restrita às grandes empresas. Organizações que tenham, pelo menos, 2 (duas) vidas - um titular e um dependente - podem contratar um Plano de Saúde para pequenas e médias empresas com condições especiais.
Esta modalidade também é válida para grupos familiares que tenham CNPJ, sem a necessidade de oferecer o benefício aos funcionários da empresa.
A contratação do Plano de Saúde empresarial oferece diversos benefícios para a empresa e seus funcionários:
Ao realizar a contratação de um Plano de Saúde empresarial é necessário estar atento ao perfil e necessidades da empresa e colaboradores.
Ao escolher um Plano de Saúde para os colaboradores da sua empresa, é importante entender o perfil daqueles que serão os beneficiários do Plano. As principais informações a serem levadas em consideração são:
Após realizar essa análise, será mais fácil encontrar o Plano de Saúde empresarial ideal.
O convênio decide qual o período de carência, com base no prazo máximo determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
É necessário estar atento a esse prazo durante o processo de contratação, para evitar qualquer problema futuro.
Há dois modelos de inclusão de vidas para Planos de Saúde. Confira:
Os Planos de Saúde estão obrigados a cobrir os procedimentos listados no ROL da ANS (Agência Nacional de Saúde). O tipo de contratação determinará as coberturas às quais o beneficiário terá direito. Existem 5 modalidades:
Planos de Saúde com coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga um determinado valor depois de realizar procedimentos, como exames e consultas. Por isso, essa modalidade apresenta mensalidades mais baratas do que os planos convencionais. A coparticipação pode ser um valor fixo ou um percentual do custo pago pela Operadora junto àquele prestador pelo procedimento realizado. É uma boa modalidade para pessoas que utilizam o Plano de Saúde de maneira pontual e preventiva.
Em caso de internação, existem dois tipos de acomodação nos hospitais:
É necessário analisar quais são as redes credenciadas do Plano de Saúde empresarial que pretende escolher e onde estão localizados os beneficiários que irão utilizar o Plano de Saúde.
Com a informação correta da rede credenciada e a localização dos beneficiários, há um maior êxito na escolha do Plano de Saúde a ser contratado, garantindo aos colaboradores da empresa, fácil acesso aos prestadores (hospitais, laboratórios e clínicas).
O Plano de Saúde empresarial pode ter abrangência regional, nacional ou internacional. Com uma abrangência regional, os beneficiários poderão utilizar somente a rede credenciada daquela região (por exemplo, grupo de municípios), enquanto a abrangência nacional permite o uso da rede credenciada em todo o país. O Plano com abrangência internacional permite a cobertura de urgência e emergência em viagens ao exterior.
A abrangência do Plano de Saúde impacta diretamente no valor da mensalidade que será pago pela empresa.
O valor do Plano de Saúde empresarial leva em conta alguns fatores, dependendo da quantidade de beneficiários:
A Agência Nacional de Saúde (ANS) legaliza que as Operadoras realizem reajustes nos Planos de Saúde, de acordo com a mudança de faixa etária e o aniversário da apólice.
Os reajustes serão aplicados às mensalidades dos contratos de Planos de Saúde empresarial conforme disposto no contrato ou índice resultante de negociação entre as partes contratantes (operadora de plano de saúde e pessoas jurídicas), devendo a Operadora, obrigatoriamente, comunicar os reajustes à ANS.
O reajuste anual do contrato não poderá ser inferior a 12 meses, contados a partir da data de início do contrato do estipulante junto à Operadora de Saúde. A ANS faz um acompanhamento dos reajustes anuais aplicados nos contratos de Planos de Saúde empresariais.
Para realizar a contratação de um Plano de Saúde empresarial é aconselhável contar com o apoio profissional de um corretor de seguros. Nós, da Whare, temos um time de especialistas preparados para entender as preferências e necessidades da sua empresa, auxiliando na melhor tomada de decisão para a contratação do Plano de Saúde empresarial. Entre em contato conosco!
Quer saber mais informações sobre como contratar um Plano de Saúde empresarial? Confira também o nosso texto “6 vantagens de contratar um Plano de Saúde usando o seu CNPJ” clicando aqui.
Ficou interessado em contratar um Plano de Saúde empresarial? Converse com um especialista da Whare! Iremos ajudá-lo a escolher o Plano de Saúde ideal para você, sua família e empresa.