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Como escolher um Plano de Saúde Empresarial?

27/09/2021
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5 min.

O Plano de Saúde Empresarial é o convênio médico oferecido aos colaboradores de uma organização, que complementa o pacote de benefícios da empresa, sendo uma opção vantajosa tanto para o empregador, como para os colaboradores. 

A Imagem mostra parte de uma pessoa utilizando um estetoscópio e segurando um cartão | Whare Seguros

No artigo de hoje explicaremos o que é o Plano de Saúde Empresarial e como escolher um, de acordo com as necessidades e preferências de cada empresa.

Entenda o que é um Plano de Saúde empresarial

O Plano de Saúde empresarial é o benefício contratado por pessoas jurídicas para atender um grupo determinado, desde que os mesmos tenham vínculo formal com a empresa contratante.

A oferta do Plano de Saúde empresarial disponibiliza um convênio médico aos colaboradores que garante cobertura sempre que necessário. É possível que a cobertura do Plano de Saúde abranja os dependentes do beneficiário titular, de acordo com a política de benefícios de cada empresa.

Apesar de não haver obrigatoriedade da empresa em ofertar o Plano de Saúde empresarial aos seus funcionários, a oferta deste se torna um diferencial de mercado. Este benefício é muito valorizado pelos colaboradores, tanto na retenção como na atração de talentos, pois garante acesso à saúde suplementar de qualidade, sem depender do atendimento público de saúde.

Caso o funcionário tenha um convênio individual, ele pode optar por não usufruir do benefício oferecido pela empresa.  

Quem pode contratar um Plano de Saúde empresarial?

A contratação desta modalidade de Plano de Saúde não está restrita às grandes empresas. Organizações que tenham, pelo menos, 2 (duas) vidas - um titular e um dependente - podem contratar um Plano de Saúde para pequenas e médias empresas com condições especiais.

Esta modalidade também é válida para grupos familiares que tenham CNPJ, sem a necessidade de oferecer o benefício aos funcionários da empresa. 

A contratação do Plano de Saúde empresarial oferece diversos benefícios para a empresa e seus funcionários:

Benefícios para a Empresa:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores: estudos relatam que o benefício do Plano de Saúde é um dos mais valorizados pelos funcionários, o que faz com que eles tenham uma maior satisfação pelo trabalho desempenhado e, consequentemente, aumentem a produtividade e a lucratividade da empresa;
  • Aumento da retenção e atração de talentos: ao oferecer um bom Plano de Saúde aos colaboradores, eles valorizarão ainda mais a sua empresa;
  • Redução do pagamento de impostos: é possível deduzir os gastos com Plano de Saúde do imposto devido;
  • Diminuição do número de faltas: com acesso aos cuidados de saúde, é possível reduzir o absenteísmo dos colaboradores.

Benefícios para o colaborador:

  • Acesso à rede credenciada de saúde com atendimento rápido e de qualidade;
  • Prevenção e acompanhamento geral da saúde para o colaborador e seus dependentes:
  • Atendimento em situações de grande risco (urgência e emergência);
  • Facilidade no agendamento de consultas e/ou exames;
  • Segurança e qualidade de vida para colaboradores e sua família.

Como escolher o Plano de Saúde empresarial

Ao realizar a contratação de um Plano de Saúde empresarial é necessário estar atento ao perfil e necessidades da empresa e colaboradores. 

Perfil dos colaboradores

Ao escolher um Plano de Saúde para os colaboradores da sua empresa, é importante entender o perfil daqueles que serão os beneficiários do Plano. As principais informações a serem levadas em consideração são: 

  • Número de colaboradores em cada faixa etária: quanto mais velho for o colaborador, maior será o valor da mensalidade;
  • Gênero dos colaboradores;
  • Estado Civil, quantidade e idade dos filhos dos colaboradores, no caso de empresas que aceitem a inclusão de familiares;
  • Distribuição geográfica dos colaboradores;
  • Quantidade de colaboradores que fazem uso contínuo de medicamentos;
  • Número de colaboradores com doenças crônicas.

Após realizar essa análise, será mais fácil encontrar o Plano de Saúde empresarial ideal. 

Prazo de carência

O convênio decide qual o período de carência, com base no prazo máximo determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

É necessário estar atento a esse prazo durante o processo de contratação, para evitar qualquer problema futuro. 

Modalidade de inclusão

Há dois modelos de inclusão de vidas para Planos de Saúde. Confira:

  • Compulsório: a empresa precisa incluir 100% dos funcionários ou 100% de uma categoria funcional, por exemplo, 100% dos diretores ou gerentes. Apenas funcionários que possuem outro Plano de Saúde não precisam ser incluídos;
  • Opcional: é a modalidade de livre adesão, onde apenas os funcionários que desejam ter o Plano de Saúde serão incluídos.

Tipo de Contratação do Plano de Saúde

Os Planos de Saúde estão obrigados a cobrir os procedimentos listados no ROL da ANS (Agência Nacional de Saúde). O tipo de contratação determinará as coberturas às quais o beneficiário terá direito. Existem 5 modalidades:

  • Ambulatorial: consultas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais;
  • Hospitalar sem obstetrícia: serviços hospitalares com atendimento ao pronto-socorro, sem assistência ao parto;
  • Hospitalar com obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com assistência ao parto e durante 30 dias após o parto;
  • Segmentação referência: junção da prestação ambulatorial com o hospital com obstetrícia, em acomodação de enfermaria (quarto compartilhado) e apartamento (quarto privado);
  • Odontológico: exclusivo para atendimento odontológico. 

Coparticipação

Planos de Saúde com coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga um determinado valor depois de realizar procedimentos, como exames e consultas. Por isso, essa modalidade apresenta mensalidades mais baratas do que os planos convencionais. A coparticipação pode ser um valor fixo ou um percentual do custo pago pela Operadora junto àquele prestador pelo procedimento realizado. É uma boa modalidade para pessoas que utilizam o Plano de Saúde de maneira pontual e preventiva.

Acomodação

Em caso de internação, existem dois tipos de acomodação nos hospitais:

  • Enfermaria: quarto e banheiro dividido com outros pacientes, com horário de visitas e regras de permanência mais restritos, geralmente é a alternativa mais barata;
  • Apartamento: quarto e banheiro privativo, com horários de visitas e regras de permanência mais flexíveis. Apesar de ser a opção mais cara, oferece mais conforto ao paciente e seus familiares.

Rede credenciada

É necessário analisar quais são as redes credenciadas do Plano de Saúde empresarial que pretende escolher e onde estão localizados os beneficiários que irão utilizar o Plano de Saúde.

Com a informação correta da rede credenciada e a localização dos beneficiários, há um maior êxito na escolha do Plano de Saúde a ser contratado, garantindo aos colaboradores da empresa, fácil acesso aos prestadores (hospitais, laboratórios e clínicas). 

Abrangência

O Plano de Saúde empresarial pode ter abrangência regional, nacional ou internacional. Com uma abrangência regional, os beneficiários poderão utilizar somente a rede credenciada daquela região (por exemplo, grupo de municípios), enquanto a abrangência nacional permite o uso da rede credenciada em todo o país. O Plano com abrangência internacional permite a cobertura de urgência e emergência em viagens ao exterior.

A abrangência do Plano de Saúde impacta diretamente no valor da mensalidade que será pago pela empresa.

Critério de precificação

O valor do Plano de Saúde empresarial leva em conta alguns fatores, dependendo da quantidade de beneficiários:

  • De 2 a 99 vidas: faixa etária e localização do CNPJ da empresa;
  • A partir de 100 vidas: distribuição das vidas por faixa etária, gênero, localização dos colaboradores, quantidade de titulares e dependentes, ramo de atividade e análise do contrato do Plano de Saúde atual da empresa.

Reajuste do Plano de Saúde empresarial

A Agência Nacional de Saúde (ANS) legaliza que as Operadoras realizem reajustes nos Planos de Saúde, de acordo com a mudança de faixa etária e o aniversário da apólice. 

Os reajustes serão aplicados às mensalidades dos contratos de Planos de Saúde empresarial conforme disposto no contrato ou índice resultante de negociação entre as partes contratantes (operadora de plano de saúde e pessoas jurídicas), devendo a Operadora, obrigatoriamente, comunicar os reajustes à ANS. 

O reajuste anual do contrato não poderá ser inferior a 12 meses, contados a partir da data de início do contrato do estipulante junto à Operadora de Saúde. A ANS faz um acompanhamento dos reajustes anuais aplicados nos contratos de Planos de Saúde empresariais. 

Como contratar um Plano de Saúde empresarial?

Para realizar a contratação de um Plano de Saúde empresarial é aconselhável contar com o apoio profissional de um corretor de seguros. Nós, da Whare, temos um time de especialistas preparados para entender as preferências e necessidades da sua empresa, auxiliando na melhor tomada de decisão para a contratação do Plano de Saúde empresarial. Entre em contato conosco!

Quer saber mais informações sobre como contratar um Plano de Saúde empresarial? Confira também o nosso texto “6 vantagens de contratar um Plano de Saúde usando o seu CNPJ” clicando aqui.

Ficou interessado em contratar um Plano de Saúde empresarial? Converse com um especialista da Whare! Iremos ajudá-lo a escolher o Plano de Saúde ideal para você, sua família e empresa.

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Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
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Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

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