Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

É obrigatório oferecer Plano de Saúde aos funcionários da minha empresa? Entenda!

25/04/2022
|
3 min.

Apesar de ser um benefício muito comum nas empresas, o Plano de Saúde não é obrigatório. A lei não obriga as organizações a disponibilizarem o plano para os colaboradores, porém, ele é uma estratégia importante que traz muitas vantagens.

Quando os profissionais estão em busca de uma vaga de emprego, valorizam o salário oferecido pela empresa. No entanto, eles também observam com cautela quais são os tipos de benefícios que a organização disponibiliza aos seus funcionários.

Um dos mais comuns no mercado é o Plano de Saúde. Ele também é bastante valorizado pelos trabalhadores por causa dos impactos positivos que traz para eles mesmos suas famílias, uma vez que a inclusão de dependentes é uma prática comum.

Mas você sabe dizer se existe alguma lei que determine que as empresas precisam oferecer Planos de Saúde? Muita gente ainda tem dúvida a respeito deste assunto, e foi por isso que nós preparamos este artigo. Continue lendo para ver a resposta!

O Plano de Saúde é uma obrigação da empresa?

Entre todos os benefícios que podem ser oferecidos por uma empresa, o Plano de Saúde já se tornou um padrão, sendo o principal e um dos mais valorizados pelos profissionais. Está presente em diversas organizações, por isso, muita gente acredita que se trata de uma obrigatoriedade comum para todas as empresas, mas não é bem assim.

O que diz a CLT sobre plano de saúde?

Existem alguns benefícios que são previstos pela CLT e que devem ser oferecidos pelas organizações, mas esse não é o caso do Plano de Saúde. Esse é um benefício voluntário, sendo assim, nenhuma empresa tem a obrigação de oferecê-lo aos seus colaboradores.

É de fato um cuidado extra que as organizações têm com os seus profissionais, a fim de cuidar da sua saúde, qualidade de vida e, muitas vezes, estender esses cuidados também para os familiares.

Perante a CLT, portanto, o Plano de Saúde não é um benefício obrigatório, mas pode haver algumas variações quando existem Convenções Coletivas, acordos firmados entre as empresas e os trabalhadores de uma determinada classe sindicalizada. Em casos como esse, a oferta ou não do plano depende daquilo que foi estabelecido no acordo.

Por que o Plano de Saúde é um benefício tão comum?

Um dos motivos pelos quais muita gente acredita que o Plano de Saúde é um benefício obrigatório é o fato de ele ser bastante popular e estar presente na maioria das organizações. Porém, como dito, essa não é uma obrigatoriedade.

Mas então por que o plano de saúde é um benefício tão comum? A resposta está nas vantagens que ele traz para a própria organização.

Oferecer um Plano de Saúde para os colaboradores é uma estratégia que as empresas adotam para proporcionar um cuidado maior com seus funcionários e garantir a satisfação deles. Com isso, melhora a qualidade das suas próprias entregas.

Com o Plano de Saúde o colaborador tem mais facilidade para cuidar de problemas pré-existentes ou evitar a manifestação de doenças, sejam elas relacionadas a sua atividade laboral ou não.

Esse acompanhamento especializado e o cuidado preventivo ajudam a preservar o equilíbrio orgânico do trabalhador. Isso também se reflete na sua saúde mental, o que resulta em mais produtividade, além de reduzir os custos que a empresa tem com as faltas e as licenças médicas.

Como explicamos, o Plano de Saúde também é muito valorizado pelos trabalhadores. Por isso, quando eles têm essa facilidade à sua disposição, ficam mais satisfeitos com o local onde trabalham, se tornam mais engajados e se empenham em realizar suas tarefas com qualidade. Além disso, pode ser fator determinante na escolha da empresa em que o colaborador irá trabalhar. Sendo assim, essa é uma estratégia que traz vantagens para todos.

Dicas para escolher um bom Plano de Saúde empresarial 

Já que o Plano de Saúde Empresarial é uma estratégia importante para a empresa, é preciso ter atenção para contratar o produto que melhor atenda às demandas de cada negócio.

Existem muitas ofertas no mercado, porém, é fundamental olhar para a necessidade da sua empresa e do seu time. Veja algumas dicas para acertar:

  • Considere o perfil e as características dos colaboradores;
  • Faça um levantamento dos problemas pré-existentes;
  • Analise os fatores de risco no ambiente de trabalho;
  • Verifique a cobertura dos planos disponíveis;
  • Confira aspectos como rede credenciada, reembolso e coparticipação;
  • Informe-se sobre sinistros, taxas e reajustes.

Quando for contratar um Plano de Saúde para os seus colaboradores, prefira conversar com quem é especialista no assunto. A Whare tem uma equipe pronta para ajudar você a analisar os planos disponíveis no mercado e contratar aquele que melhor atenda as demandas e necessidades do seu negócio.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross