A principal diferença entre o plano de saúde regional e o nacional é a abrangência da rede credenciada. No primeiro caso, ela é mais centralizada, e no segundo está disponível em todo o território brasileiro. Ambas são alternativas que devem ser consideradas de acordo com o perfil do beneficiário.
Existem diferentes aspectos que precisam ser considerados na hora de contratar um Plano de Saúde. Um dos mais importantes deles é com relação à abrangência da assistência disponibilizada. Isso porque é possível optar pela regional ou pela nacional.
A diferença está na amplitude da rede à qual o beneficiário tem direito. Por isso, a contratação de um ou outro plano tende a ser mais ou menos vantajosa dependendo das necessidades e demandas de cada um.
Mas então, como saber o que vale mais a pena? Neste conteúdo, você verá a resposta. Vamos explicar qual é a principal diferença entre Plano de Saúde regional e nacional e quando vale a pena contratar um ou outro.
Índice
A principal diferença entre o Plano de Saúde regional e o nacional está na rede credenciada à qual o beneficiário tem acesso. Isso no que se refere a questões geográficas. Ou seja, a pessoa poderá utilizar os serviços da rede localizada em sua região ou aquela presente em todo o território brasileiro.
O Plano de Saúde regional disponibiliza uma cobertura mais centralizada. Então, quem escolhe essa alternativa pode utilizar a rede da sua cidade, das cidades vizinhas, do estado ou de uma determinada região apenas, de acordo com as cláusulas do contrato com a Operadora.
Já no Plano de Saúde com cobertura nacional, o beneficiário poderá utilizar os serviços disponibilizados pela rede credenciada.
É importante entender o perfil do beneficiário para poder tomar essa decisão, além de avaliar qual valor de mensalidade é acessível, visto que os Planos de Saúde nacionais terão um custo maior do que os planos regionais. A seguir, explicamos com mais detalhes quando vale a pena fazer a contratação de um ou outro plano.
Embora a abrangência geográfica seja limitada, o beneficiário terá atendimento de acordo com os serviços contratados. Esse tipo de Plano de Saúde pode ser atrativo para pessoas que não costumam viajar muito e, quando houver necessidade de sair da região de cobertura, é possível realizar a contratação de um seguro viagem.
O mesmo vale para as companhias que oferecem o plano de saúde empresarial para os seus colaboradores. Se elas têm uma atuação mais regional e não costumam trabalhar com viagens de negócios, não existe a necessidade de optar por um plano com cobertura nacional.
Esse tipo de Plano de Saúde oferece mensalidades mais acessíveis.
É a opção ideal para quem precisa contar com a assistência médica em qualquer parte do Brasil. Isso vale, por exemplo, para quem faz muitas viagens, seja a lazer ou a negócios, para os profissionais freelancers, autônomos ou que atuam de forma remota e que são adeptos do nomadismo digital.
Também é uma contratação interessante para as empresas que têm uma atuação mais ampla no território nacional. Ainda, para aquelas que enviam representantes, que trabalham com diversas viagens de negócios, entre outras situações em que há necessidade de deslocar colaboradores.
Além disso, é importante considerar que alguns hospitais somente fazem parte da rede credenciada de Planos de Saúde de abrangência nacional.
Entender as próprias necessidades e demandas é fundamental para escolher a abrangência ideal do Plano de Saúde. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato com os especialistas da Whare para conferir mais detalhes e descobrir o que atende melhor o seu caso.