O custo do Plano de Saúde pode variar dependendo do serviço contratado. Alguns fatores que influenciam a cotação dos planos são as coberturas oferecidas, a área de abrangência da rede de atendimento e até mesmo a idade do beneficiário.
Antes de contratar um Plano de Saúde, a recomendação é pesquisar as opções disponíveis em cada Operadora, além, é claro, de analisar os valores praticados por cada empresa, afinal, a cotação pode variar bastante.
Entretanto, os custos de um plano de saúde não variam apenas por causa da operadora que está oferecendo o serviço. Isso também acontece porque existem diversos fatores que influenciam a cotação do plano, fazendo com que o contrato tenha valores diferentes entre um beneficiário e outro.
Saber quais são esses fatores pode ajudar você a escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades. Preparamos este artigo para contar quais fatores impactam de forma direta o custo do Plano de Saúde. Continue lendo para descobrir!
Índice
Um dos fatores que influencia de forma significativa a cotação do Plano de Saúde é a idade da pessoa que vai utilizar os serviços.
A tendência é de que o plano fique mais caro quanto mais idoso for o beneficiário. Isso acontece porque com o avanço da idade há uma maior propensão para o desenvolvimento de problemas e a necessidade de fazer um acompanhamento médico mais próximo, com diversos especialistas.
Sendo assim, as pessoas mais idosas precisam do plano com maior frequência, portanto, como os serviços de saúde são muito utilizados, a operadora cobra um valor mais alto conforme a idade avança.
Não é novidade que existem diferenças nos valores dos planos de saúde oferecidos para uma só pessoa, para família ou empresas, por exemplo. Existe ainda outro aspecto que pode impactar a cotação, que é a segmentação do plano contratado:
Quanto mais completo for o plano oferecendo, por exemplo, com direito a internação hospitalar, serviços obstétricos, tratamentos em unidades intensivas, entre outros mais complexos, maior também tende a ser o valor do Plano de Saúde.
Ao contratar um Plano de Saúde com abrangência municipal ou regional, isto é, com atendimento somente em algumas cidades, o beneficiário pagará um valor inferior ao plano de abrangência nacional, que conta com atendimento em todo o país.
Nesse caso, pode parecer mais vantajoso contratar um plano de saúde com uma abrangência menor, mas é preciso ter cuidado com essa decisão. Isso porque ao fazer uma viagem para outra cidade ou outro estado você também pode necessitar a cobertura do seu Plano de Saúde.
Planos de Saúde com ampla rede credenciada e com prestadores renomados terão mensalidades mais altas do que aquelas opções com rede de atendimento reduzida.
Planos de Saúde com coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga um determinado valor depois de realizar procedimentos, como exames e consultas. Por isso, essa modalidade apresenta mensalidades mais baratas do que os planos convencionais. A coparticipação pode ser um valor fixo ou um percentual do custo pago pela Operadora junto àquele prestador pelo procedimento realizado. É uma boa modalidade para pessoas que utilizam o Plano de Saúde de maneira pontual e preventiva.
Ao contratar um Plano de Saúde que oferece opção de reembolso para procedimentos feitos fora da rede credenciada, o valor da mensalidade será mais alto do que aqueles que não oferecem este benefício.
A escolha de uma acomodação individual ou coletiva impacta diretamente o valor do Plano de Saúde. Em caso de internação, existem dois tipos de acomodação nos hospitais:
Devido a todas essas variáveis, conte com a ajuda de um especialista da Whare para te auxiliar na contratação do Plano de Saúde ideal para você e sua empresa/família. Nossos consultores vão te ajudar a identificar suas reais necessidades e as melhores oportunidades do mercado para que você possa ter acesso a bons serviços por um custo-benefício atrativo.