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Telemedicina: como funciona o atendimento digital dos Planos de Saúde?

30/06/2025
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4 min.

Muitos Planos de Saúde também oferecem a opção de telemedicina para seus beneficiários. Assim, o atendimento médico é feito usando tecnologias e de forma remota, o que facilita bastante o acesso à assistência, além de trazer uma série de outras vantagens e benefícios.

Médico com jaleco conversa por videochamada com outro homem, ambos acenando pela tela do notebook em um consultório.

Nos últimos anos, a telemedicina tem ganhado destaque por ser uma alternativa prática e eficiente de atendimento médico. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, essa tecnologia foi fundamental para garantir acesso aos cuidados de saúde sem comprometer a segurança das pessoas.

Hoje, ela é uma solução que facilita a vida dos pacientes e dos profissionais, inclusive em Planos de Saúde. Em muitos casos, não há necessidade de se deslocar para ter acesso aos especialistas, o que permite receber atendimento mesmo em longas distâncias, além de evitar a exposição em hospitais lotados e contribuir para a redução no tempo de espera desses locais.

Como esse é um serviço que beneficia a todos, preparamos este material para que você possa saber um pouco mais sobre ele. Então, continue lendo e veja o que é telemedicina, como esse atendimento funciona e quais são as vantagens de optar por ele. 

O que é telemedicina?

A telemedicina é a prática de oferecer serviços médicos a distância utilizando tecnologias de comunicação, como videoconferência, mensagens de texto e aplicativos de saúde. Essa modalidade permite que médicos e pacientes se conectem remotamente, o que facilita os diagnósticos, as consultas, o esclarecimento de dúvidas e até o monitoramento de problemas crônicos.

Ou seja, a telemedicina não se limita apenas a consultas. Ela também abrange o telemonitoramento e a interconsulta, que conecta especialistas para discutirem casos complexos e buscarem soluções juntos.

Essa prática é regulamentada pelos órgãos de saúde, que garantem padrões de qualidade e confidencialidade no atendimento. Com a evolução da tecnologia e disponibilidade de diferentes ferramentas, a telemedicina se tornou uma grande aliada, em especial nas regiões em que há escassez de profissionais, ou quando o deslocamento até uma unidade de saúde é um desafio.

Como esse tipo de atendimento funciona?

O atendimento via telemedicina pode ser dividido em algumas etapas simples. Primeiro, o paciente precisa ter um Plano de Saúde que ofereça esse serviço. Com acesso ao aplicativo ou sistema da Operadora, ele mesmo pode agendar uma consulta ou entrar na fila para o pronto atendimento.

Durante o atendimento, o profissional pode fazer a avaliação do paciente, solicitar exames, dar diagnósticos simples e prescrever tratamentos. Se houver necessidade, ele indicará o agendamento de uma consulta presencial. 

É importante ressaltar que tudo isso acontece de forma segura, utilizando plataformas que garantem a proteção dos dados pessoais e das informações de saúde do paciente, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quais são os benefícios de optar pela telemedicina?

A telemedicina oferece uma série de benefícios significativos, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde. Veja os principais a seguir.

Acesso fácil aos cuidados com a saúde

Esse é um dos maiores benefícios da telemedicina. Pacientes em áreas rurais, ou aqueles com mobilidade reduzida, podem consultar médicos especialistas sem a necessidade de longas viagens. Isso é ainda mais importante para pessoas com doenças crônicas, que precisam de acompanhamento regular.

Praticidade e conforto

Com a telemedicina, as consultas podem ser feitas no conforto de casa, evitando a necessidade de aguardar em filas ou salas de espera. A experiência do paciente é bem mais tranquila, o que reduz o estresse associado a consultas médicas, evita ambientes lotados e a alta exposição.

Economia de tempo e recursos

A consulta remota com o médico pode economizar um tempo significativo. Afinal, os pacientes não precisam perder horas com deslocamentos, o que é muito útil para quem trabalha, estuda ou tem compromissos familiares. Assim, também há uma redução de custos com o transporte.  

Facilidade nos acompanhamentos e monitoramentos

Com a telemedicina, o acompanhamento de condições crônicas fica bem mais fácil e eficiente. É possível reportar sintomas e dados de saúde regularmente para o especialista, permitindo que ele ajuste o tratamento com rapidez. Assim, favorece a comunicação e fortalece a relação médico-paciente.

Redução da exposição a doenças

O atendimento remoto também oferece uma vantagem importante em tempos de surto de doenças contagiosas, como os meses mais frios do ano. As consultas online reduzem o risco de exposição a vírus e bactérias, oferecendo proteção tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde, além de reduzir a circulação dos patógenos.

Por tudo isso, a telemedicina representa uma evolução significativa na forma como os serviços de saúde são prestados. Para as Operadoras de planos, oferecer essa opção agrega valor para o atendimento, melhora a satisfação dos pacientes e ainda pode ajudar na redução de custos. Se você ainda não experimentou esse tipo de consulta, vale a pena vivenciar a experiência para ver como funciona. 

Quando não se deve optar pelo atendimento em telemedicina?

Conforme vimos, a telemedicina pode ser uma grande aliada no diagnóstico e tratamento de situações de baixa complexidade. Porém, em alguns casos, como infarto, AVC ou outras doenças, o atendimento presencial é essencial para garantir o tratamento adequado e salvar vidas. Procure a unidade de saúde mais próxima. 

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Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
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