Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

5 dicas para o uso mais consciente do seu Plano de Saúde

03/03/2023
|
3 min.

Utilizar o Plano de Saúde de uma forma consciente contribui para aproveitar melhor os serviços disponíveis e também evita altos índices de reajuste. É essencial não abusar da quantidade de consultas, ter um controle maior do próprio histórico de saúde e saber em qual momento recorrer a cada serviço.

O Plano de Saúde pode auxiliar de forma significativa a aumentar a qualidade de vida dos beneficiários. No entanto, nem todo mundo que conta com este benefício utiliza os serviços da forma adequada.

É muito importante fazer um uso consciente dele para cuidar de si mesmo da melhor forma e aproveitar ao máximo os benefícios disponíveis, mas fazendo isso de acordo com a necessidade.

O uso consciente do Plano de Saúde evita prejuízos para a Operadora e, consequentemente, reajustes muito altos no valor da mensalidade de seus segurados. Pensando nisso, preparamos este artigo trazendo cinco dicas para que você consiga utilizar o seu Plano de Saúde de uma forma muito mais consciente, aproveitando da maneira correta tudo aquilo que ele tem para oferecer. Acompanhe!

1. Faça um acompanhamento de rotina

Os profissionais da área de saúde concordam que o melhor caminho é sempre a prevenção. Como você tem um acesso fácil a consultas e exames, é interessante fazer um acompanhamento de rotina, ou seja, realizar o check-up anual.

A realização de exames periódicos é fundamental para identificar qualquer pequena alteração no organismo quando ela ainda está no começo. Dessa forma, é possível fazer intervenções e mudanças de hábitos para evitar que aquele detalhe acabe se tornando um problema.

Além disso, doenças descobertas logo no início têm um tratamento muito mais simples, menos custoso e mais rápido. Então, aproveite o plano de saúde e organize a sua rotina de consultas para manter o acompanhamento e os exames em dia, a fim de evitar problemas mais complexos e a necessidade de fazer tratamentos longos e com diversos especialistas.

2. Organize seu histórico médico

É interessante que você tenha um controle do seu próprio histórico médico. Isso inclui, por exemplo, os exames que foram realizados, receitas e laudos já obtidos dos profissionais.

Guardar essa documentação é importante porque assim, quando você precisar passar por uma nova consulta, não será necessário repetir os procedimentos que já foram feitos. Isso reduz a quantidade de consultas realizadas, minimiza o uso dos serviços do plano e traz agilidade para o seu tratamento.

3. Priorize a rede credenciada do Plano de Saúde

Ao contratar um Plano de Saúde, você conta com uma ampla rede de clínicas, médicos, hospitais e laboratórios credenciados. Dê preferência para prestadores que sejam parceiros da sua Operadora de Saúde.

Caso o seu plano possua reembolso, utilize-o somente se necessário e de forma consciente, já que esta é uma prática que encare o Plano de Saúde.

4. Use o atendimento de pronto socorro apenas se for necessário

O serviço de pronto socorro deve ser procurado somente em casos de extrema necessidade, evitando assim a sobrecarga deste serviço, que prejudica os demais pacientes. Em caso de situações não urgentes, o ideal é marcar uma consulta eletiva com especialista ou clínico geral para acompanhar o seu caso.

É importante lembrar também que o atendimento em pronto socorro possui um custo elevado para a Operadora de Saúde, devendo ser utilizado apenas se realmente for necessário.

5. Mantenha uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas

Cuidar da sua saúde é o primeiro passo para um uso mais consciente do Plano de Saúde. Uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas aumentam a imunidade, melhoram o bem estar geral e evitam o aparecimento de doenças.

A correta utilização do Plano de Saúde permite que você e os demais beneficiários recebam atendimento de qualidade, além de auxiliar na redução dos índices de reajuste aplicados. Converse com a sua família e/ou colaboradores da sua empresa, todos devemos cuidar deste benefício! Para saber mais dicas sobre fazer um uso consciente do seu Plano de Saúde, entre em contato com a equipe de consultores da Whare.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
Sabia que existem Planos de Saúde empresariais para atender apenas uma pessoa? Saiba mais sobre essa opção para PJ.
Ler Mais
1 2 3 56
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:29 | 17/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross