Ao contratar um Plano de Saúde empresarial, a palavra coparticipação aparece com muita frequência. Para que esse modelo de contratação seja vantajoso, é preciso entender o seu significado e como funciona a coparticipação.
Índice
Planos de Saúde com coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga um determinado valor depois de procedimentos realizados, como exames, consultas, terapias, pronto socorro e internações.
A coparticipação pode ser um valor fixo ou um percentual do custo pago pela Operadora junto àquele prestador pelo procedimento realizado.
A escolha de aplicar ou não a coparticipação será uma decisão da empresa, considerando as regras de cada Operadora.
A principal vantagem do Plano de Saúde com coparticipação é em relação às mensalidades, que são até 25% mais baratas do que nos planos convencionais, já que o beneficiário coparticipará com o valor dos procedimentos realizados.
A contratação com coparticipação é uma boa modalidade para pessoas que utilizam o Plano de Saúde de maneira pontual e preventiva.
A coparticipação permite que a empresa reduza o valor da mensalidade, sem prejudicar o acesso dos beneficiários aos cuidados de saúde, além de estimular o uso consciente do Plano de Saúde.
Através da coparticipação, a empresa poderá ter um melhor gerenciamento do Plano de Saúde para uma prática mais assertiva da gestão de saúde e de ações junto aos beneficiários do contrato.
O valor cobrado pela coparticipação varia de acordo com o plano e Operadoras contratados.
Nos Planos de Saúde empresariais, o valor da coparticipação é descontado diretamente na folha de pagamento do colaborador, entre 60 e 90 dias após a utilização do serviço, de acordo com o estipulado em contrato. Não haverá nenhum tipo de cobrança no ato da realização do procedimento.
Como comentamos, o Plano de Saúde com coparticipação apresenta uma vantagem financeira para a empresa, porém é preciso avaliar o perfil dos colaboradores da empresa para entender se essa modalidade é a melhor para eles. Caso façam uso contínuo do Plano de Saúde, o valor de coparticipação pago pode ser alto, gerando a insatisfação dos colaboradores com o benefício oferecido pela empresa.
Está com dúvida se contratar um Plano de Saúde com ou sem coparticipação? Entre em contato com um de nossos especialistas, eles te ajudarão a encontrar a melhor opção para você e sua empresa.
Você conhecia as vantagens do Plano de Saúde com coparticipação? Comente e compartilhe!