Logo | Whare Seguros

Como funciona um Plano de Saúde com coparticipação?

23/05/2022
|
3 min.

No Plano de Saúde com coparticipação, quando o beneficiário utiliza um serviço médico ele ajuda a custear essas despesas, dividindo com a operadora o valor. Essa contribuição possibilita reduzir o valor da mensalidade, tornando o plano mais acessível.

Muitas vezes a mensalidade do Plano de Saúde pode ser um empecilho para contratação desse tipo de serviço. Mas você sabia que existem algumas modalidades de plano que podem ter um valor reduzido e serem mais acessíveis? Esse é o caso do Plano de Saúde com coparticipação.

Nesse tipo de plano as mensalidades são menores porque o beneficiário ajuda no pagamento dos procedimentos médicos que utiliza, o que traz vantagens para ele e também para a Operadora. Quer saber como funciona e se essa é uma boa opção para você? Continue lendo!

O que é o Plano de Saúde com coparticipação? 

O Plano de Saúde com coparticipação é aquele em que o beneficiário arca com uma parte das despesas dos procedimentos médicos, exames ou consultas que utiliza. Assim, nem ele nem a operadora arcam sozinhos com esses custos. Eles são divididos, o que favorece os dois lados.

É possível contratar um Plano de Saúde com coparticipação para uso pessoal ou empresarial. A grande vantagem dessa opção é o valor mais baixo da mensalidade, afinal, os custos não ficam a encargo apenas da operadora.

Porém, existe um limite de contribuição estabelecido pela ANS. A Agência Nacional de Saúde Suplementar diz que a coparticipação pode ser paga mensalmente, representando um valor fixo ou ser uma porcentagem. O custo vai depender de cada Operadora, já que ele não é um montante pré estabelecido para todas as empresas.

Como funciona a cobrança da coparticipação?

Como explicamos no tópico anterior, a cobrança da coparticipação pode ser feita por meio de um valor pago mensalmente pelo beneficiário. Entretanto, a ANS determina que esse valor não pode ser maior do que a mensalidade do plano.

No caso da cobrança por porcentagem, ela se refere ao valor do procedimento realizado pelo beneficiário. Para consultas e exames, esse percentual deve ser no máximo de 40%. O atendimento no pronto-socorro tem um valor fixo que não pode ultrapassar 50% da mensalidade. 

A maneira como a cobrança da coparticipação é feita depende do plano contratado. Nos planos individuais e nos coletivos por adesão essa cobrança é incluída na fatura mensal, junto à mensalidade.

Nos planos empresariais a cobrança incide sobre a folha de pagamento do colaborador. Em geral, nesse plano contratado pelas empresas a organização se responsabiliza pela mensalidade e o colaborador faz o pagamento da coparticipação.

Todos os serviços do plano tem coparticipação?

Vale ressaltar que a Operadora do plano não pode fazer a cobrança de coparticipações diferenciadas em função da doença que está sendo tratada. Além disso, não pode colocar limitações para o número de determinados tratamentos crônicos, como a quimioterapia e a hemodiálise.

A ANS também ofereceu a isenção de coparticipação para mais de 250 procedimentos. Assim, desde 2018 eles não podem ser cobrados pelas Operadoras de saúde. Com essa determinação, o beneficiário passou a ter direito a quatro consultas anuais com os especialistas em pediatria, ginecologia, geriatria, clínica geral e médico da família.

Exames preventivos também são isentos do pagamento de coparticipação. Esse é o caso dos exames de pré-natal, do exame de sangue e da mamografia. Porém, é preciso saber que há uma limitação na quantidade deles para que não sejam cobrados custos adicionais.

Vale a pena contratar um plano com coparticipação?

Por causa dessas características, o Plano de Saúde com coparticipação é mais interessante para as pessoas que utilizam os serviços médicos de uma forma pontual, ou seja, aqueles que não precisam de tratamento contínuo para problemas crônicos.

Para os demais, pode não ser uma boa alternativa, uma vez que são necessários vários procedimentos, exames e consultas. Com isso, o valor da coparticipação pode tornar o plano desvantajoso.

É uma boa alternativa também para as empresas oferecerem o benefício do Plano de Saúde para seus colaboradores, porém, com um custo menor e incentivando a utilização racional do benefício. Afinal, como dito, a mensalidade tem um valor mais baixo, e isso torna o produto mais acessível.

Não se esqueça de que antes de contratar o plano de saúde com coparticipação ou qualquer outro tipo de plano é muito importante consultar uma empresa especializada. A Whare conta com uma equipe de especialistas para ajudar você a estudar as alternativas do mercado e escolher aquela que se encaixa melhor às suas necessidades.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entenda como funciona a inclusão de dependentes no Plano de Saúde empresarial, conferindo quais são as regras e quem pode ser incluído.
Ler Mais
Saiba como funciona o reembolso no Plano de Saúde e em quais situações o beneficiário poderá solicitá-lo.
Ler Mais
1 2 3 19
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross