Beneficiários do Plano de Saúde têm acesso aos cuidados com a saúde mental também através de diversos tipos de terapias e tratamentos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) derrubou por terra o antigo conceito de que uma pessoa saudável é aquela que não tem uma doença física. Hoje é preciso que exista o bem-estar físico, emocional e social para alguém ser saudável. Por isso, os Planos de Saúde vão além dos cuidados tradicionais.
Ou seja, é preciso oferecer, também, atenção para a saúde mental que, aliás, é um tema muito em alta hoje em dia. Afinal, problemas psicológicos e psiquiátricos têm um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa, ao mesmo tempo em que contribuem para a manifestação de problemas físicos.
Sendo assim, são condições que também precisam ser tratadas com total atenção. Mas de que maneira as Operadoras de Saúde agem quanto à saúde mental dos beneficiários? Que tipo de atendimento ou serviços são oferecidos nesse sentido? Se você também tem dúvidas, continue lendo e confira a resposta!
Índice
A resposta é sim. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu que as Operadoras de Plano de Saúde devem fornecer atendimento psiquiátrico e psicológico, tanto nos planos de pessoa física como jurídica, para seus beneficiários.
Sendo assim, tanto o beneficiário quanto os seus dependentes têm o direito de passar por consultas e sessões com esses especialistas, além de outros tipos de terapias.
É importante verificar a cobertura do seu Plano de Saúde em relação a esse tipo de atendimento.
Até pouco tempo existia uma limitação sobre a quantidade de sessões de terapia pelas quais o beneficiário do plano poderia passar. Isso não só com relação aos psicólogos, mas também envolvendo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
No entanto, em 2022 essa limitação foi encerrada por uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir disso, todas as pessoas que são asseguradas por Planos de Saúde que preveem esse tipo de cobertura, têm o direito de realizar tratamentos específicos sem uma quantidade limite. Para que isso aconteça é preciso que as sessões sejam prescritas pelo médico que faz o atendimento daquele paciente.
Como você viu, esse cuidado com a saúde mental dos beneficiários é uma determinação da ANS. Sendo assim, ela é válida para todos os tipos de planos, e isso inclui os empresariais.
De toda forma, vale ressaltar que, muitas vezes, as operadoras que disponibilizam planos para empresas oferecem também outros atrativos, que auxiliam na prevenção de problemas, até mesmo de saúde mental.
Assim, é possível contratar determinados serviços ou fazer parcerias para implementar programas e iniciativas que ampliam o cuidado com o trabalhador, evitando que os problemas aconteçam.
É importante conversar com especialistas no assunto para entender quais necessidades podem e devem ser atendidas pelo seu Plano de Saúde. Entre em contato com a equipe da Whare e esclareça suas dúvidas.