Os Planos de Saúde individual e familiar são específicos para pessoa física, assim como os coletivos por adesão. Os empresariais atendem a negócios de todos os portes e apresentam algumas características vantajosas, principalmente pela mensalidade reduzida.
Você já deve saber que existem diferenças entre os Planos de Saúde individual, familiar e empresarial. Então, antes de fazer a contratação, é importante entender as características de cada um deles para tomar a melhor decisão, principalmente no caso de profissionais que podem optar tanto pelos planos empresariais quanto por aqueles voltados para a pessoa física, como o microempreendedor individual (MEI) e os profissionais autônomos.
Para esse público, é ainda mais interessante conhecer essas diferenças porque um ou outro plano tende a ser mais vantajoso, e nós preparamos este artigo para explicar tudo para você. Continue lendo e veja quais são as principais diferenças entre as assistências oferecidas para pessoa física e pessoa jurídica.
Índice
Os planos de saúde individual e familiar, voltados para pessoa física, costumam ter mensalidades mais altas. Isso acontece porque estamos falando de contratos firmados de maneira individual, o que é diferente no caso das empresas.
Já os contratos empresariais envolvem um grupo de beneficiários maior, sendo assim, as Operadoras oferecem melhores condições de contratação. O mesmo acontece com os planos coletivos por adesão, que são aqueles voltados para profissionais de determinadas classes. Como estão vinculados a entidades ou sindicatos, por exemplo, há uma adesão maior e essas instituições conseguem fazer uma boa negociação da mensalidade.
Os Planos de Saúde comercializados nas modalidades coletivos por adesão e empresarial possuem uma rede credenciada mais ampla do que aqueles comercializados na modalidade individual ou familiar. Sendo assim, atualmente, alguns determinados hospitais e/ou Operadoras de Saúde somente podem ser contratados através do CNPJ ou pelo vínculo com a categoria profissional.
Os planos de saúde empresariais podem apresentar melhores condições de redução de carências, principalmente para grandes grupos e para aqueles beneficiários que já possuem algum plano anterior, ou seja, que podem realizar o aproveitamento das carências em uma possível migração de contrato
Os planos empresariais também costumam ser mais vantajosos em relação aos benefícios que oferecem. Há planos nessa modalidade que oferecem assistência odontológica, atendimento nacional, desconto em farmácia, seguro viagem, entre outros diferenciais.
A operadora ainda pode trabalhar com programas específicos para as organizações, como no caso da gestão de crônicos, programas de prevenção, de cuidado com a saúde do trabalhador, entre outros voltados para empresas.
Os planos de saúde individual e familiar também podem oferecer serviços extras, apesar de serem mais básicos, mas é preciso conferir a oferta de cada Operadora.
Por esse e os demais motivos citados, tende a ser mais vantajoso contratar um Plano de Saúde empresarial em função das vantagens que oferece. Se você quiser saber qual é o melhor para o seu caso, entre em contato com os especialistas da Whare e faça uma cotação.