Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Em quais situações é possível reduzir a carência do Plano de Saúde?

12/06/2024
|
2 min.

É possível reduzir a carência do Plano de Saúde por meio da portabilidade ou do aproveitamento das carências do seu plano anterior. Em planos empresariais acima de 30 vidas também é possível ter isenção de carências.

A imagem mostra um homem sentado com as duas mãos entrelaçadas apoiadas na mesa, e à sua frente tem uma pessoa segurando uma caneta com papéis e um caderno a sua frente na mesa.

O prazo de carência exigido pelos Planos de Saúde costuma ser um dos pontos decisivos para quem realiza a contratação deste tipo de benefício. Afinal, é ela quem dita o prazo em que o beneficiário terá acesso a determinadas coberturas do contrato. Por isso, muitos se perguntam se existe a possibilidade de reduzir a carência.

Com essa ação, o beneficiário, assim como os seus dependentes, poderiam recorrer à assistência médica sem a necessidade de cumprir o prazo de carência contratual estabelecido pela Operadora e regulamentado pela ANS.

Mas será que existe essa possibilidade? Se sim, quais são as medidas que podem ser adotadas para reduzir o tempo de carência e usufruir do plano por completo mais rápido? Quer saber a resposta? Então, continue lendo!

Migração de Operadora

Quem contrata um Plano de Saúde não precisa se manter nele para sempre. É de direito da pessoa mudar de Operadora, mas nessa mudança nem sempre é necessário cumprir mais uma vez o tempo de carência. Afinal, não é uma contratação de fato, mas uma migração.

Sendo assim, as Operadoras podem aproveitar o tempo total que a pessoa já cumpriu na operadora antiga, ou podem aproveitar uma parte desse tempo para ter redução das carências. É importante se atentar às regras da nova Operadora em relação a quais planos são compatíveis, tempo de permanência, entre outros fatores.

Contratação de planos empresariais acima de 30 vidas

Empresas que possuem mais de 30 vidas no contrato do Plano de Saúde, por regra da ANS, estão isentas de qualquer tipo de carência. É importante que a inclusão do novo funcionário seja feita logo após a admissão, para que este benefício seja aproveitado e não incidam carências contratuais - o mesmo vale para os dependentes, em caso de nascimento e/ou casamento, desde que a política da empresa permita a extensão do benefício aos familiares.

Portabilidade

A portabilidade também é um dos caminhos utilizados para quem deseja a isenção das carências ao contratar um novo Plano de Saúde. Porém, é preciso estar atento a todas as regras estipuladas pela ANS para que este benefício seja válido como, por exemplo, ter plano ativo há mais de 24 meses, compatibilidade entre o plano de origem e destino, entre outros fatores. É válido ressaltar que nem sempre é possível reduzir a carência, e que essa não é uma prática ilegal das operadoras, pois esse tempo de espera é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Então, o melhor caminho é buscar as Operadoras que oferecem as melhores condições conforme suas necessidades. Entre em contato com os especialistas da Whare para saber quais as melhores alternativas para você, sua família e/ou negócio.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
O reajuste do Plano de Saúde acontece com base em alguns fatores. Veja quais são aqueles que influenciam o preço da mensalidade.
Ler Mais
Descubra como utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde para que você possa usufruir desse benefício da melhor forma.
Ler Mais
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:33 | 26/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross