Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Portabilidade e migração do Plano de Saúde: quais as diferenças?

15/09/2023
|
3 min.

Apesar de terem pontos de similaridade, há uma grande diferença entre realizar a portabilidade e fazer a migração do Plano de Saúde.

No dia 1º de janeiro de 1999 começou a vigorar a Lei dos Planos de Saúde. Ela trouxe diversas mudanças no setor, como a cobertura mínima estabelecida para todos os novos produtos criados a partir daquela data.

Quando a lei passou a vigorar, ela fez uma separação entre os contratos assinados antes da data e depois dela. Contratos anteriores à 1999 devem realizar a adaptação do Plano, para que o mesmo se encaixe na nova lei. Esse processo é feito através de uma adição nas cláusulas para ampliar os direitos que o beneficiário tem.

Por isso existe diferença entre os termos portabilidade e migração, mas nem todo mundo sabe em que eles se diferem, por isso que nós preparamos este artigo. Nele você vai entender quais são essas diferenças entre a portabilidade e a migração do plano de saúde, para que possa exercer os seus direitos da melhor forma. Continue lendo!

O que é portabilidade e migração do Plano de Saúde?

Uma pessoa contrata um determinado Plano de Saúde quando entende que a oferta dos serviços daquele plano, assim como as condições do contrato, são favoráveis para ela no momento.

No entanto, as coisas podem mudar com o passar do tempo e acontecer, por exemplo, de o beneficiário não estar mais satisfeito com os serviços prestados naquele plano que ele contratou. Quando isso acontece, existe a possibilidade de fazer a portabilidade ou a migração do Plano de Saúde.

Ambas as solicitações têm por objetivo fazer a troca do plano atual para um que atenda da melhor forma as necessidades que o beneficiário apresenta agora.

Qual é a diferença entre a portabilidade e a migração?

Como você viu, nos dois casos, tanto portabilidade quanto migração, acontece uma mudança de Plano de Saúde, mas utilizamos um ou outro procedimento dependendo do tipo de plano que está sendo utilizado agora. Entenda melhor a seguir.

Migração do Plano de Saúde 

Uma pessoa pode decidir mudar de Plano de Saúde, por exemplo, quando este deixa de ser compatível com o seu orçamento ou quando há problemas de atendimento

Ao escolher um novo Plano, de outra Operadora, este beneficiário estará realizando uma migração de Plano de Saúde, ou seja, uma nova contratação, sujeita às condições previstas pelo novo contrato.

Em relação às carências, as mesmas podem ser isentadas ou reduzidas de acordo com a compatibilidade e o tempo de permanência no Plano anterior.

Portabilidade do Plano de Saúde

A portabilidade é um processo determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de acordo com a compatibilidade do plano de origem e destino, podendo assim isentar as carências no novo contrato

Para tanto, o beneficiário tem que ter estado pelo menos dois anos no plano anterior; caso a pessoa tenha informado à Operadora alguma doença ou lesão preexistente, esse tempo se estende para três anos. Para esclarecer todas as dúvidas em relação ao seu Plano de Saúde, conte com o auxílio da equipe de consultores da Whare.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Confira quais são os planos de saúde atendidos pelo Hospital Samaritano de São Paulo para descobrir se ele está na rede credenciada da sua operadora.
Ler Mais
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
1 2 3 57
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:33 | 26/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross