Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Percentual de reajuste dos Planos de Saúde empresariais em 2023

16/06/2023
|
3 min.

As principais operadoras de Planos de Saúde empresariais já divulgaram o percentual de reajuste que será praticado no período de maio de 2023 a abril de 2024. A tabela aqui divulgada é válida para os contratos PME que atendem até 29 vidas.

A partir de maio de 2023, já começam a valer os novos valores de mensalidade para os Planos empresariais. As operadoras divulgaram o percentual de reajuste que será praticado, e você também precisa acompanhar essa mudança.

Todos os anos, o Plano de Saúde empresarial sofre um reajuste, o que varia de Operadora para Operadora e também leva em consideração particularidades de cada cliente, como caso da sinistralidade.

Neste artigo você confere o que influencia no reajuste dos Planos de Saúde empresariais e qual percentual foi estabelecido pelas principais operadoras. Acompanhe!

Quais fatores influenciam o reajuste do plano de saúde empresarial?

As Operadoras de Saúde precisam propor um reajuste para os planos empresariais porque todos os anos o mercado passa por mudanças. Sendo assim, é preciso atualizar os valores para garantir a viabilidade da prestação de serviço para as organizações. A atualização financeira é um dos fatores que influenciam o reajuste do plano de saúde empresarial. 

Os preços variam de acordo com os custos e as demandas de mercado, logo, equipamentos, instrumentos e insumos da área médica também sofrem variações de preço. Isso impacta no valor dos serviços, o que gera um custo mais alto para a operadora. Logo, ela precisa calcular essa variável no valor dos planos. A inflação geral tem esse mesmo efeito. 

Não podemos esquecer a sinistralidade, que é uma variável que muda de uma empresa para a outra. Geralmente, os contratos preveem uma sinistralidade de 70%. Ou seja, cada contrato deve utilizar 70% do valor da mensalidade, com uma variação de 10%. Quando a sinistralidade, ou seja, o uso do plano de saúde, ultrapassa esse percentual, a operadora precisa considerar a sinistralidade para dar continuidade à assistência. 

Qual é o percentual de reajuste para o ano de 2023?

Logo no primeiro trimestre deste ano, ocorreu um desequilíbrio entre as receitas e a despesa do setor de saúde suplementar. Isso porque houve um impacto negativo de fatores como os prejuízos operacionais registrados em 2022. Por isso, as operadoras apresentaram reajustes significativos para o período de maio de 2023 a abril de 2024.

No caso dos contratos das pequenas e microempresas com até 29 vidas atendidas, os reajustes divulgados pelas principais operadoras foram:

  • Amil: 23,40%;
  • Bradesco Saúde: 23,79%;
  • CNU: 23%;
  • Care Plus: 23,28%;
  • Golden Cross: 27,15%;
  • GNDI: 21,94%;
  • Omint: 19,69%;
  • Porto Seguro: 24,90%;
  • SulAmérica: 24,76%;
  • Seguros Unimed: 16,70%. 

É válido ressaltar que esses foram os reajustes para PME até 29 vidas. Em casos específicos, esses valores podem variar. Logo, é preciso ficar de olho naquilo que diz o contrato e também na maneira como a Operadora de saúde realiza o cálculo do reajuste, inclusive, considerando o índice de sinistralidade que foi registrado na empresa no ano passado.

Quando os novos valores começam a valer?

É importante ressaltar que a divulgação dos percentuais de reajustes não significa que os novos valores começam a valer imediatamente. Isso varia de um contrato para o outro dependendo da data de aniversário dele.

Diferente do que acontece com os planos familiares e individuais, o reajuste do plano empresarial não é feito no começo do ano. As mudanças passam a valer a partir da data de aniversário do contrato. 

Sendo assim, a alteração na mensalidade vai acontecer quando o contrato completar 12 meses de vigência dentro desse período que citamos: maio de 2023 a abril de 2024.

Com estes altos índices de reajuste, é importante reavaliar as alternativas do mercado, pois podem haver opções com redução de custo sem prejuízo da rede de atendimento.

Entre em contato com os especialistas da Whare, nossa equipe está preparada para entender as suas necessidades e apresentar a melhor opção para você, sua família e empresa.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
    1. Olá, Marcelo

      Agradecemos o seu comentário.
      O reajuste estipulado pela ANS é válido somente para planos de saúde individuais e familiares. Os contratos coletivos serão reajustados de acordo com a determinação da Operadora. A ANS também acompanha estes percentuais para evitar reajustes abusivos.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  1. Estou procurando alternativas de plano de saúde pois a Amil S380 aumentou 23% e ficou muito caro.
    Moro em São José dis Campos.meu plano é enfermaria, cobertura nacional. Valor com reajuste RS 4.800.
    Obrigado

    1. Olá, Amilson

      Agradecemos o seu comentário.
      A nossa equipe comercial está em contato com o senhor para avaliar as possibilidades de redução de custos.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  2. Tenho um plano de saúde empresarial.Somos 3 pessoas,meu filho ,eu e meu marido.Meu filho tem 45 anos ,eu tenho 74 e meu marido 76.O aumento será o mês de outubro e me informaram que será de 24 por cento.Isso está correto?.Estamos tendo dificuldades para continuar pagando .

    1. Olá, Maria Cecilia

      Agradecemos o seu comentário. As Operadoras aplicaram o reajuste mencionado em nosso artigo para todos os contratos de até 29 vidas de suas carteiras.
      Entramos em contato via email para entender melhor a situação atual de vocês e, assim, negociar os valores com a Operadora, bem como fazer uma análise de mercado das demais alternativas.

      Aguardamos o seu retorno.
      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  3. Temos um plano empresarial sul América, para 4 vidas (só família e não funcionários) e o aumento será de 24,76, aumentando mais de 1000 ,00 agora em novembro/23,
    Neste caso poderia entrar na justiça por valores abusivos, ou seria melhor migrar para um plano familiar (conseguiria as carências, estamos a mais de 10 anos neste plano) hoje o valor pago está em 4100 ( idades 51,52, 30 e 20 anos)
    Obrigada

    1. Olá, Cristiane

      Entramos em contato através do email informado para avaliarmos juntos outras opções de planos de saúde.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  4. Isso é Brasil. Tenho plano de saúde da Amil Facil PME S60 enfermaria. São 3 vidas (57 anos, 56 e 14). Cobertura SP. Com este aumento de 23.4%, vai para 1800 reais. Vcs teem alguma alternativa mais Barata?

    1. Olá, Alexandre

      Entramos em contato através do seu email para avaliarmos juntos outras alternativas.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  5. O meu plano são 2 vidas o reajuste foi de aproximadamente 22% extremamente alto gostaria de uma análise para possível redução

    1. Olá, Flavio

      Agradecemos o seu comentário. Entramos em contato por email para avaliarmos alternativas.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross