Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Qual o percentual de reajuste dos Planos de Saúde para 2023?

28/02/2023
|
3 min.

Em função da inflação muito alta no Brasil e de outros fatores, o índice de reajuste dos planos de saúde estabelecido pela ANS é o maior desde o ano 2000. Porém, planos individuais e familiares possuem diferentes regras de reajuste.

Contratar um Plano de Saúde ajuda bastante na hora de ter acesso a um atendimento médico de qualidade. Mas quem faz a contratação desse tipo de produto precisa ter bastante atenção com os reajustes que acontecem todos os anos.

É importante acompanhar o índice de reajustes para poder se programar e evitar que o plano acabe afetando o orçamento da família. Para 2023, já foi definido esse novo índice de reajustes, e nós preparamos este artigo para explicar para você como tudo vai funcionar. Acompanhe.

O que influencia o reajuste dos Planos de Saúde?

Antes de falarmos sobre quais serão as mudanças no valor dos Planos de Saúde, é importante saber que as Operadoras seguem algumas regras para fazer o ajuste de preços. 

Quando falamos de planos individuais e familiares, é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o órgão responsável por estabelecer os limites para os reajustes. A decisão sobre o índice de reajuste é baseada em diferentes fatores, como aumento geral dos preços (inflação) e momentos específicos, como o caso da crise sanitária causada pela Covid-19.

No caso dos Planos de Saúde empresarial, inclusive os coletivos por adesão, o reajuste é feito de acordo com o que foi estabelecido no contrato, considerando a inflação e também a sinistralidade da carteira, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro do que está sendo ofertado pela Operadora aos seus beneficiários.

Além disso, a incorporação de novas coberturas no Rol de procedimentos da ANS também influencia os custos para as Operadoras, já que estas passam a ter a obrigação de cobrir novos procedimentos.

Qual foi o índice de reajuste estabelecido pela ANS?

Para o ano de 2023, um dos fatores de peso no índice de reajuste dos Planos de Saúde foi o índice de inflação geral. Atualmente, o Brasil está enfrentando o maior em duas décadas, e isso também está impactando o mercado de saúde suplementar.

Qual foi o valor do reajuste do plano de saúde?

Portanto, para este ano, a ANS definiu a maior alta desde o ano 2000, sendo o limite de 15,5% para os planos de saúde familiares e individuais regulamentados, ou seja, aqueles que foram contratados a partir de Janeiro de 1999 ou então que sofreram adaptações conforme a lei nº 9.656/98.

Já para os planos empresariais, os reajustes são variados e devem ser consultados de acordo com cada Operadora de Saúde. A ANS não se envolve nesse tipo de contrato, uma vez que os reajustes são feitos com base em critérios diferentes e individuais, como os sinistros em cada organização. De toda forma, a agência acompanha a ação das Operadoras, a fim de identificar possíveis reajustes abusivos.

Como saber se o reajuste está correto?

Para os planos individuais e familiares, é preciso fazer as contas verificando se o novo preço da mensalidade está dentro do teto de 15,5% definido pela ANS. 

No caso das empresas, o ideal é observar aquilo que diz o contrato para verificar quais são as condições de reajustes, a fim de chegar a um acordo vantajoso junto à operadora do plano.

Vale ressaltar que os Planos de Saúde também passam por reajustes conforme a faixa etária do contratante do plano ou então dos seus dependentes. Se um deles avançar uma faixa etária, haverá um valor adicional na mensalidade. Portanto, se houver um avanço de faixa etária, o contratante do plano terá dois reajustes: este por idade e também aquele determinado pela Operadora. 

Qual é o momento de avaliar outras opções de Planos de Saúde?

Ao receber o reajuste do Plano de Saúde, muitas famílias e empresas precisam reavaliar as alternativas do mercado, pois o novo valor pode acabar comprometendo o orçamento estipulado por seus beneficiários.

Neste momento, é importante contar com o suporte de uma corretora especializada que possa buscar alternativas que atendam às suas necessidades. Entre em contato com o time de especialistas da Whare e solicite uma reavaliação do seu benefício atual.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
  1. Meus netos tem um plano da sbc saúde sem aviso prévio eles aumentaram de $475 para $640 isso está correto

    1. Olá, Tânia

      Agradecemos a sua pergunta.
      As Operadoras de planos empresariais determinam seus reajustes com base em critérios diferentes e individuais de cada contrato, como os sinistros gerados na carteira. A ANS acompanha a ação das Operadoras, a fim de identificar possíveis reajustes abusivos.

      Ficaremos felizes em ajudá-los a reavaliar as alternativas do mercado. Podem entrar conosco através do [email protected] ou (11) 5531-7216

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  2. Boa tarde Pedro. Aqui é Helena, aposentada de 77 anos. Recebi email da m corretora ref.reajuste do convênio saúde da Notre Dame Intermédica. Plano Premium 900.Este ano o reajuste será de 35%, simplesmente um absurdo. Gostaria q fizesse uma análise e dar s opinião a respeito. Atualmente pago 4.034,00. O reajuste será p mês de maio.
    Sou deficiente auditiva e não falo por tel.m contato só por msg.

    1. Olá, Helena

      Agradecemos a sua pergunta.
      Os reajustes dos contratos por adesão são determinados pelo acordo entre Operadora e Administradora, levando em consideração fatores como a sinistralidade da carteira.
      Existem alternativas no mercado mais econômicas. Entraremos em contato pelo email informado para apresentá-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

  3. EU TENHO UMA FIRMA MEI. MEU PLANO DE SAUDE É ENPRESARIAL. QUAL O VALOR DO REAJUSTE PARA 2023.
    OBRIGADO

    1. Olá, Jose

      Agradecemos a sua pergunta.
      Ao se tratar de um caso específico, influenciado pela Operadora e tipo de plano/contrato, entraremos em contato pelo e-mail informado para te passar todas as informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

    1. Olá, Fatima

      Agradecemos o seu comentário.
      O reajuste dos planos empresariais é estipulado pela própria Operadora, é preciso verificar com o RH qual a causa do aumento e se ele é devido.

      Atenciosamente,
      Equipe Whare

Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross