Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Quais os fatores que influenciam o valor de reajuste dos Planos de Saúde?

31/01/2024
|
3 min.

O valor da mensalidade dos planos de saúde empresarial, familiar e individual muda com base em fatores como sinistralidade, inflação, custos médicos, entre outros fatores. 

Imagem mostra um senhor segurando estetoscópio.

O valor que pessoas físicas e empresas pagam todos os meses por seus Planos de Saúde mudam com o passar do tempo. Periodicamente, as Operadoras fazem reajustes nesses valores para que eles estejam mais adequados às mudanças do mercado e para que haja equilíbrio econômico na operação.

Existem diversos fatores que influenciam o reajuste do Plano de Saúde. Para entender como acontece essa variação de preços, continue lendo.

Tipos de reajuste no Plano de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina quais são os critérios em que as Operadoras podem se basear para reajustar o valor dos Planos de Saúde. Basicamente, existem dois tipos de reajustes que são praticados pelas empresas.

O primeiro deles é o reajuste anual, que ocorre no aniversário do contrato. 

O segundo tipo é o reajuste por faixa etária. Aqui a mensalidade sofre uma alteração conforme a idade do beneficiário muda. Quanto mais alta a faixa etária, maior tende a ser o valor do plano. Contudo, a ANS estabelece um limite máximo para o reajuste por faixa etária.

Fatores que influenciam o reajuste do Plano de Saúde 

Conforme explicamos na introdução, existem vários fatores que levam à necessidade de reajustar o valor do Plano de saúde. Veja a seguir.

VCMH 

Essa sigla significa variação de custos médicos e hospitalares. Quando ocorre um aumento dos custos no setor de saúde, isso impacta diretamente o custo dos procedimentos feitos por médicos/clínicas/hospitais que são repassados ao Plano de Saúde.

Como o custo passa a ser maior para a Operadora, é preciso que aconteça um reajuste na mensalidade para garantir a viabilidade dos serviços prestados para o beneficiário. 

Novos procedimentos no ROL da ANS

Cada vez que há atualizações no ROL de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS as Operadoras de Saúde precisam se adaptar para cobrir esses novos procedimentos. Isso significa um maior investimento em tecnologia e também aumento de custos para oferecer a todos os beneficiários aquilo que a lei determina. 

Como consequência, a mensalidade dos beneficiários dos Planos de Saúde será afetada.

Envelhecimento da carteira de beneficiários

Como você viu, um dos tipos de reajustes de Plano de Saúde é aquele que tem como base a faixa etária do beneficiário. Sendo assim, quando acontece um envelhecimento da carteira, a Operadora costuma trabalhar com reajustes mais significativos.

Isso porque com o avanço da idade a tendência é de que seja necessário buscar procedimentos médicos com mais frequência, ocasionando um uso mais intenso do Plano de Saúde.

Taxa de sinistralidade 

A maneira como o Plano de Saúde é utilizado também tem uma forte influência no reajuste da mensalidade. Em um plano empresarial, por exemplo, a sinistralidade é um indicativo importante utilizado na fórmula para calcular o valor do reajuste.

A Operadora considera o total de custos (sinistros) e correlaciona com o valor do prêmio (mensalidade) pago todos os meses. Se o percentual estiver mais alto do que aquilo que foi estabelecido em contrato, ocorre um reajuste no valor do plano.

Por isso é importante que as empresas orientem seus colaboradores sobre como utilizar o Plano de Saúde de forma consciente, evitando assim uma sinistralidade alta.

Vale lembrar que os reajustes acontecem de forma diferente nos planos empresariais e nos planos familiares. Se você quiser informações mais específicas sobre o assunto, entre em contato com a equipe de especialistas da Whare para tirar suas dúvidas. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra quais são as alternativas para reduzir a carência do Plano de Saúde e começar a usufruir mais rápido dos serviços por completo.
Ler Mais
Descubra como utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde para que você possa usufruir desse benefício da melhor forma.
Ler Mais
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:29 | 17/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross