Logo | Whare Seguros

É possível reduzir o índice de sinistralidade do Plano de Saúde?

01/08/2022
|
3 min.

Para reduzir o índice de sinistralidade do Plano de Saúde, é preciso promover o uso consciente dos serviços e adotar estratégias que evitem os sinistros. Assim, é fundamental cuidar da saúde e da segurança dos colaboradores, além de adotar programas de prevenção e controle para manter a equipe mais saudável.

Os sinistros são todas as situações ou eventos que levam à necessidade de uso do Plano de Saúde, logo, o índice de sinistralidade representa a frequência com que os serviços disponibilizados pelo plano são utilizados, como exames, consultas, internações, cirurgias e outros. A sinistralidade é o custo que a Operadora/Seguradora teve com determinado grupo de vidas, por exemplo, com os colaboradores de uma empresa.

Quando existe uma frequência muito alta de uso dos serviços, o índice de sinistralidade também aumenta, podendo haver um impacto direto no reajuste das mensalidades do Plano de Saúde. Por isso, é importante evitar que esse índice cresça demais, tanto para manter o equilíbrio financeiro do contrato, como para preservar a saúde dos colaboradores da empresa.

O melhor caminho é buscar estratégias que ajudem a levar a um uso consciente dos serviços e também reduzam a necessidade de utilização dele. Diversas ações e práticas podem ser adotadas nesse sentido, e nós preparamos este conteúdo para trazer algumas sugestões do que você pode fazer para reduzir o índice de sinistralidade do Plano de Saúde da sua empresa. Continue lendo para conferir!

Criar programas de prevenção

Desenvolver programas e ações visando a prevenção de problemas de saúde é uma alternativa que, muitas vezes, com medidas simples, conscientiza os colaboradores sobre a necessidade dos cuidados com a saúde, evitando doenças e problemas de saúde.

É interessante fazer um levantamento dos riscos das equipes para trabalhar as ações de uma forma mais personalizada, a fim de aumentar a eficiência delas e atender exatamente às necessidades e demandas da organização.

Garantir segurança e saúde no trabalho

Promover um ambiente de trabalho saudável e seguro é responsabilidade da empresa, além de ser uma estratégia para minimizar o índice de sinistralidade.

A adequação do ambiente de trabalho, o treinamento dos colaboradores, o cuidado com os equipamentos de proteção individual e coletivos, a ergonomia, entre outras medidas, são indispensáveis para alcançar esses objetivos.

Também é importante a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), já que os temas de saúde podem ser abordados nessa oportunidade.

Monitorar grupos de risco

Colaboradores fumantes, obesos, com histórico pessoal ou familiar de doenças, diabéticos, hipertensos, e outros, apresentam mais suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças e complicações, logo, podem necessitar cuidados especiais de saúde e apresentarem uma maior frequência de uso do Plano de Saúde. 

O ideal é identificar esses grupos de risco e fazer um monitoramento mais próximo. A empresa pode oferecer apoio para o cuidado com a saúde dessas pessoas, promover o acompanhamento médico preventivo e minimizar os riscos de agravamento das condições clínicas ou de manifestação de novas patologias.

Incentivar hábitos saudáveis

Além de oferecer o Plano de Saúde, a empresa também pode desenvolver ações e programas para incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis. A criação de grupos de caminhada, corrida ou ciclismo, a oferta de ginástica laboral, a adoção de um cardápio mais saudável, entre outras medidas similares contribuem para essa mudança comportamental.

É importante, ainda, conscientizar os colaboradores para que eles levem esses hábitos saudáveis para o âmbito pessoal, adotando um estilo de vida mais saudável no dia a dia.

Complementar o Plano de Saúde

Outra medida importante para reduzir o índice de sinistralidade é complementar a gama de benefícios oferecidos pela empresa para além do Plano de Saúde. Podem ser contratadas coberturas mais extensas de acordo com as necessidades e os riscos da equipe.

São válidos serviços adicionais, como o plano odontológico, acompanhamento de saúde mental, os programas de orientação alimentar, os convênios com academias, e outros que contribuíram para que os colaboradores adotem hábitos mais saudáveis e mantenham uma rotina de cuidados preventivos. 

Vale ressaltar que as estratégias adotadas para diminuir o índice de sinistralidade podem reverter ainda outros benefícios para a empresa. Afinal, com uma equipe mais saudável haverá disposição e engajamento no trabalho, o que garantirá muito mais produtividade e qualidade nas entregas.

Conte com a equipe da Whare para entender as necessidades da sua empresa e evitar a alta do índice de sinistralidade.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Descubra como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão conferindo os principais detalhes e vantagens sobre esse produto.
Ler Mais
Você conhece as modalidades do Plano de Saúde empresarial? Veja quais são elas, suas características e as vantagens que esse tipo de plano oferece.
Ler Mais
1 2 3 21
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross