Logo | Whare Seguros

Quais as modalidades e vantagens do Plano de Saúde Empresarial?

28/07/2022
|
3 min.

O Plano de Saúde empresarial é disponibilizado principalmente em duas modalidades, que são sem e com coparticipação. No primeiro caso, a empresa custeia 100% do plano; no segundo, o custo é dividido entre ela e o colaborador.

O Plano de Saúde empresarial tem sido utilizado pelas organizações como uma estratégia que visa diferentes objetivos. Esse é um benefício muito valorizado pelos colaboradores que faz com que fiquem satisfeitos com seu local de trabalho, tenham uma produtividade maior e mais engajamento.

Ao mesmo tempo, é uma forma de a empresa cuidar e preservar a saúde de seus colaboradores, além de valorizar a organização no mercado, entre muitas outras vantagens.

Porém, a contratação do Plano de Saúde precisa ser feita com base em análises, já que esse produto também apresenta variações. Assim, é preciso estudar a modalidade que melhor se encaixa às necessidades de sua empresa. 

Neste artigo você vai saber quais são elas. Continue lendo e veja, ainda, as vantagens que o Plano de Saúde empresarial oferece!

Modalidades do Plano de Saúde Empresarial

Existem duas modalidades principais oferecidas pelas empresas. Encontramos o Plano de Saúde empresarial sem e com coparticipação. A seguir, você confere as características de ambos.

Plano de Saúde empresarial sem coparticipação  

Nessa modalidade de Plano de Saúde, conforme política de benefícios, a empresa pode assumir 100% dos custos sem cobrar nenhum valor do funcionário. O colaborador e seus dependentes podem utilizar o plano sempre que necessário, não havendo cobrança de valores pela utilização de nenhum procedimento.

Outra política de benefícios que pode ser praticada pela empresa é a cobrança de uma mensalidade fixa ou um % do salário do beneficiário. Esse valor é descontado na folha de pagamento e não pode ultrapassar 70% do rendimento bruto dele.

Plano de Saúde empresarial com coparticipação

Essa modalidade é bem aceita pelos departamentos de Recursos Humanos (RHs) das empresas, sendo uma opção interessante tanto para o empregador quanto para o funcionário. Isso porque, quando há a realização de algum procedimento, é cobrado um valor de coparticipação, reduzindo a mensalidade do Plano de Saúde.

A coparticipação é repassada às Operadoras através do desconto do valor devido do salário do funcionário, ajudando assim a manter a utilização correta do benefício e o equilíbrio financeiro do contrato.

Qual das duas modalidades é melhor?

Cada modalidade tem as suas características e podem ser mais ou menos vantajosas de acordo com o perfil de cada empresa e colaboradores.

Caso os beneficiários do Plano façam uso constante do mesmo, a modalidade sem coparticipação pode ser mais vantajosa. Porém, se o uso do Plano de Saúde é esporádico, ou se a empresa possui um orçamento mais limitado para a contratação, o plano com coparticipação pode ser a opção mais vantajosa.

Assim, é preciso considerar as demandas de cada empresa para definir qual das duas modalidades é a mais adequada, analisando o perfil das pessoas que vão utilizar os serviços.

Vantagens do Plano de Saúde Empresarial

O Plano de Saúde empresarial apresenta alguns diferenciais em relação aos planos de pessoa física (individuais, familiares ou coletivos por adesão). 

A primeira grande diferença é o valor da mensalidade que, geralmente, é de 30% a 40% mais barato do que no plano individual. Além disso, esses planos podem ser adaptados para atender as necessidades de cada empresa, de acordo com o tipo de contratação, escolha dos níveis de reembolso e até melhores prazos de carência. 

Como falamos no início do artigo, a oferta do Plano de Saúde para os colaboradores de uma empresa contribui para melhorar a produtividade dos mesmos e valorizar a empresa no mercado de trabalho, atraindo e retendo os melhores talentos. 

Não podemos esquecer, também, que a contratação do Plano de Saúde empresarial pode favorecer a dedução de impostos, já que é possível deduzir o valor investido do Imposto de Renda.

A escolha do Plano de Saúde ideal para a sua empresa depende de uma série de fatores, por isso conte com a equipe de especialistas da Whare para avaliar a melhor opção para o seu negócio.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Descubra como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão conferindo os principais detalhes e vantagens sobre esse produto.
Ler Mais
Confira algumas sugestões de ações, práticas e estratégias para reduzir o índice de sinistralidade do Plano de Saúde Empresarial.
Ler Mais
1 2 3 21
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross