Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Sinistralidade dos Planos de Saúde: entenda por que está tão em alta

13/09/2023
|
3 min.

A alta da taxa de sinistralidade dos Planos de Saúde está sendo influenciada por diferentes fatores. Ela está acompanhando a inflação da economia, sentindo os reflexos da pandemia nas demandas das operadoras e se adaptando ao novo sistema de atualização do ROL de procedimentos.

A sinistralidade do Plano de Saúde é um tema que sempre desperta discussões, mas ultimamente tem recebido ainda mais atenção devido aos altos valores de reajuste praticados pelas Operadoras. 

A sinistralidade ganhou uma grande repercussão mais uma vez. Muitos ficaram se perguntando o que está acontecendo para que ela fique tão alta. Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, então continue lendo este artigo que explica por que essa taxa está tão alta e o que vem influenciando o aumento dela. Confira. 

Como a taxa de sinistralidade do Plano de Saúde é definida?

Antes de tudo, é importante saber que a taxa de sinistralidade dos Planos de Saúde não é estabelecida de forma aleatória. São levados em consideração diferentes fatores para estabelecer aquilo que é ideal em cada momento.

Não estamos falando sobre o que traz mais lucro para a operadora. Afinal, o objetivo de definir uma taxa de sinistralidade é manter a viabilidade do mercado de assistência médica suplementar.

Isso significa que a taxa precisa ser calculada de acordo com a realidade de cada momento. É dessa forma que as Operadoras e os estabelecimentos de saúde conseguem dar continuidade às suas operações e oferecer os tratamentos e procedimentos para os pacientes.

Embora a taxa de sinistralidade acabe provocando incômodos, principalmente nos beneficiários dos Planos em função dos reajustes, ela é fundamental. Se não houver o ajuste dessa taxa, as Operadoras não conseguem manter condições financeiras e operacionais para atender a demanda de pacientes.

O que está causando a alta sinistralidade dos Planos de Saúde?

Existem três fatores principais que estão influenciando de forma significativa a alta da taxa de sinistralidade dos planos de saúde: a inflação na economia, a alta demanda e as constantes inclusões de procedimentos no ROL de Procedimentos da ANS. Entenda melhor a seguir. 

A inflação na economia 

Não há como fugir dessa realidade e os brasileiros já estão até mesmo acostumados com ela. Quando a inflação aumenta, todos os setores são impactados e produtos e serviços sofrem elevações significativas de preço.

Na área da saúde isso não é diferente. A inflação também faz com que a estrutura necessária para oferecer atendimentos e procedimentos fique mais cara para os estabelecimentos, e isso se reflete nos preços praticados no mercado. Logo, as Operadoras de Saúde precisam aumentar suas mensalidades para acompanhar essa movimentação.

Problemas de demanda

O setor de saúde ainda está sofrendo os impactos deixados pela pandemia. Durante o período de crise mais intensa, somente os procedimentos emergenciais eram realizados, e isso fez com que outras demandas caíssem.

Quando a Organização Mundial da Saúde decretou o fim do estado de emergência houve a liberação dos procedimentos não emergenciais. Com isso, aconteceu um grande aumento na demanda. 

Os estabelecimentos de saúde ficaram sobrecarregados, sentiram o impacto dessa alta demanda e as dificuldades para manter condições operacionais e financeiras, o que acabou refletindo na taxa de sinistralidade.

Sistema de atualização do ROL de procedimentos 

Até o ano de 2022, o ROL de procedimentos mínimos passava por atualizações a cada 18 meses. No entanto, houve uma mudança no sistema adotado para a inclusão de novos itens na lista. Agora, a atualização passou a acontecer a cada 180 dias, que podem ser prorrogados por até 90 dias. No caso da inclusão de novos medicamentos, a atualização é de 120 dias, que podem ser prorrogados por mais 60 dias.

Com essa mudança, o setor de saúde precisa se adaptar muito rápido e começar a cobrir novos procedimentos e medicamentos, o que aumenta a despesa das Operadoras, que precisam reajustar as mensalidades cobradas para manter o seu equilíbrio financeiro. 

Como você pode ver, a alta excessiva da taxa de sinistralidade é uma estratégia que visa garantir recursos para que as Operadoras consigam atender às novas demandas.

Caso você tenha sido impactado pelos altos reajustes do Plano de Saúde, entre em contato com um especialista da Whare para reavaliar as alternativas de mercado. Nossa equipe está pronta para te auxiliar a encontrar o melhor Plano de Saúde para você, sua família e/ou empresa. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross