Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Qual o papel da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) na regulamentação do Plano de Saúde?

22/12/2022
|
3 min.

Todas as regras e normas que regem o setor de Planos de Saúde no Brasil são de responsabilidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ela regulamenta e fiscaliza as atividades desse setor para preservar direitos e determinar obrigações das Operadoras e dos consumidores.

As atividades de diferentes setores costumam ser regulamentadas ou controladas por determinados órgãos. Essa é uma forma de garantir que todos que estão envolvidos nesses setores mantenham um padrão em sua atuação, seguindo normas, regras e legislações.

O segmento dos Planos de Saúde funciona da mesma forma. Nesse caso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem um papel muito importante como órgão responsável por este setor.

Embora a ANS seja muito citada, ela não é tão conhecida como deveria. Então, preparamos este material para você entender um pouco mais sobre essa agência tão importante e o seu papel fundamental na regulamentação dos Planos de Saúde. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

O que é ANS e para que serve?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) foi criada em 2000 pela Lei nº. 9.961 como órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Tem a responsabilidade de normatizar e controlar todas as atividades que envolvem o setor de Planos de Saúde no Brasil.

Essa agência atua em todo o território nacional e o seu objetivo é defender o interesse público sobre a assistência suplementar à saúde em nosso país. Logo, ela trabalha junto às Operadoras e aos beneficiários dos planos, observando e fazendo valer direitos e obrigações de ambas as partes.

Como essa agência funciona?

De acordo com a lei que criou a ANS, esse órgão tem a finalidade de “promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país”.

Para isso, ela é regida por uma Diretoria Colegiada (DICOL) composta por cinco diretores indicados pelo ministro da saúde. Os indicados devem ser aprovados pelo Senado Federal e são avaliados e nomeados pelo presidente da república.

Desde 2019, o mandato dos diretores passou a ter cinco anos de duração e não pode ser coincidente, sendo proibida uma nova nomeação para o cargo antes ocupado. Além da Diretoria Colegiada, a ANS também abrange outras unidades, chamadas de órgãos vinculados. São eles:

  • Procuradoria Federal junto à ANS – PROGE;
  • Corregedoria – PPCOR;
  • Auditoria Interna – AUDIT;
  • Câmara de Saúde Suplementar – CAMSS;
  • Comissão de Ética – CEANS;
  • Ouvidoria – OUVID.

A Diretoria Colegiada toma as decisões da ANS, mas para isso é preciso que haja pelo menos três diretores reunidos, incluindo o diretor-presidente ou um substituto legal dele, sendo necessário no mínimo três votos coincidentes para a deliberação.

Quais são as responsabilidades da ANS?

Como explicamos no começo do artigo, a ANS regula, normatiza, controla e fiscaliza atividades do setor de Planos de Saúde. Ela acompanha o trabalho das Operadoras observando se o seu sistema de atuação está de acordo com a legislação vigente

Também monitora os Planos de Saúde oferecidos, pois eles precisam seguir as normas estabelecidas pela própria agência, inclusive no que se refere ao rol de procedimentos da ANS.

Esse rol estabelece os serviços e atendimentos de saúde oferecidos para o tratamento das doenças, apontando a cobertura assistencial obrigatória que os Planos de Saúde devem oferecer aos seus clientes.

Outros detalhes relacionados aos Planos de Saúde de todos os tipos também são definidos pela ANS. É o caso do tempo de carência, das condições de contrato, de cláusulas específicas, como fidelidade e remissão, e ainda os reajustes dos planos, com exceção dos coletivos (empresariais e por adesão), que são negociados entre a operadora e o contratante.

Cabe à ANS criar e divulgar resoluções normativas para o setor de Planos de Saúde, lançando orientações e padrões para o exercício das atividades conforme aquilo previsto em lei, mantendo o setor organizado. Todas as práticas adotadas no setor de Planos de Saúde precisam seguir aquilo que é estabelecido pela ANS. Afinal, a agência determina regras e padrões conforme aquilo que preserva interesses e direitos das Operadoras e dos seus clientes, a fim de garantir a atuação ética dessas empresas e manter uma relação positiva com os consumidores, em conformidade com a lei.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross