O Plano de Saúde empresarial apresenta duas modalidades de inclusão. A primeira é a compulsória, na qual todos sócios e/ou colaboradores devem aderir ao plano. A outra é chamada de opcional ou livre adesão, na qual o funcionário tem liberdade para escolher se vai ou não aderir ao plano.
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O Plano de Saúde empresarial é um benefício que não só favorece os colaboradores de uma empresa como a própria organização. Isso porque ele garante uma equipe mais saudável e ainda a satisfação com o cuidado oferecido. Mas para que o plano seja de fato uma estratégia é preciso ter atenção a todos os detalhes na hora de contratar.
Esse tipo de plano apresenta algumas diferenças em relação aos individuais, como no caso do reajuste das mensalidades. Outro detalhe importante é a modalidade de inclusão, já que isso influencia o custo do serviço contratado. Neste artigo você vai entender quais são as modalidades de inclusão que existem e como elas funcionam. Acompanhe!
Em algumas empresas, quando um novo funcionário é contratado, automaticamente ele precisa aceitar a participação no Plano de Saúde oferecido. Em outras organizações, a adesão ao plano é facultativa. Essa diferença acontece devido à modalidade de inclusão.
A modalidade de inclusão é determinada no momento da contratação do Plano de Saúde junto à Operadora, podendo ser compulsória ou opcional/livre adesão.
Conforme o nome indica, na modalidade de inclusão compulsória, 100% dos colaboradores registrados de uma empresa, ou 100% de determinado grupo (sócios, diretores, gerentes), devem aderir ao Plano de Saúde contratado.
Algumas Operadoras aceitam que se aplique a regra compulsória ainda que não haja adesão de 100% do grupo, desde que seja comprovado, por meio de documentos oficiais, que estes colaboradores já são beneficiários de outro Plano de Saúde.
A modalidade de inclusão opcional também pode ser chamada de livre adesão, ou seja, não é necessária a adesão de todos os colaboradores ou categoria profissional da empresa.
Uma das grandes vantagens na modalidade de inclusão compulsória é o valor das mensalidades. Ela tende a ser mais baixa em comparação com a opcional. A lógica segue a mesma das compras feitas por atacado: quanto mais vidas são atendidas, menor o custo do plano para a empresa. Além disso, é uma boa alternativa quando há necessidade de adotar programas de saúde e bem estar na organização.
A modalidade opcional é uma alternativa quando determinado grupo de colaboradores ou sócios não deseja fazer parte do novo contrato.
Ao fazer a contratação do Plano de Saúde da sua empresa, é preciso verificar se a organização atende os requisitos para a contratação compulsória ou se deve optar pela inclusão opcional. Conte com o apoio de um especialista da Whare para descobrir qual modalidade de inclusão atende melhor a sua empresa.