Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Plano de Saúde Empresarial: o que é a modalidade de inclusão e como funciona?

21/11/2022
|
2 min.

O Plano de Saúde empresarial apresenta duas modalidades de inclusão. A primeira é a compulsória, na qual todos sócios e/ou colaboradores devem aderir ao plano. A outra é chamada de opcional ou livre adesão, na qual o funcionário tem liberdade para escolher se vai ou não aderir ao plano.

Porque as empresas contratam planos de saúde para os funcionários?

O Plano de Saúde empresarial é um benefício que não só favorece os colaboradores de uma empresa como a própria organização. Isso porque ele garante uma equipe mais saudável e ainda a satisfação com o cuidado oferecido. Mas para que o plano seja de fato uma estratégia é preciso ter atenção a todos os detalhes na hora de contratar.

Esse tipo de plano apresenta algumas diferenças em relação aos individuais, como no caso do reajuste das mensalidades. Outro detalhe importante é a modalidade de inclusão, já que isso influencia o custo do serviço contratado. Neste artigo você vai entender quais são as modalidades de inclusão que existem e como elas funcionam. Acompanhe!

O que é modalidade de inclusão?

Em algumas empresas, quando um novo funcionário é contratado, automaticamente ele precisa aceitar a participação no Plano de Saúde oferecido. Em outras organizações, a adesão ao plano é facultativa. Essa diferença acontece devido à modalidade de inclusão.

A modalidade de inclusão é determinada no momento da contratação do Plano de Saúde junto à Operadora, podendo ser compulsória ou opcional/livre adesão.

Modalidade compulsória

Conforme o nome indica, na modalidade de inclusão compulsória, 100% dos colaboradores registrados de uma empresa, ou 100% de determinado grupo (sócios, diretores, gerentes), devem aderir ao Plano de Saúde contratado.

Algumas Operadoras aceitam que se aplique a regra compulsória ainda que não haja adesão de 100% do grupo, desde que seja comprovado, por meio de documentos oficiais, que estes colaboradores já são beneficiários de outro Plano de Saúde.

Modalidade opcional ou livre adesão

A modalidade de inclusão opcional também pode ser chamada de livre adesão, ou seja, não é necessária a adesão de todos os colaboradores ou categoria profissional da empresa.

Qual delas escolher?

Uma das grandes vantagens na modalidade de inclusão compulsória é o valor das mensalidades. Ela tende a ser mais baixa em comparação com a opcional. A lógica segue a mesma das compras feitas por atacado: quanto mais vidas são atendidas, menor o custo do plano para a empresa. Além disso, é uma boa alternativa quando há necessidade de adotar programas de saúde e bem estar na organização. 

A modalidade opcional é uma alternativa quando determinado grupo de colaboradores ou sócios não deseja fazer parte do novo contrato.

Ao fazer a contratação do Plano de Saúde da sua empresa, é preciso verificar se a organização atende os requisitos para a contratação compulsória ou se deve optar pela inclusão opcional. Conte com o apoio de um especialista da Whare para descobrir qual modalidade de inclusão atende melhor a sua empresa.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross