O Microempreendedor Individual enfrenta diariamente o desafio de equilibrar as finanças, cuidar do negócio e pensar no futuro. Portanto, ter um plano de saúde acessível faz toda a diferença. A boa notícia é que existem opções que cabem no bolso do MEI, desde alternativas básicas até coberturas mais completas.

Ser Microempreendedor Individual (MEI) é um grande passo na formalização do trabalho. Garante segurança jurídica e contribui para o crescimento profissional. Mas com os desafios de gerir o próprio negócio, surge também a necessidade de cuidar da saúde, tanto do empreendedor quanto de sua família.
O que muitos ainda não sabem é que é possível contratar um plano de saúde para MEI, utilizando o CNPJ. Essa modalidade oferece condições mais vantajosas em relação a valores e coberturas quando comparada aos planos para pessoa física.
Além disso, existem diferentes categorias de planos, que podem se ajustar a cada orçamento e necessidade. Preparamos este artigo para apresentar as opções e mostrar como escolher o plano mais adequado para a sua realidade. Confira!
Índice
Os planos básicos são os mais acessíveis financeiramente. Costumam ser de abrangência regional e cobrem procedimentos como pronto socorro, internação, exames, consultas e todos os demais procedimentos previstos no ROL da ANS. Essa modalidade é uma boa alternativa de plano de saúde para MEI que deseja gastar pouco, mas não quer abrir mão de ter acesso ao atendimento médico sempre que necessário.
Os planos intermediários oferecem uma rede credenciada mais ampla, podendo ser inclusive de abrangência nacional. Pode ser a alternativa ideal para quem busca mais segurança e suporte, mas sem comprometer demais o orçamento.
Os planos premium são mais robustos e oferecem uma cobertura ampla, que pode incluir hospitais e laboratórios de referência, check-up, vacinas, seguro viagem internacional, entre outros benefícios.
Cada microempreendedor vive uma realidade diferente. Por isso, é importante ajustar o plano de saúde ao orçamento e às necessidades de cada momento.
Seja qual for o seu tipo de plano de saúde ideal, o MEI encontra diversas vantagens ao contratar esse tipo de serviço utilizando seu CNPJ, por exemplo:
Pequenos empresários precisam cuidar do negócio e também da sua própria saúde. Existem opções de plano de saúde para MEI que se ajustam a diferentes orçamentos e cabem no bolso das empresas menores. Assim, você encontra tranquilidade para focar no que realmente importa: o sucesso da sua empresa. Faça uma cotação com a equipe de especialistas da Whare!
Depende do perfil e do orçamento de cada microempreendedor. Quem busca economia pode optar por planos básicos, enquanto quem deseja maior segurança deve considerar opções intermediárias ou premium. O ideal é comparar coberturas, rede credenciada e custo-benefício com a ajuda de uma corretora especializada.
Diversas operadoras oferecem planos empresariais para MEIs, como Amil, Bradesco, SulAmérica, Porto Seguro, Alice, entre outras. As opções variam de acordo com a cidade e o estado, por isso é importante consultar a disponibilidade local.
Sim. Formalizar-se como MEI permite contratar planos de saúde empresariais com valores mais acessíveis do que os individuais. Além disso, há a possibilidade de incluir dependentes e funcionários. Importante lembrar que, atualmente, a regra é que empresas MEI/ME devem estar abertas há 6 meses para poder fazer a contratação do Plano de Saúde.
Porque ele é contratado na modalidade empresarial. Nessa categoria, as operadoras conseguem oferecer preços reduzidos e condições diferenciadas em comparação aos planos individuais, já que o risco é diluído entre vários beneficiários.
Sim. O MEI pode incluir dependentes no contrato do plano de saúde, como cônjuge e filhos. Em alguns casos é possível incluir irmãos e pais também.


