O Plano de Saúde empresarial tem várias vantagens, e uma delas é o fato de as mensalidades serem mais econômicas que os contratos para pessoa física. Além disso, há uma maior oferta de planos e Operadoras, agregando valor à política de benefícios da empresa.
Na hora de contratar o Plano de Saúde empresarial, é possível escolher entre as modalidades livre adesão e compulsória. A diferença está no modo como novos beneficiários são adicionados ao plano.
No primeiro caso, os recém-contratados podem escolher se querem ou não participar do plano. Já na modalidade compulsória todos os sócio e/ou colaboradores de uma determinada categoria devem aderir ao plano no ato da contratação.
Optar pela modalidade compulsória traz algumas vantagens interessantes para a empresa. Você sabe dizer quais são elas? Continue lendo que contamos tudo para você!
Índice
Nos Planos de Saúde empresariais a quantidade de pessoas atendidas influencia o valor da mensalidade. Quanto mais beneficiários o contrato tiver, mais diluído estará o risco para a Operadora e menor será o valor per capita pago pela empresa.
Essa modalidade pode apresentar mensalidades em torno de 10%-15% mais econômicas que a contratação livre adesão, sendo um modelo bastante atrativo para as organizações.
Uma característica importante do Plano de Saúde empresarial compulsório é o fato de que todos os colaboradores serão incluídos no benefício, garantindo assistência médica de qualidade para eles e, quando previsto em contrato, também para seus familiares.
Além de fazer essa nivelação do atendimento médico, o Plano de Saúde compulsório ainda tem a vantagem de evitar que um colaborador escolha aderir a ele só por um motivo específico, como para fazer uma cirurgia. Assim, há um menor risco de seleção adversa.
Uma vez que todos os colaboradores terão acesso ao atendimento médico, a empresa pode aproveitar o plano compulsório para otimizar as suas estratégias de saúde no trabalho. É possível lançar campanhas, políticas e programas para promover um cuidado preventivo, que ajude a evitar doenças e problemas que mais oferecem risco para os colaboradores em função das atividades realizadas por eles.
Também fica mais fácil monitorar os grupos de risco, que são aquelas pessoas que já apresentam algum problema de saúde, ou tendência para o desenvolvimento deles. Dessa forma, a empresa mantém uma equipe mais saudável e pode reduzir custos com a rotatividade de funcionários e os afastamentos.Apesar de todas essas vantagens do Plano de Saúde empresarial compulsório, a modalidade livre adesão também tem o seu lado positivo. O ideal é analisar as necessidades de cada organização para definir qual das duas alternativas é a melhor escolha. A equipe de especialistas da Whare está à disposição para auxiliá-los nessa análise.