Logo | Whare Seguros

Quais fatores influenciam a cotação do Plano de Saúde?

23/02/2022
|
3 min.

O custo do Plano de Saúde pode variar dependendo do serviço contratado. Alguns fatores que influenciam a cotação dos planos são as coberturas oferecidas, a área de abrangência da rede de atendimento e até mesmo a idade do beneficiário.

Antes de contratar um Plano de Saúde, a recomendação é pesquisar as opções disponíveis em cada Operadora, além, é claro, de analisar os valores praticados por cada empresa, afinal, a cotação pode variar bastante. 

Entretanto, os custos de um plano de saúde não variam apenas por causa da operadora que está oferecendo o serviço. Isso também acontece porque existem diversos fatores que influenciam a cotação do plano, fazendo com que o contrato tenha valores diferentes entre um beneficiário e outro. 

Saber quais são esses fatores pode ajudar você a escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades. Preparamos este artigo para contar quais fatores impactam de forma direta o custo do Plano de Saúde. Continue lendo para descobrir!

Perfil do Beneficiário

Um dos fatores que influencia de forma significativa a cotação do Plano de Saúde é a idade da pessoa que vai utilizar os serviços. 

A tendência é de que o plano fique mais caro quanto mais idoso for o beneficiário. Isso acontece porque com o avanço da idade há uma maior propensão para o desenvolvimento de problemas e a necessidade de fazer um acompanhamento médico mais próximo, com diversos especialistas. 

Sendo assim, as pessoas mais idosas precisam do plano com maior frequência, portanto, como os serviços de saúde são muito utilizados, a operadora cobra um valor mais alto conforme a idade avança.

Segmentação do Plano

Não é novidade que existem diferenças nos valores dos planos de saúde oferecidos para uma só pessoa, para família ou empresas, por exemplo. Existe ainda outro aspecto que pode impactar a cotação, que é a segmentação do plano contratado:

  • Ambulatorial: consultas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais;
  • Hospitalar sem obstetrícia: serviços hospitalares com atendimento ao pronto-socorro, sem assistência ao parto;
  • Hospitalar com obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com assistência ao parto e durante 30 dias após o parto;
  • Segmentação referência: junção da prestação ambulatorial com o hospital com obstetrícia, em acomodação de enfermaria (quarto compartilhado) e apartamento (quarto privado);
  • Odontológico: exclusivo para atendimento odontológico. 

Coberturas Oferecidas

Quanto mais completo for o plano oferecendo, por exemplo, com direito a internação hospitalar, serviços obstétricos, tratamentos em unidades intensivas, entre outros mais complexos, maior também tende a ser o valor do Plano de Saúde.

Abrangência da Rede

Ao contratar um Plano de Saúde com abrangência municipal ou regional, isto é, com atendimento somente em algumas cidades, o beneficiário pagará um valor inferior ao plano de abrangência nacional, que conta com atendimento em todo o país.

Nesse caso, pode parecer mais vantajoso contratar um plano de saúde com uma abrangência menor, mas é preciso ter cuidado com essa decisão. Isso porque ao fazer uma viagem para outra cidade ou outro estado você também pode necessitar a cobertura do seu Plano de Saúde

Rede Credenciada

Planos de Saúde com ampla rede credenciada e com prestadores renomados terão mensalidades mais altas do que aquelas opções com rede de atendimento reduzida. 

Coparticipação

Planos de Saúde com coparticipação são aqueles em que o beneficiário paga um determinado valor depois de realizar procedimentos, como exames e consultas. Por isso, essa modalidade apresenta mensalidades mais baratas do que os planos convencionais. A coparticipação pode ser um valor fixo ou um percentual do custo pago pela Operadora junto àquele prestador pelo procedimento realizado. É uma boa modalidade para pessoas que utilizam o Plano de Saúde de maneira pontual e preventiva.

Reembolso

Ao contratar um Plano de Saúde que oferece opção de reembolso para procedimentos feitos fora da rede credenciada, o valor da mensalidade será mais alto do que aqueles que não oferecem este benefício.

Acomodação

A escolha de uma acomodação individual ou coletiva impacta diretamente o valor do Plano de Saúde. Em caso de internação, existem dois tipos de acomodação nos hospitais:

  • Enfermaria: quarto e banheiro dividido com outros pacientes, com horário de visitas e regras de permanência mais restritos, geralmente é a alternativa mais barata;
  • Apartamento: quarto e banheiro privativo, com horários de visitas e regras de permanência mais flexíveis. Apesar de ser a opção mais cara, oferece mais conforto ao paciente e seus familiares.

Devido a todas essas variáveis, conte com a ajuda de um especialista da Whare para te auxiliar na contratação do Plano de Saúde ideal para você e sua empresa/família. Nossos consultores vão te ajudar a identificar suas reais necessidades e as melhores oportunidades do mercado para que você possa ter acesso a bons serviços por um custo-benefício atrativo. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entenda como funciona um Plano de Saúde com coparticipação e descubra se ele é ideal para você.
Ler Mais
Descubra quais são as doenças consideradas como pré-existentes que precisam ser informadas à Operadora no ato da contratação do Plano de Saúde.
Ler Mais
1 2 3 16
Faça sua cotação aqui!
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross