Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Remissão no Plano de Saúde empresarial: como solicitar?

01/04/2024
|
3 min.

A remissão no Plano de Saúde empresarial é uma cláusula optativa. Sendo assim, pode ou não ser oferecido esse benefício para os dependentes e familiares do titular falecido. As condições também variam de um contrato para o outro.

A imagem mostra um estetoscópio de médico, um termômetro, uma cartela de remédios e uma prancheta com alguns papéis. Uma mão segura uma caneta sobre a prancheta.

Você já parou para pensar no que acontece com o Plano de Saúde empresarial quando o titular, ou seja, a pessoa que tem vínculo empregatício com a empresa falece? Em situações dessa natureza, a cobertura de remissão do Plano de Saúde pode ser um importante diferencial.

Trata-se de uma cláusula do contrato que garante a continuidade da assistência para os dependentes do titular falecido. Assim, os familiares podem continuar usufruindo dos serviços oferecidos pelo Plano de Saúde da empresa durante certo período.

Mas o que é preciso fazer para assegurar esse direito dos dependentes do titular falecido? Neste artigo, vamos esclarecer essa e outras dúvidas a respeito da remissão no Plano de Saúde. Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Como funciona a remissão no Plano de sSúde empresarial?

Antes de tudo, é importante saber que a remissão no plano de saúde empresarial não é uma cláusula obrigatória. Isso significa que as Operadoras podem ou não ter esse tipo de acordo com as organizações.

Trata-se de uma cláusula presente no contrato, por isso, a situação varia de uma empresa para a outra. Os dependentes terão direito à remissão se o contrato do Plano de Saúde da empresa determinar esse tipo de benefício.

Se existir essa cláusula, caso o titular do plano venha falecer, ou seja, a pessoa que tem contrato trabalhista com aquela empresa, o benefício continua a ser disponibilizado normalmente para os dependentes desse trabalhador, não havendo nenhum tipo de mudança na assistência oferecida. 

É possível incluir mais dependentes durante a remissão?

Pode acontecer de o titular do plano de saúde falecer enquanto esperava por um filho. Nessa situação, o bebê que está para chegar também tem direito a usufruir da assistência médica oferecida para a mãe e os demais dependentes? A resposta é sim.

Em situações como essa, é possível fazer a inclusão de novos dependentes durante o período de remissão. O bebê passa a ter os mesmos direitos dos demais dependentes do Plano de Saúde e tem acesso às coberturas disponibilizadas. 

Para outros casos, é importante e necessário consultar a Operadora para maiores informações.

Como a remissão é solicitada?

Conforme explicamos, a remissão no Plano de Saúde é, na verdade, uma cláusula que, quando oferecida pela Operadora, já consta no contrato. Sendo assim, é algo que precisa ser cumprido pela empresa e pela Operadora do plano.

Portanto, em caso de falecimento da pessoa que tinha um vínculo empregatício com a organização, essa cláusula já começa a valer. Os dependentes vão continuar utilizando o plano de saúde normalmente durante o período de vigência da remissão, afinal, ela não dura para sempre.

É preciso que seja informado à Operadora do plano de saúde o falecimento do titular. Podem ser solicitados alguns documentos. Então, o ideal é entrar em contato com a empresa contratante do titular falecido para se informar melhor sobre os procedimentos.

Por quanto tempo dura remissão no Plano de Saúde empresarial?

Conforme explicamos no outro tópico, a remissão no plano de saúde empresarial não dura para sempre. Ela tem prazo para terminar, geralmente variando entre um e cinco anos. Durante esse período, não haverá a cobrança de mensalidades, apesar do contrato continuar sofrendo os reajustes anuais e por faixa etária.

Após o término do prazo estabelecido em contrato, o benefício é automaticamente cancelado. Contudo, existe a possibilidade de os dependentes solicitarem a mudança para um novo contrato, ou fazer o pagamento das mensalidades para continuar recebendo a assistência. Mas isso também precisa estar previsto em contrato e deve ser avaliado junto à Operadora e ao RH da empresa.

Estar ciente dessas condições em relação à remissão no Plano de Saúde empresarial é fundamental para que você saiba quais são os direitos dos dependentes. O melhor caminho, portanto, é ler com atenção as condições do contrato para saber quais são os benefícios a que os familiares têm direito em caso de falecimento do titular e em outras situações.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Entenda como funciona a inclusão de dependentes no Plano de Saúde empresarial e quem pode ser incluído nessa assistência.
Ler Mais
Descubra como funciona um Plano de Saúde com coparticipação e veja em quais situações vale a pena a contratação dele.
Ler Mais
1 2 3 55
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:42 | 28/05/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross