Telemedicina é a implementação de tecnologia para a realização de ações médicas à distância, sendo elas, consultas, interpretação de exames médicos e monitoramento de casos já diagnosticados. Apenas médicos habilitados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) podem realizar o atendimento à distância.
Presente no Brasil desde 2002, a telemedicina se tornou mais conhecida em 2020, devido ao lockdown causado pela pandemia do coronavírus. O crescimento da prática exigiu o sancionamento de uma nova resolução, que assegura a privacidade de dados e do prontuário do paciente, além da ética médica durante a consulta via telemedicina.
Conheça os 7 benefícios da telemedicina, a prática médica realizada à distância.
Índice
Originária de Israel na década de 50, a telemedicina abrange toda prática médica realizada à distância, independente do meio tecnológico utilizado. Em seu início, alguns hospitais utilizavam aparelhos televisivos para alcançar pacientes em locais remotos, porém, os avanços tecnológicos permitiram a realização da telemedicina por meio de videoconferências, tornando o contato entre médico e paciente mais humanizado.
No Brasil, a telemedicina passou a ser praticada no ano de 2002, após a criação de uma resolução do Conselho Regional de Medicina (CRM) autorizando o acompanhamento à distância de casos já diagnosticados em uma primeira consulta presencial.
Em 2019 foi criada uma nova resolução, alinhada aos novos avanços tecnológicos da década de 2010, prevendo novas possibilidades de atendimento remoto, incluindo primeira consulta, visto que com o aumento do uso de exames de imagem na medicina, a necessidade de comparecer presencialmente decaiu. Entretanto, a classe médica apresentou alguns questionamentos pontuais de setores, que fizeram o conselho cancelar a nova portaria e restabelecer a diretriz de 2002, enquanto planejava uma nova regulamentação.
Nesse período de avaliação, surgiu a pandemia de coronavírus, que fez com que o governo federal editasse com urgência a lei Nº 13.989 que dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus, determinando que “a prestação de serviço de telemedicina seguirá os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial”. Atualmente essa é a regulamentação que equipara a telemedicina à medicina presencial.
Aumento do acesso aos cuidados de saúde, melhora da qualidade do cuidado de saúde, redução dos custos de saúde, facilita a comunicação direta, proporciona ótimos resultados em saúde mental, facilita o tratamento medicamentoso, tecnologia em constante evolução. Continue lendo para entender melhor.
A telemedicina permite o acesso à assistência médica em qualquer momento ou lugar, sendo necessário apenas conexão à internet.
Os pacientes costumam ser mais engajados e ativistas do próprio estado de saúde quando integram a telemedicina às consultas tradicionais.
A telemedicina costuma ter custos mais baixos em relação às consultas presenciais. Essa vantagem beneficia tanto os pacientes, que terão uma menor barreira financeira em relação ao tratamento e diagnóstico, como os médicos e/ou clínicas que podem prestar atendimento à distância.
Nos casos em que não é necessário uma consulta médica completa, a telemedicina proporciona uma conexão eficaz entre pacientes, médicos e outros profissionais de saúde. Por exemplo, quando o paciente tem dúvidas sobre um novo medicamento.
A telemedicina se mostrou eficaz no quesito atendimento ao paciente, principalmente nos cuidados da saúde mental, como terapias e acompanhamento psicológico.
A telemedicina facilita o tratamento medicamentoso ao agilizar o acesso do paciente à prescrição médica.
Graças às constantes evoluções tecnológicas, a telemedicina continua mudando, trazendo maior conectividade, novos dispositivos e técnicas inovadoras.
Apesar de apresentar diversas vantagens para os pacientes, algumas pessoas têm receio da telemedicina substituir a medicina presencial tradicional, limitando o contato direto entre médico e paciente. A medicina presencial tradicional não acabará, porém, a telemedicina estará cada vez mais presente nos atendimentos médicos, agilizando e beneficiando o dia-a-dia de médicos e pacientes.
Você conhecia os benefícios da telemedicina? Comente e compartilhe!