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Como saber se o Plano de Saúde contratado vale a pena? O que deve ser avaliado?

02/12/2022
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3 min.

Para saber se um Plano de Saúde é vantajoso, precisamos conferir aspectos como a confiabilidade da empresa, a cobertura oferecida, a abrangência, a rede de atendimento e algumas regras de contrato, como prazo de carência e reajuste.

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Quando compramos um produto, é natural ficar em dúvida se a aquisição foi de fato vantajosa, e isso também pode acontecer na hora de contratar um Plano de Saúde.

Depois de assinar o contrato, o beneficiário pode se questionar se fez um bom negócio ou se poderia ter mais vantagens optando por outro tipo de plano. Para descobrir se foi feito um bom negócio, é preciso avaliar alguns aspectos. Veja a seguir quais são eles.

O que devo saber antes de contratar um plano de saúde?

Existem alguns critérios que devem ser avaliados, como a confiabilidade da empresa, a cobertura do plano, a abrangência, a rede de atendimento e ter conhecimento das regras do contrato.

Confiabilidade da empresa

Essa é uma informação crucial que, na verdade, deveria ser analisada mesmo antes de contratar um Plano de Saúde. Procure conferir junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar se o plano está devidamente registrado nesse órgão, o que caracteriza a regularidade da sua comercialização. Para isso, você deve conferir a lista no site da ANS se o plano está com comercialização ativa.

A ferramenta de pesquisa da ANS também permite que você verifique outros detalhes, como a cobertura do plano, as regiões atendidas, prazos e carência, além da qualificação dos estabelecimentos de saúde que fazem parte da rede credenciada.

Cobertura

O tipo de cobertura do Plano de Saúde faz toda a diferença para que você consiga receber o atendimento médico que precisa ou deseja. O plano pode ter a cobertura hospitalar, ambulatorial, com obstetrícia, odontológica e segmentação de referência, com a possibilidade de combinar essas coberturas entre si.

Procure entender mais a fundo quais são os serviços que cada uma delas garante para o beneficiário. Assim você poderá avaliar com precisão se a cobertura contratada de fato atende às suas necessidades.

Não se esqueça de considerar ainda, possíveis necessidades futuras porque talvez você não precise de uma cobertura agora, como a obstetrícia, mas se houver planos de constituir família, ela será necessária.

Abrangência

Esse é um detalhe muito importante na hora de escolher o Plano de Saúde que atenderá você, sua família e/ou empresa. A abrangência delimita as localidades em que o beneficiário poderá receber atendimento da rede credenciada. Se o plano contratado tiver uma abrangência regional, em algumas partes do Brasil você não conseguirá receber atendimento.

Portanto, é essencial considerar se haverá necessidade de ter o suporte do Plano de Saúde em todo o território nacional, ou se na verdade uma abrangência mais limitada já é suficiente.

Rede de atendimento

A Operadora de Saúde que detém o Plano de Saúde contratado conta com parcerias com estabelecimentos credenciados para oferecer os serviços para os seus beneficiários.

É interessante verificar quais são os estabelecimentos que fazem parte dessa rede credenciada, tanto de hospitais, como laboratórios e clínicas.

Regras do contrato

A ANS estabelece algumas regras para as Operadoras de Saúde comercializarem seus Planos de Saúde. É o caso, por exemplo, do tempo de carência. Dentro dos limites estabelecidos pela órgão, as operadoras podem trabalhar aquilo que julgarem melhor. Logo, existem regras de contato que variam de um plano para o outro e de uma operadora para outra.

É fundamental ter muita atenção a esses detalhes para verificar se o plano é de fato vantajoso. Tenha conhecimento do tempo de carência, quais são os tipos de acomodação oferecidos, como é feito reajuste anual, quais são as regras para inclusão de dependentes, entre outras questões.

Para fazer a melhor escolha para você, sua família e/ou negócio, é importante receber as devidas orientações sobre o Plano de Saúde que está sendo contratado. Conte com o apoio da equipe de especialistas da Whare, te auxiliaremos na busca e nos esclarecimentos referentes ao seu novo Plano de Saúde.

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Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

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Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

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