Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Quais aspectos diferenciam o Plano de Saúde individual do plano empresarial?

29/11/2022
|
3 min.

A principal diferença entre o Plano de Saúde individual e o empresarial é quem pode contratar, já que um é feito para pessoas físicas e o outro para pessoa jurídica. Mas eles também se diferenciam nos custos, tempo de carência, na inclusão de dependentes, no cálculo de reajuste e até mesmo no tipo de cobertura.

Os Planos de Saúde não são todos iguais. Apesar de todos oferecerem assistência médica para os beneficiários, cada um apresenta as suas próprias características, as diferenças entre eles muitas vezes são significativas. 

Quando comparamos, por exemplo, o Plano de Saúde individual e o empresarial, podemos perceber vários aspectos nos quais eles se diferenciam. Mas você sabe dizer quais aspectos são esses?

Neste artigo explicamos as principais diferenças entre esses dois tipos de Plano de Saúde para que você possa aprender sobre eles. Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Quem pode contratar 

A principal diferença entre o Plano de Saúde individual e o Plano de Saúde empresarial é quem pode fazer a contratação desses dois produtos. No primeiro caso, o plano é voltado para pessoas físicas e, no segundo, para pessoas jurídicas, ou seja, quem tem um CNPJ ativo.

É importante que isso seja ressaltado porque hoje em dia não são apenas as empresas propriamente ditas que podem fazer esse tipo de contratação. Os microempreendedores individuais, ou seja, quem é MEI também pode contratar um plano empresarial.

Nesse caso, é muito mais vantajoso optar por esse tipo de plano em vez de contratar o individual, em decorrência do valor, que é mais baixo.

Valores

Quanto custa um convênio empresarial?

A contratação do Plano de Saúde pela pessoa jurídica é sempre mais vantajosa do que pela pessoa física, visto que o custo do plano pode ser em torno de 30% mais barato pelo CNPJ. 

Tempo de carência

A carência é o período em que o beneficiário do plano não pode utilizar os serviços de saúde, mas mesmo assim deve pagar as mensalidades. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estabelece o máximo de duração do período de carência em diferentes situações, como emergências e urgências, partos, consultas e exames.

Entretanto, no Plano de Saúde empresarial os prazos de carência podem ser reduzidos dependendo do número de vidas da apólice. Quando um novo profissional é contratado, muitas vezes ele já pode começar a utilizar os serviços do Plano de Saúde, o que dificilmente acontece com o plano individual.

Inclusão de dependentes

A inclusão de dependentes é sempre um tema que gera dúvidas porque cada Plano de Saúde pode apresentar as suas próprias regras. No caso do empresarial, a empresa e a Operadora podem negociar a possibilidade ou não de adicionar dependentes. 

Além disso, o grau de parentesco também varia. Geralmente é permitida a inclusão de cônjuges, companheiros e filhos, mas a ANS considera dependentes também os parentes de terceiro grau consanguíneos ou até de segundo grau por afinidade, como os sogros. Por isso é algo que varia bastante.

Já no caso do Plano de Saúde individual, como seu nome sugere, o objetivo é atender apenas uma pessoa. Quando existe o desejo de incluir dependentes, o plano passa de individual para familiar.

Cálculo de reajustes

Em relação ao cálculo do reajuste que acontece anualmente, os planos individuais apresentam uma estabilidade maior porque o cálculo é feito com base na regulamentação e nos limites estabelecidos pela ANS, o que não acontece no Plano de Saúde empresarial.

Neste caso, o reajuste é calculado de acordo com a sinistralidade da carteira, ou seja, pelo índice de utilização do plano. 

Tipo de cobertura

Enquanto os planos individuais, muitas vezes, são focados em atendimento em suas redes próprias, os planos empresariais contam com uma rede de atendimento muito mais ampla, além de contarem com cobertura nos hospitais mais renomados do país. Além disso, esse tipo de plano pode oferecer outros benefícios além da cobertura médica, como seguro viagem, vacinas,  entre outros.

Se você ainda tiver dúvidas a respeito das diferenças entre o plano individual e o empresarial, entre em contato com a equipe de especialistas da Whare, nós te ajudaremos a encontrar a opção ideal para você, sua família e/ou empresa.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Entenda como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão para descobrir quem são os beneficiários desse tipo de assistência médica particular.
Ler Mais
Confira cinco dúvidas que precisam ser esclarecidas antes de você contratar o Plano de Saúde empresarial para tomar uma boa decisão.
Ler Mais
1 2 3 5
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross