As dúvidas frequentes sobre o Plano de Saúde costumam envolver temas como cobertura, rede credenciada, abrangência, tempo de carência, entre outros detalhes que compõem as cláusulas do contrato. É importante buscar essas informações antes de fazer a contratação para estar ciente daquilo que está contratando.
Quem contrata um Plano de Saúde espera encontrar todos os serviços e assistências de que necessita. Mas isso vai depender bastante do tipo de plano contratado e das coberturas oferecidas. Então, antes de fazer a contratação é preciso se informar bem.
Existem diversas dúvidas frequentes sobre como o plano funciona, o que ele oferece e assim por diante. Buscar as respostas é fundamental para que você faça uma contratação consciente e acertada.
Como essas dúvidas são compartilhadas por muitas pessoas, decidimos preparar este conteúdo para falar um pouco sobre o assunto. Vamos explicar o que deve ser perguntado antes de fazer a contratação para não se arrepender depois. Continue lendo e confira!
Índice
Uma Operadora de Saúde pode oferecer diferentes tipos de Plano. Cada um deles tem uma cobertura distinta. Então, o que você precisa se perguntar é qual cobertura essa empresa oferece e qual dos planos tem aquilo que você precisa para o cuidado com a sua saúde.
A cobertura se refere ao tipo de segmentação do plano, ou seja, se será cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, se será somente ambulatorial ou somente hospitalar, se terá cobertura de obstetrícia ou não.
Atualmente, as Operadoras têm procurado trabalhar com serviços adicionais para ter um diferencial em relação às demais. Assim, podem ser encontrados diferentes benefícios, como reembolso, coleta de exames em domicílio, programas de saúde, telemedicina, seguro viagem, entre outros. Verifique os diferenciais de cada uma das Operadoras para avaliar a melhor opção.
Essa é uma pergunta muito importante pois é o indicativo de quais hospitais e laboratórios serão cobertos pelo seu Plano de Saúde. Procure saber quais são os estabelecimentos de saúde que fazem parte da rede, os especialistas disponíveis, quem são os médicos, os laboratórios, as clínicas e a abrangência dessa rede.
Pode acontecer de a rede credenciada não disponibilizar um determinado especialista ou do beneficiário querer se consultar com um médico particular. Nesse caso, é possível recorrer ao reembolso, que acontece quando a pessoa recebe de volta um determinado valor pelo serviço pago. É preciso que esse benefício esteja previsto em contrato, já que não são todos os Planos de Saúde que o oferecem.
O tempo de carência é aquele período que o beneficiário precisa aguardar para começar a usufruir dos serviços e assistências oferecidos pelo plano. Existe um limite máximo para essa espera, determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No momento da contratação, é interessante conferir quais são os prazos estipulados e se há possibilidade de redução/isenção de acordo com o plano anterior ou pelo tipo de contrato a ser feito.
Na hora de contratar um Plano de Saúde é preciso ter atenção a isso porque a abrangência pode ser local, regional, estadual ou nacional. Ela indica até onde vai a cobertura do plano escolhido, por exemplo, se a pessoa só pode usar esse plano nos estabelecimentos da sua cidade ou em qualquer lugar do Brasil.
Existem ainda muitas outras dúvidas frequentes sobre seguro saúde, como com relação às doenças pré-existentes, inclusão de dependentes, regras de coparticipação, possíveis limitações do plano de saúde, além das condições de pagamento e do valor mensal.
Por isso, na hora de contratar um Plano de Saúde, é importante conversar com os especialistas de uma corretora experiente no assunto, como a Whare. Assim você vai conhecer as opções do mercado e entenderá cada detalhe dos planos disponíveis para conferir se está de acordo com aquilo que precisa.