Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

O Plano de Saúde com coparticipação vale a pena?

20/05/2024
|
3 min.

O Plano de Saúde com coparticipação é aquele em que há o pagamento de uma taxa por cada procedimento feito. Esse tipo de contrato possui mensalidades mais baixas e traz vantagens para quem não precisa de acompanhamento médico frequente, já que promove uma boa economia a longo prazo.

As Operadoras de Plano de Saúde oferecem produtos com características diferentes para atender as diferentes necessidades de seus beneficiários. Uma das opções que encontramos no mercado é o Plano de Saúde com coparticipação.

Nesse caso, a mensalidade é menor do que na modalidade sem coparticipação pois há a cobrança de uma taxa quando a pessoa utiliza os serviços. Para alguns, é interessante em função da redução do preço. Para outros, parece não compensar pela impressão de estar pagando duas vezes.

Diante de opiniões divergentes, será que o Plano de Saúde com coparticipação vale mesmo a pena, ou seria melhor escolher outra alternativa? Continue lendo e veja a resposta!

Como funciona a coparticipação?

Não deve ser novidade para você que todo plano de saúde cobra uma mensalidade. Isso acontece tanto nas opções para pessoas físicas quanto aquelas oferecidas para as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas.

O valor das mensalidades varia dependendo da Operadora, do tipo de cobertura contratada, se é um plano PF ou PJ, entre outras características. Ela também pode variar caso o plano de saúde tenha coparticipação.

Nesse tipo de plano, o beneficiário paga uma mensalidade menor em comparação com os planos que não têm a coparticipação. Isso acontece porque ele precisa fazer mais um pagamento sempre que utiliza o serviço do plano.

Assim, caso precise passar por uma consulta médica, por exemplo, pagará um percentual do valor total dela. O mesmo acontece com exames, cirurgias, internações e outros procedimentos que estiverem dentro da sua cobertura. De modo geral, as Operadoras já determinam qual o valor máximo que pode ser cobrado em cada procedimento, fazendo com que seus beneficiários tenham uma maior previsibilidade dos gastos.

Quando vale a pena ter um Plano de Saúde com coparticipação?

Você viu que um dos grandes atrativos do Plano de Saúde com coparticipação é a sua mensalidade mais baixa. Analisando em longo prazo, isso tende a gerar uma economia significativa. Pensando nesse aspecto, esse tipo de plano vale muito a pena.

É interessante ter a coparticipação no caso das pessoas que não utilizam serviços médicos com muita frequência. Se o indivíduo não tem nenhum problema de saúde que precise de um acompanhamento rigoroso, é interessante para que ele faça essa economia de longo prazo. 

Afinal, vai utilizar o plano de forma esporádica, como para fazer o seu check-up anual. Mas ainda terá sempre o direito de utilizar os serviços se for necessário para algum tipo de emergência ou caso fique doente.

Mesmo que tenha que pagar a coparticipação nessas situações, é algo esporádico e que comparado ao pagamento de uma mensalidade mais alta ainda assim tende a ser vantajoso.

Quando a coparticipação pode não compensar?

O plano de saúde com coparticipação pode não compensar para aquelas pessoas que precisam de acompanhamento médico com frequência. É o caso de doentes crônicos, de quem tem a saúde fragilizada ou que precisa passar por muitas consultas, fazer diversos exames e outros procedimentos.

Em situações como essa, o plano é mais utilizado. Então, se houver a coparticipação, a pessoa fará o pagamento de muitas taxas, e isso somado à mensalidade pode fazer com que saia mais caro do que os planos sem a coparticipação.

Então, é importante fazer as contas para verificar se, conforme a frequência de uso, o plano com coparticipação poderia ficar mais caro. Consulte os especialistas da Whare para conhecer todas as alternativas de Planos de Saúde para você, sua família e/ou negócio.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
Sabia que existem Planos de Saúde empresariais para atender apenas uma pessoa? Saiba mais sobre essa opção para PJ.
Ler Mais
1 2 3 56
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:29 | 17/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross