Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão?

08/08/2022
|
3 min.

O Plano de Saúde coletivo por adesão é uma parceria entre entidades de classe e Operadoras de saúde para disponibilizar aos associados assistência médica e odontológica. Por isso, é preciso ter comprovação de vínculo para aderir a esse tipo de benefício.

Ao pertencer a alguma categoria profissional ou ter formação universitária em determinada profissão, é possível contratar um Plano de Saúde coletivo por adesão, modalidade com mais vantagens do que o Plano de Saúde Individual, principalmente em relação a valores, rede credenciada e diferenciais. Preparamos este conteúdo para explicar como esse tipo de plano funciona, continue lendo e veja se você se enquadra nesse modelo de contratação.

Quem pode contratar o Plano de Saúde por adesão?

O Plano de Saúde Coletivo por Adesão é aquele oferecido para os integrantes de uma determinada entidade de classe, como uma associação, sindicato ou determinado pela formação universitária do beneficiário. Pode ser, por exemplo, estudantil, de servidores públicos, médicos, advogados, engenheiros e assim por diante. 

Essas entidades têm uma parceria com Operadoras de plano e disponibilizam produtos com melhores condições para este determinado grupo, sendo necessária a comprovação de vínculo com a entidade. Esta modalidade de contratação permite a inclusão de dependentes.

Como aderir ao plano por adesão?

Para aderir ao Plano de Saúde coletivo por adesão é preciso ser um profissional com formação universitária e/ou estar vinculado à instituição contratante do serviço junto à operadora.  Ou seja, o profissional deve pertencer a uma determinada classe, como de servidores públicos, médicos, estudantes, advogados, engenheiros, psicólogos, e assim por diante.

Cada categoria profissional tem o seu determinado acordo com as Operadoras de saúde. É importante saber quais são as regras de aceitação para o seu perfil e, assim, analisar a opção que melhor se adeque às suas necessidades. Além disso, é possível incluir dependentes nessa modalidade de plano, como companheiros/cônjuges e filhos

Quanto custa um plano de saúde por adesão?

Não podemos dizer ao certo o custo da mensalidade de um plano de saúde por adesão. Isso porque, assim como acontece com outros tipos de plano, o valor da mensalidade é influenciado pela idade, cidade de residência do beneficiário, rede credenciada, entre outros fatores. 

Ao serem planos contratados por um grande coletivo de pessoas (categoria dos engenheiros, médicos, etc), os Planos de Saúde Coletivos por Adesão apresentam valores mais baixos do que o plano de saúde individual. Essa diferença de valor acontece por causa do índice de sinistralidade. No plano por adesão, não é considerado o perfil de usuário de uma forma individual, mas sim do grupo que pertence à entidade de classe. Portanto, quanto menor esse índice, menor também será a mensalidade para todos que aderirem.

A cobertura desse plano tem alguma diferença?

A cobertura dos Planos de Saúde coletivos por adesão é mais ampla e diferenciada, abrangendo hospitais de renome; os planos individuais são mais limitados e, muitas vezes, podem contar apenas com prestadores da própria Operadora de Saúde.

É possível escolher a operadora nesse plano?

Pertencer a uma determinada entidade de classe ou categoria profissional possibilitará o acesso a uma ampla variedade de Operadoras e Planos de Saúde. Algumas Operadoras e Seguradoras, como Bradesco, Amil e SulAmérica, atendem pessoas físicas somente através do Plano de Saúde coletivo por adesão, não oferecendo planos para pessoa física sem este vínculo. 

Para saber quais planos estão disponíveis de acordo com a sua categoria profissional/formação universitária, entre em contato com os especialistas da Whare. Nossa equipe está preparada para te auxiliar na escolha do Plano de Saúde ideal para você e/ou sua família.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross