Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Dicas para utilizar o Plano de Saúde com consciência

13/11/2023
|
3 min.

A utilização adequada do Plano de Saúde é primordial para a manutenção dos valores de mensalidade e das coberturas oferecidas pela Operadora a seus beneficiários.

Além de ser o benefício mais valorizado pelos colaboradores, o Plano de Saúde empresarial é uma excelente estratégia para as empresas, permitindo que os funcionários tenham acesso a atendimento médico de qualidade, reduzindo o número de faltas/afastamentos e, consequentemente, melhorando a produtividade da empresa.

Para tanto, a empresa precisa planejar como será feita a oferta do Plano de Saúde, considerando todos os aspectos importantes para a contratação, como o perfil dos colaboradores, necessidades e preferências, orçamento, entre outros fatores. Após a contratação, a gestão da utilização do benefício evitará problemas e impactos financeiros para a organização.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para ajudar a otimizar a utilização do Plano de Saúde, tanto nas grandes companhias quanto nas pequenas e médias empresas. Continue lendo e confira as nossas sugestões!

Use a rede credenciada do Plano

Na hora de contratar o Plano de Saúde empresarial, é muito importante prestar atenção na rede credenciada. Verifique a disponibilidade de serviços na sua região, a abrangência do plano e se esses e outros aspectos atendem as necessidades dos colaboradores.

Isso é fundamental para que na hora de usar o Plano de Saúde eles utilizem a rede de prestadores. Assim não serão realizados procedimentos fora dessa rede, que poderiam gerar reembolsos excessivos que, por sua vez, levam ao aumento da sinistralidade do plano.

Evite procedimentos desnecessários

É sempre importante lembrar aos beneficiários do Plano de Saúde empresarial que o atendimento está disponível, mas existem custos por trás dessa oferta. Sendo assim, o plano precisa ser utilizado de uma forma responsável.

É fundamental recorrer aos serviços quando necessário, evitando procedimentos desnecessários, como a realização de exames em excesso ou a consulta com especialistas que não são os indicados para o problema da pessoa. Quando há um uso excessivo do plano, existe um aumento do sinistro e, consequentemente, um  impacto no reajuste da mensalidade.

Promova a conscientização no uso do Plano de Saúde

É importante ressaltar que às vezes o uso excessivo do Plano não acontece de forma proposital. As pessoas podem simplesmente não entender como aproveitar o benefício de uma forma mais estratégica.

Logo, é importante promover a conscientização explicando quando recorrer a cada tipo de serviço. É mais interessante, por exemplo, fazer o acompanhamento de rotina do que esperar o problema acontecer e recorrer ao atendimento de emergência, que sai mais caro para o plano.

Em certas situações é possível recorrer aos atendimentos de telemedicina, por exemplo, mais uma vez, para evitar o pronto socorro. Outra situação comum é a realização de exames em excesso ou duplicados - ao possuir exames recentes, leve-os aos médicos para que estes não sejam solicitados novamente. 

Outro ponto importante é em relação à utilização do benefício do reembolso, que deve ser feito de acordo com as regras da Operadora, evitando assim casos de fraude e uso indevido, conforme explicamos em nosso artigo “5 dicas para utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde”.

A correta utilização do Plano de Saúde é responsabilidade de todos os beneficiários, a fim de garantir uma cobertura de qualidade e com valores de mensalidade acessíveis.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Confira quais são os planos de saúde atendidos pelo Hospital Samaritano de São Paulo para descobrir se ele está na rede credenciada da sua operadora.
Ler Mais
O que você sabe sobre a retaguarda hospitalar? Entenda como funciona esse serviço médico de alta qualidade e quem tem acesso a ele.
Ler Mais
1 2 3 57
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:33 | 26/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross