Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

5 dicas para utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde

23/10/2023
|
3 min.

Os Planos de Saúde que oferecem reembolso garantem um benefício a mais para seus clientes. Com algumas boas práticas, você pode aproveitar esse diferencial da melhor forma para receber uma assistência ainda mais completa.

O reembolso do Plano de Saúde é um diferencial oferecido, conforme contrato, nos planos de saúde coletivos por adesão e empresariais. Ele oferece a possibilidade do beneficiário poder realizar procedimentos em prestadores particulares, recebendo o ressarcimento de uma parte do valor gasto, de acordo com a tabela de reembolso da Operadora. 

Para que você aproveite da melhor forma esse benefício, é fundamental saber utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde.

Para não restar mais dúvidas, listamos neste artigo 5 dicas que vão ajudar a aproveitar esse benefício e usufruir de forma inteligente de tudo aquilo que o seu plano oferece. Acompanhe!

Saiba mais sobre como utilizar de maneira consciente o reembolso do Plano de Saúde, clicando aqui!

1. Entenda em quais situações o reembolso é previsto

As Operadoras de Plano de Saúde não são obrigadas a oferecer reembolso em seus contratos. Por isso, antes de tudo, é preciso conferir se o plano que você contratou oferece este benefício.

Contudo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece na Resolução Normativa nº 259 alguns casos especiais em que os beneficiários de qualquer plano de saúde têm direito ao reembolso. As principais situações são:

  • urgências e emergências, como acidentes ou complicações na gravidez e eventos graves, como um infarto;
  • tempo de espera muito longo ou recusa de atendimento dentro da rede credenciada;
  • indisponibilidade de um serviço no município do beneficiário ou na região de abrangência do plano.

2. Verifique o valor do reembolso

Na hora de fazer a contratação do Plano de Saúde, se a operadora oferecer reembolso, ela também vai definir uma tabela de ressarcimento. Isso significa que pode haver um limite para você receber de volta o valor investido em uma assistência fora da rede.

É importante verificar qual é este valor para que você possa se programar na hora de contratar serviços médicos fora da rede credenciada.

3. Guarde todos os comprovantes

Considere que para receber o reembolso das despesas que você teve é fundamental provar os valores que foram gastos. Portanto, é indispensável que você tenha registros detalhados.

Guarde os recibos, as faturas e qualquer outro documento que esteja relacionado aos serviços e assistências que você precisou contratar. Tenha em mãos também as prescrições médicas, receitas, laudos, comprovantes de pagamento e tudo mais que documente e valide a sua solicitação de reembolso.

4. Tenha atenção ao prazo de solicitação

Cada Operadora de Plano de Saúde pode trabalhar com prazos diferentes para a solicitação de reembolso. É indispensável que você esteja ciente desse prazo para não acabar perdendo a data de envio dos documentos.

Mas é importante saber, também, que depois de abrir essa solicitação a operadora tem um prazo limite para resposta. De acordo com a ANS as solicitações de reembolso precisam ser atendidas em até 30 dias. Ou seja, a partir do momento em que você solicitar o ressarcimento, o valor deverá ser repassado para você dentro de um mês.

5. Preencha tudo corretamente

Quando você for abrir uma solicitação de reembolso, esteja com todos os seus dados, documentos e comprovantes em mãos. Preencha o formulário com calma e bastante atenção para que não haja nenhum tipo de erro nas informações fornecidas para a operadora.

Isso porque, se houver alguma informação errada ou faltante, esse processo pode atrasar o seu reembolso. Então, tenha bastante atenção aos detalhes e acompanhe regularmente o status do seu pedido.

5. Utilize o reembolso com responsabilidade

Desdobrar notas fiscais, pedir reembolso em nome de terceiros ou para procedimentos não cobertos pelo Plano de Saúde… essas são algumas atitudes fraudulentas e que podem ter consequências legais para os envolvidos, como o cancelamento do contrato. 

O reembolso é um grande atrativo e diferencial do Plano de Saúde, já que amplia o poder de escolha dos beneficiários em relação à assistência prestada. Converse com um dos especialistas da Whare para verificar se o seu Plano oferece este benefício ou para procurar uma opção que atenda melhor às suas necessidades. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
O reajuste do Plano de Saúde acontece com base em alguns fatores. Veja quais são aqueles que influenciam o preço da mensalidade.
Ler Mais
Descubra quais são as principais vantagens que o Plano de Saúde empresarial proporciona para os colaboradores de uma organização.
Ler Mais
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross