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Solicitação de reembolso do Plano de Saúde: qual o prazo para realizá-la?

30/01/2023
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2 min.

As Operadoras de Plano de Saúde costumam oferecer alguns dias para que o beneficiário faça a solicitação do reembolso, mas cada empresa tem a sua própria política e regras. Por isso, o ideal é consultar as regras do seu contrato para não perder o prazo.

Quando o beneficiário de um Plano de Saúde precisa de um determinado serviço ou atendimento médico e não o faz pela rede credenciada, ele pode solicitar o reembolso dos procedimentos realizados, desde que esta seja uma condição presente em seu contrato junto à Operadora de Saúde.

Outro detalhe importante é que existe prazo para solicitar o reembolso. Portanto, se você precisar desse benefício, precisa ter atenção para fazer a solicitação no momento certo. Não sabe quando, nem como solicitar? Nós explicamos para você!

Qual é o prazo para pedir o reembolso do Plano de Saúde?

Quando o beneficiário do Plano de Saúde precisa solicitar o reembolso para a operadora, a recomendação é que isso seja feito de imediato. Assim que receber o atendimento de saúde, logo em seguida deve contatar a empresa para ser reembolsado.

Porém, não é preciso muita correria porque as operadoras oferecem um prazo para que essa solicitação seja feita. Geralmente, o beneficiário tem até 30 dias para acionar a empresa e receber o valor que ele investiu.

Mas é importante saber que isso não é uma regra. Cada operadora pode estabelecer as suas próprias políticas de reembolso. Sendo assim, é importante que você esteja ciente do contrato que assinou e confira com atenção a cláusula que trata do reembolso e do prazo para a solicitação dele, já que a quantidade de dias pode variar.

Como solicitar o reembolso?

Primeiro de tudo, é preciso confirmar se o seu contrato de Plano de Saúde prevê reembolso, já que isso é um diferencial oferecido pelas Operadoras de Saúde, não sendo uma obrigatoriedade. 

Ao confirmar que o seu contrato possui reembolso, é importante saber que o valor do reembolso é determinado pela Operadora, podendo ser inferior ao que foi gasto pelo beneficiário.

Como fazer a solicitação do reembolso?

A solicitação do reembolso é feita por meio do site ou aplicativo da Operadora do Plano de Saúde. As empresas costumam disponibilizar um formulário, que deve ser preenchido pelo beneficiário para que seja aberta a solicitação.

Vale ressaltar que será necessário enviar alguns documentos comprovando as despesas, por isso, se você passar por algum tratamento ou procedimento médico fora da rede credenciada, deverá solicitar comprovantes de pagamento para repassar tudo isso à Operadora.

Depois de abrir a solicitação, basta aguardar o retorno da Operadora. Geralmente, em até 30 dias os valores gastos são devolvidos, podendo variar de acordo com as regras de cada Operadora.

Ter um Plano de Saúde com reembolso é uma garantia a mais para você ter acesso a serviços de saúde de qualidade. É importante procurar uma Operadora que ofereça as melhores vantagens para seus beneficiários. Entre em contato com os especialistas da Whare para analisar as opções do mercado e escolher aquela que melhor atende você, sua família e/ou empresa.  

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Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

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