Logo | Whare Seguros

É possível trocar o Plano de Saúde sem cumprir carência?

11/07/2022
|
2 min.

Ao migrar de um Plano de Saúde para outro, é possível ter redução ou até isenção de carências, de acordo com o tempo de permanência e compatibilidade entre o plano de origem e o de destino.

Após a contratação do Plano de Saúde, a pessoa pode escolher trocar de plano, seja por questões financeiras ou de atendimento. Mas nesse caso fica a dúvida: é necessário cumprir mais uma vez o tempo de carência?

Essa é uma questão que precisa ser bem explicada para evitar falta de cobertura no novo plano. Para esclarecer essas dúvidas, preparamos este material que mostra se é possível trocar de Plano de Saúde sem cumprir novamente os períodos de carência. Confira.

Quando é possível fazer a troca do Plano de Saúde sem carência?

Existem duas maneiras de mudar de Plano de Saúde: 

  • Migração para um novo contrato: o beneficiário escolherá o plano de seu interesse e, caso tenha Plano de Saúde anterior, poderá ter redução/isenção de carências de acordo com o tempo de permanência no contrato anterior;
  • Portabilidade: processo determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de acordo com a compatibilidade do plano de origem e destino, podendo assim isentar as carências no novo contrato. 

Em ambos os casos, existem regras que devem ser cumpridas para o aproveitamento das carências.

Quais são as exigências da mudança de Plano ou portabilidade sem carência?

Para poder aproveitar a redução/isenção de carências é fundamental que o plano atual esteja ativo e que o beneficiário seja adimplente com o pagamento das mensalidades. Além disso, os planos devem estar adaptados à Lei dos Planos de Saúde de 1998.

No caso da portabilidade, o beneficiário tem que ter estado pelo menos dois anos no plano anterior; caso a pessoa tenha informado à Operadora alguma doença ou lesão preexistente, esse tempo se estende para três anos. Na migração para um novo contrato, as carências podem ser reduzidas de acordo com o tempo de permanência. 

Como solicitar a troca de Plano de Saúde?

A troca do Plano de Saúde deve ser feita por especialistas que entendam as regras de cada Operadora, as suas necessidades e possam informar com exatidão os prazos de carências e demais informações sobre o novo contrato.

A Whare tem uma equipe de consultores pronta para te atender, para que você possa usufruir da melhor forma dos serviços contratados.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Descubra como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão conferindo os principais detalhes e vantagens sobre esse produto.
Ler Mais
Confira algumas sugestões de ações, práticas e estratégias para reduzir o índice de sinistralidade do Plano de Saúde Empresarial.
Ler Mais
1 2 3 21
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross