Logo | Whare Seguros

É possível contratar um Plano de Saúde estando grávida?

07/04/2022
|
3 min.

A gravidez não gera qualquer impedimento para a mulher fazer a contratação de um Plano de Saúde de qualquer Operadora. No entanto, os períodos de carência precisam ser respeitados conforme as regras estabelecidas para a idade gestacional no ato da assinatura do contrato.

Na hora de contratar um Plano de Saúde, existem vários detalhes que precisam de atenção, principalmente com relação à cobertura oferecida e ao prazo de carência solicitado pela Operadora. 

É bastante comum que as pessoas procurem um Plano de Saúde quando tomam conhecimento de um determinado quadro clínico, ou quando estão esperando um novo membro na família, a fim de garantir uma assistência médica de maior qualidade para a mulher e um cuidado especial com o bebê.

Nesse caso, você sabe dizer se há algum impedimento para contratar o Plano de Saúde? Mulheres gestantes também podem usufruir deste serviço? Continue lendo para saber mais!

A gestação impede a contratação do Plano de Saúde?

A chegada de um novo membro na família exige uma atenção redobrada com a saúde da mulher para garantir que todos os cuidados pré-natais sejam adotados e a gestação aconteça de uma forma tranquila e segura para mãe e bebê.

O Plano de Saúde é a melhor alternativa nesses casos por disponibilizar todos os serviços médicos que a mulher precisa para esse momento, mas nem sempre o plano é contratado antes de a gravidez acontecer.

Nessas situações, é possível contratar com a gestação já em curso? A resposta é sim. Não existe qualquer impedimento para que uma gestante contrate um plano de saúde, da mesma forma como doenças e problemas pré-existentes não são motivos para impedir qualquer pessoa de aderir a um plano também.

Existe algum tipo de restrição para a gestante?

Apesar da mulher gestante poder contratar o Plano de Saúde em qualquer estágio da gestação, é importante lembrar que vão existir algumas restrições para a utilização dos serviços oferecidos pela Operadora, é o chamado período de carência.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece o tempo máximo que as Operadoras podem determinar para a carência dos serviços prestados. No caso de uma nova contratação, o parto a termo terá carência contratual de 300 dias desde o início da vigência. Situações específicas podem ser analisadas pela equipe de consultores da Whare.

O ideal é que o plano seja contratado alguns meses antes da gestação acontecer, para que a mulher consiga usufruir da cobertura completa do seu Plano de Saúde, como exames pré-natal e parto. 

Há algum plano específico para mulheres grávidas?

Não existe um Plano de Saúde que tenha sido criado especificamente para mulheres gestantes, mas há uma cobertura destinada para elas, que é a cobertura obstetrícia. Sendo assim, na hora da contratação, é interessante solicitar essa cobertura para garantir um suporte maior para mãe e bebê.

Já no caso da criança, é importante ressaltar que ela recebe atendimento do Plano de Saúde durante os 30 primeiros dias de vida. Caso a inclusão como dependente no plano da mãe seja feita em até 30 dias após o nascimento, a cobertura assistencial a ser prestada ao recém-nascido seguirá o limite da carência já cumprida pelo beneficiário. Após esse período, serão aplicadas as carências contratuais.

Portanto, a mulher  gestante pode contratar o Plano de Saúde em qualquer momento, mas o ideal é dispor desse benefício antes da gestação acontecer, garantindo assim a cobertura completa desde o primeiro mês, de acordo com as carências aplicadas.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entenda como funciona um Plano de Saúde com coparticipação e descubra se ele é ideal para você.
Ler Mais
Descubra quais são as doenças consideradas como pré-existentes que precisam ser informadas à Operadora no ato da contratação do Plano de Saúde.
Ler Mais
1 2 3 16
Faça sua cotação aqui!
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados 2022
magnifiercross