Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

O que cobre o Plano de Saúde ambulatorial?

25/03/2024
|
3 min.

O Plano de Saúde ambulatorial é aquele que cobre todos os tratamentos e procedimentos que podem ser realizados em ambulatório. Assim, envolve assistências como consultas diversas, exames, terapias e até mesmo cirurgias que não precisam de internação.

o que cobre o plano de saude ambulatorial blog

Você já deve ter ouvido falar no ROL mínimo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Trata-se de uma listagem em que estão definidos quais tipos de cobertura as operadoras de saúde precisam oferecer para os beneficiários. Isso inclui o Plano de Saúde ambulatorial.

Esse produto foi desenvolvido para atender a necessidade de pessoas que não precisam de serviços hospitalares com muita frequência. Neste artigo vamos explicar para você quais as coberturas desse tipo de segmentação do Plano de Saúde, o que cobre, o que ele não cobre e para quem é recomendada a contratação.

Quais são as coberturas do Plano de Saúde ambulatorial?

Antes de responder a essa pergunta é interessante esclarecermos o que são os atendimentos ambulatoriais. Esses atendimentos envolvem todos os serviços médicos que podem ser realizados em ambulatório, ou seja, não precisam de internação e podem ser finalizados em até 12 horas.

Sendo assim, o Plano de Saúde ambulatorial é aquele que cobre todos esses procedimentos. Perceba que isso envolve a maioria dos serviços médicos que as pessoas costumam realizar. Mas também cobre tratamentos e procedimentos especiais e de maior complexidade.

Algumas coberturas são:

  • exames diversos;
  • consultas básicas e com especialistas;
  • terapias físicas e de saúde mental;
  • cirurgias ambulatoriais sem necessidade de internação.

Essas coberturas valem para os planos individuais, familiares e coletivos. 

O que o Plano de Saúde ambulatorial não cobre?

Como você viu, o Plano de Saúde ambulatorial tem uma cobertura bem extensa. Por isso, é possível tratar os mais diferentes quadros clínicos e fazer acompanhamentos médicos.

Porém, estas situações não podem ultrapassar o período de 12 horas. Afinal, após esse tempo já passa a ser considerado internação, o que é oferecido apenas em planos com cobertura hospitalar.

Portanto, o ambulatorial não cobre os procedimentos que precisam que o paciente permaneça sob cuidados médicos por mais do que 12 horas. Até mesmo as urgências e emergências são limitadas a esse tempo.

E se o beneficiário precisar de mais assistência?

Pode acontecer de o beneficiário de um Plano de Saúde ambulatorial precisar de mais do que 12 horas para receber atendimento médico. Nesse caso, após ultrapassar o tempo de cobertura, a pessoa ficará responsável pelos custos extras.

Ela pode continuar recebendo atendimento onde está internada, mas o Plano de Saúde não vai arcar com as despesas. Isso acontece, inclusive, quando se trata de atendimentos de urgência e emergência.

Para quem é indicado um Plano de Saúde ambulatorial?

Geralmente, em pessoas com um estado clínico mais estável, os atendimentos médicos não ultrapassam o período de 12 horas, mas é preciso estar ciente de que alguns procedimentos não estarão cobertos e precisarão ser custeados pelo próprio beneficiário. 

Os valores oferecidos por esse tipo de cobertura também são mais econômicos, visto que não há atendimento completo nas demais modalidades.

É válido consultar o ROL de procedimentos mínimos da ANS para ter certeza das coberturas e conferir se o plano ambulatorial de fato atende aquilo que você precisa. Assim poderá fazer a contratação de uma forma mais consciente e com a certeza de que será suficiente para aquilo que você precisa. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
A imagem mostra um homem segurando um bebê nos braços enquanto fala com uma médica que está a sua frente. O bebê está segurando o estetoscópio que está no pescoço da médica.
Entenda se realmente vale a pena a contratação do Plano de Saúde familiar ou do plano individual e se existem alternativas mais vantajosas.
Ler Mais
Imagem mostra um médico com um estetoscópio, preenchendo uma caderneta.
Entenda se existe diferença entre a cobertura parcial temporária e o tempo de carência, duas condições impostas pelos Planos de Saúde.
Ler Mais
1 2 3 6
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:28 | 01/11/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross