Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

O que cobre o Plano de Saúde ambulatorial?

25/03/2024
|
3 min.

O Plano de Saúde ambulatorial é aquele que cobre todos os tratamentos e procedimentos que podem ser realizados em ambulatório. Assim, envolve assistências como consultas diversas, exames, terapias e até mesmo cirurgias que não precisam de internação.

Você já deve ter ouvido falar no ROL mínimo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Trata-se de uma listagem em que estão definidos quais tipos de cobertura as operadoras de saúde precisam oferecer para os beneficiários. Isso inclui o Plano de Saúde ambulatorial.

Esse produto foi desenvolvido para atender a necessidade de pessoas que não precisam de serviços hospitalares com muita frequência. Neste artigo vamos explicar para você quais as coberturas desse tipo de segmentação do Plano de Saúde, o que cobre, o que ele não cobre e para quem é recomendada a contratação.

Quais são as coberturas do Plano de Saúde ambulatorial?

Antes de responder a essa pergunta é interessante esclarecermos o que são os atendimentos ambulatoriais. Esses atendimentos envolvem todos os serviços médicos que podem ser realizados em ambulatório, ou seja, não precisam de internação e podem ser finalizados em até 12 horas.

Sendo assim, o Plano de Saúde ambulatorial é aquele que cobre todos esses procedimentos. Perceba que isso envolve a maioria dos serviços médicos que as pessoas costumam realizar. Mas também cobre tratamentos e procedimentos especiais e de maior complexidade.

Algumas coberturas são:

  • exames diversos;
  • consultas básicas e com especialistas;
  • terapias físicas e de saúde mental;
  • cirurgias ambulatoriais sem necessidade de internação.

Essas coberturas valem para os planos individuais, familiares e coletivos. 

O que o Plano de Saúde ambulatorial não cobre?

Como você viu, o Plano de Saúde ambulatorial tem uma cobertura bem extensa. Por isso, é possível tratar os mais diferentes quadros clínicos e fazer acompanhamentos médicos.

Porém, estas situações não podem ultrapassar o período de 12 horas. Afinal, após esse tempo já passa a ser considerado internação, o que é oferecido apenas em planos com cobertura hospitalar.

Portanto, o ambulatorial não cobre os procedimentos que precisam que o paciente permaneça sob cuidados médicos por mais do que 12 horas. Até mesmo as urgências e emergências são limitadas a esse tempo.

E se o beneficiário precisar de mais assistência?

Pode acontecer de o beneficiário de um Plano de Saúde ambulatorial precisar de mais do que 12 horas para receber atendimento médico. Nesse caso, após ultrapassar o tempo de cobertura, a pessoa ficará responsável pelos custos extras.

Ela pode continuar recebendo atendimento onde está internada, mas o Plano de Saúde não vai arcar com as despesas. Isso acontece, inclusive, quando se trata de atendimentos de urgência e emergência.

Para quem é indicado um Plano de Saúde ambulatorial?

Geralmente, em pessoas com um estado clínico mais estável, os atendimentos médicos não ultrapassam o período de 12 horas, mas é preciso estar ciente de que alguns procedimentos não estarão cobertos e precisarão ser custeados pelo próprio beneficiário. 

Os valores oferecidos por esse tipo de cobertura também são mais econômicos, visto que não há atendimento completo nas demais modalidades.

É válido consultar o ROL de procedimentos mínimos da ANS para ter certeza das coberturas e conferir se o plano ambulatorial de fato atende aquilo que você precisa. Assim poderá fazer a contratação de uma forma mais consciente e com a certeza de que será suficiente para aquilo que você precisa. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Entenda como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão para descobrir quem são os beneficiários desse tipo de assistência médica particular.
Ler Mais
Confira cinco dúvidas que precisam ser esclarecidas antes de você contratar o Plano de Saúde empresarial para tomar uma boa decisão.
Ler Mais
1 2 3 5
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:01 | 12/04/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross