O Plano de Saúde empresarial é um benefício corporativo oferecido por empresas para garantir atendimento médico-hospitalar aos seus colaboradores, podendo ser estendido também a seus dependentes. Ele funciona como um contrato coletivo firmado entre a empresa e a operadora de Saúde, com vantagens exclusivas para empresas com CNPJ.
A contratação se divide em duas modalidades:
O Plano de Saúde Empresarial pode ter abrangência regional, nacional ou internacional. Por isso, é preciso analisar as demandas da própria organização para escolher uma ou outra, conforme aquilo que atende melhor o perfil do quadro de colaboradores. A abrangência geográfica pode ser:
Na hora de contratar um Plano de Saúde empresarial, é importante saber quais os serviços mais utilizados pelos colaboradores da sua empresa, a fim de garantir a cobertura necessária para as necessidades dos usuários. A cobertura pode variar de acordo com o padrão de plano, sempre de acordo com as exigências da ANS em relação ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde:
Neste tipo de plano, o valor da mensalidade é fixo, independente da utilização que façam seus beneficiários. A empresa decidirá se haverá ou não desconto da mensalidade para o colaborador.
Modalidade na qual, quando houver utilização do Plano de Saúde, há a cobrança de uma taxa em função do procedimento realizado. A empresa pode optar por arcar com esse valor ou repassá-lo para o colaborador, que terá o desconto feito na folha de pagamento. É uma alternativa para reduzir o custo da mensalidade e incentivar a utilização consciente do Plano de Saúde.
É importante saber alguns detalhes sobre o modo como o Plano empresarial de Saúde funciona, já que algumas características são determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outras podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa contratante.
A modalidade de inclusão é o que estabelece as regras para o colaborador aderir ao Plano. A adesão pode ser compulsória ou livre.
Quando o Plano de Saúde é compulsório, significa que todos os funcionários elegíveis devem ser incluídos no Plano, não sendo obrigatória a inclusão de funcionários que já têm algum convênio médico, da mesma operadora ou de outra. A essa escolha por essa modalidade costuma apresentar valores mais atrativos
Como o nome indica, o Plano de Saúde com modalidade de livre adesão ou opcional é aquele em que o colaborador pode escolher aderir ou não ao grupo. A empresa não é obrigada a incluir todos os seus colaboradores, o que traz mais flexibilidade para ambas as partes.
Essa é mais uma característica importante que o RH precisa considerar no momento da contratação do Plano de Saúde. O período de carência determina o tempo de espera entre a contratação e a liberação para utilização do plano. O período máximo, determinado pela ANS, é de:
Em empresas a partir de 30 (trinta) vidas, na implantação do contrato, há isenção total de carências, conforme regra da ANS.
A possibilidade de incluir ou não dependentes no Plano de Saúde como cônjuges, companheiros(as) e filhos, dependerá da política da empresa e operadora.
De modo geral, a inclusão de cônjuges/companheiros e filhos/enteados é padrão em todas as Operadoras; outros graus de parentesco seguem as regras de cada contrato.
Nos Planos de Saúde empresariais, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) legaliza que as Operadoras façam reajustes de acordo com a mudança de faixa etária e o aniversário da apólice. Os reajustes serão aplicados às mensalidades conforme disposto no contrato ou índice resultante de negociação entre as partes contratantes (Operadora de Plano de Saúde e pessoas jurídicas), devendo a Operadora, obrigatoriamente, comunicar os reajustes à ANS. O reajuste anual do contrato não poderá ser inferior a 12 meses, contados a partir da data de início do contrato do estipulante junto à Operadora de Saúde. A ANS faz um acompanhamento dos reajustes anuais aplicados nos contratos de Planos de Saúde empresariais.
O cálculo do reajuste também levará em conta o índice de sinistralidade daquele contrato, isto é, o custo que a Operadora/Seguradora teve com determinado grupo de vidas. Caso o valor do sinistro seja maior que o valor do prêmio (mensalidade), é provável que haja um reajuste no valor da mensalidade do Plano de Saúde.
Gestão de Riscos
Soluções para o RH
Isenção total de carências
Programas de promoção à saúde
Custo sob medida conforme o perfil de cada empresa
Flexibilidade para escolher a categoria do plano
Equipe exclusiva e dedicada ao atendimento e gestão do contrato
Estamos falando de planos empresariais, o MEI deveria estar na página de planos para pequenas e médias empresas.
O Microempreendedor Individual é uma pessoa jurídica, por isso, ele pode contratar o plano de saúde empresarial. Diversas operadoras já disponibilizam esse produto para o MEI, permitindo a contratação a partir de duas vidas.
Essas duas vidas podem ser o próprio MEI e o seu cônjuge, por exemplo, ou então o MEI e o seu funcionário. Além disso, é possível incluir dependentes no plano de saúde empresarial do MEI.
As regras seguem basicamente aquilo que é estabelecido para os demais planos empresariais. Por isso, é vantajoso para o Microempreendedor Individual a contratação desse tipo de plano, já que ele também vai sair mais em conta do que aderir aos planos individuais, um para cada pessoa.
Oferecer um Plano de Saúde para os colaboradores é uma estratégia que as empresas adotam para proporcionar um cuidado maior com seus funcionários e garantir a satisfação deles. Com isso, melhora a qualidade das suas próprias entregas.
A seguir, veja os benefícios que podem ser alcançados com plano de saúde empresarial conforme a visão do colaborador e da empresa.
Permite que o colaborador tenha um cuidado maior com a sua própria saúde por meio dos tratamentos preventivos. Check-ups regulares e exames ajudam na prevenção de doenças para evitar que se manifestem, ou para identificá-las de forma precoce.
Acesso facilitado a médicos e exames, incentivando o cuidado contínuo com a saúde.
Muitas vezes os profissionais já apresentam quadros clínicos e doenças em curso, mas não têm uma boa oportunidade para fazer o devido acompanhamento dessas condições.
Planos que incluem dependentes proporcionam tranquilidade para toda a família.
O Plano de Saúde é, atualmente, o benefício mais valorizado pelos colaboradores de uma empresa. O acesso a este contrato contribui para a motivação dos funcionários.
Oferecer Plano de Saúde torna a empresa mais atrativa, valorizando a sua imagem no mercado de trabalho e, consequentemente, encontrando melhores talentos.
Além de ser uma boa ferramenta para a atração de talentos, a oferta do Plano de Saúde proporciona colaboradores satisfeitos que tendem a permanecer mais tempo na empresa.
O Plano empresarial ajuda a reduzir os custos da empresa por causa da menor taxa de turnover, reduzindo o gasto com contratações e demissões. Além disso, ao ter um time de colaboradores mais saudáveis, haverá menos faltas e afastamentos por problemas de Saúde.
Outro ponto importante é a possibilidade de dedução do Plano de Saúde empresarial no Imposto de Renda.
Com colaboradores mais saudáveis e satisfeitos, a empresa tem um time motivado e mais engajado.
Já que o Plano de Saúde é uma estratégia importante para a empresa, é preciso ter atenção para contratar o produto que melhor atenda às demandas de cada negócio.
Existem muitas ofertas no mercado, porém, é fundamental olhar para a necessidade da sua empresa e do seu time. Veja algumas dicas para acertar:
O Plano de Saúde empresarial é um benefício estratégico que contribui para atrair e reter talentos, além de aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores ao demonstrar cuidado com sua saúde e qualidade de vida. As operadoras oferecem soluções personalizadas conforme as necessidades da empresa e do perfil dos funcionários, incluindo ferramentas tecnológicas para facilitar a gestão pelo RH. É possível contratar Planos a partir de 1 vida para Pequenas e Médicas Empresas (PMEs), até contratos a partir de 100 vidas. Para uma escolha assertiva com avaliação de todo o mercado, conte com o suporte especializado da equipe da Whare.
Os planos empresariais podem ser contratados por Pequenas e Médias Empresas a partir de 1 vida.
Sim, cônjuges e filhos geralmente podem ser incluídos como dependentes. Outros graus de parentesco devem ser avaliados conforme regras de cada uma das Operadoras.
É quando há a cobrança de paga uma porcentagem ou valor fixo por cada procedimento realizado.
Não. A empresa pode custear integralmente o Plano de Saúde, ou repassar uma parte ou até mesmo o valor total para o colaborador.
O empresarial é contratado por CNPJ para seus sócios e funcionários. O plano de saúde coletivo por adesão é feito pela pessoa física, para determinadas categorias profissionais.
Sim, desde que estejam dentro da cobertura contratada e do rol da ANS.
É possível realizar a portabilidade, respeitando as regras da ANS.
Sim. Muitas operadoras oferecem Planos com cobertura regional.
Entre em contato com Whare e a equipe de especialista fará a avaliação do mercado para decidirem juntos a melhor opção para sua empresa.
Em geral, é de 24 horas para urgências, 180 dias para exames e cirurgias, e 300 dias para parto. Contratos com mais de 30 vidas, na implantação, terão isenção total das carências, conforme determinação da ANS.
Quando for contratar um Plano de Saúde para os seus colaboradores, prefira conversar com quem é especialista no assunto. A Whare tem uma equipe pronta para ajudar você a analisar os planos disponíveis no mercado e contratar aquele que melhor atenda as demandas e necessidades do seu negócio.