Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Por dentro da retaguarda hospitalar: o que você precisa saber

17/06/2024
|
3 min.

A retaguarda hospitalar é composta por uma equipe de médicos de alta qualificação, que atendem pacientes com quadros mais complexos e delicados. Por isso, trata-se de um serviço premium disponibilizado por alguns Planos de Saúde.

Os Planos de Saúde precisam atender pessoas com as mais diferentes condições clínicas, desde aquelas que usam apenas os serviços básicos e essenciais até os pacientes crônicos e com quadros complexos. Nestes casos, o apoio de uma equipe de retaguarda pode ser um grande diferencial.

Esse é um tipo de serviço bastante específico, por isso que nem todos o conhecem. O objetivo é prestar assistência para pacientes com condições que requerem uma atenção especial, seja em um momento específico ou de modo crônico.

Mas você sabe como a retaguarda hospitalar funciona? Será que todos têm direito a ela? Neste artigo, você vai descobrir. Continue lendo e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Para que serve a retaguarda hospitalar?

Na área médica, também existem diferentes níveis de especialização. Encontramos os médicos com formação básica, aqueles que fizeram novas especializações para se aprofundar nos tratamentos e em sua área, também aqueles que seguem com mestrados, doutorados, ganham reconhecimento internacional, e assim por diante.

Por isso, existem os especialistas que estão na linha de frente, fazendo os atendimentos rotineiros, mas há também aqueles que trabalham na retaguarda hospitalar. Esses são profissionais que atendem a pacientes com quadros mais delicados e complexos, que fogem às rotinas.

Os médicos que atuam na retaguarda hospitalar têm uma grande experiência e uma alta credibilidade em sua área. Por isso, aquilo que os demais especialistas não podem tratar recebe a atenção desses médicos, que estão na retaguarda para oferecer atendimento e tratamento diferenciado em função das condições clínicas específicas dos pacientes.

Onde os especialistas da retaguarda atuam?

Os médicos que atuam na retaguarda hospitalar, geralmente, não são contratados do hospital. Eles são profissionais que prestam atendimento a casos específicos e mais complexos. Assim, trata-se de um serviço disponibilizado pelo estabelecimento de saúde, deixando esses especialistas à disposição do paciente.

Muitos acreditam que os especialistas da retaguarda hospitalar atuam apenas no hospital de retaguarda, mas não é bem assim. Quem atua na retaguarda hospitalar, muitas vezes, compõe a equipe médica de outros hospitais, porém, como dito, atendendo aos pacientes com quadros complexos e delicados, que não são tratados pela equipe da linha de frente.

Todo Plano de Saúde oferece retaguarda hospitalar?

Não são todos os planos de saúde que vão disponibilizar a retaguarda hospitalar. Afinal, considere que é possível optar pelas coberturas mais básicas até aquelas mais completas, que oferecem serviços diferenciados.

Sendo assim, para ter acesso aos especialistas mais qualificados, que atuam na retaguarda hospitalar, é preciso buscar uma Operadora que tenha essa opção e contratar o plano com a cobertura que disponibilize o serviço diferenciado para casos complexos.

Quando é interessante contar com o benefício da retaguarda hospitalar?

Como mencionado anteriormente, a cobertura de retaguarda hospitalar é um benefício concedido por alguns Planos de Saúde de padrão superior, que apresentam valores de mensalidade superiores à média do mercado. Por isso, é interessante você avaliar se há a necessidade de ter acesso a essa equipe médica altamente qualificada.

Esse tipo de serviço premium é interessante, por exemplo, para as pessoas que apresentam uma saúde mais delicada. Também para aqueles que precisam de tratamento de alta complexidade e os indivíduos com histórico de doenças crônicas.

Um ponto importante que você precisa saber é que, caso o Plano de Saúde não cubra a retaguarda hospitalar, caso você utilize esse tipo de atendimento, terá que fazer o pagamento à parte pelos serviços prestados pela equipe médica. Então, estude muito bem quais são as suas necessidades para definir o que é mais vantajoso em seu caso.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Confira quais são os planos de saúde atendidos pelo Hospital Samaritano de São Paulo para descobrir se ele está na rede credenciada da sua operadora.
Ler Mais
Sabia que existem Planos de Saúde empresariais para atender apenas uma pessoa? Saiba mais sobre essa opção para PJ.
Ler Mais
1 2 3 57
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
16:33 | 26/06/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross