A principal diferença entre o Plano de Saúde Coletivo por Adesão e o plano Individual é que no primeiro é preciso pertencer a uma entidade de classe, como um sindicato, e no segundo a contratação pode ser feita por qualquer pessoa. Mas existem também diferenças nos reajustes, valores e coberturas.
Hoje em dia existem muitas opções de Operadoras de Plano de Saúde e também variedades do próprio produto. Há, por exemplo, o Plano de Saúde coletivo por adesão e o individual, o que traz muitas dúvidas na hora de contratar esse tipo de serviço.
O plano coletivo e o plano individual têm as suas próprias características, apresentando algumas diferenças entre si. Elas precisam ser bem compreendidas para que você possa tomar uma boa decisão na hora de contratar.
Para acabar de vez com as dúvidas, preparamos este artigo para explicar o que esses dois planos têm de diferente. Continue lendo para conferir as características de cada um e entender qual deles é melhor em seu caso!
Índice
O Plano de Saúde Coletivo por Adesão é aquele oferecido para os integrantes de uma determinada entidade de classe, como uma associação, sindicato ou determinado pela formação universitária do beneficiário.
Pode ser, por exemplo, estudantil, de servidores públicos, médicos, advogados, engenheiros e assim por diante.
Essas entidades têm uma parceria com operadoras de plano e disponibilizam produtos com melhores condições para este determinado grupo, sendo necessária a comprovação de vínculo com a entidade. Esta modalidade de contratação permite a inclusão de dependentes.
O Plano de Saúde Individual é aquele que pode ser feito por qualquer pessoa por conta própria. Não há nenhum tipo de vínculo com qualquer entidade ou grupo. O interessado escolhe o plano da Operadora que melhor lhe atende e realiza a contratação por meio de uma corretora especializada.
Ao ser um Plano de Saúde Individual, cada beneficiário deve fazer a sua contratação, não sendo possível a inclusão de dependentes.
A principal diferença entre o Plano de Saúde Coletivo por Adesão e o Individual está na necessidade de, no primeiro caso, ser um profissional vinculado a uma determinada entidade de classe, o que restringe o grupo que pode aderir a esse plano.
Esta característica faz com que os Planos de Saúde Coletivos por Adesão tenham valores mais baixos, devido ao grande número de pessoas que aderem ao plano, reduzindo o valor de cada indivíduo contratante. Além disso, a cobertura desse tipo de contratação é mais ampla e diferenciada, abrangendo hospitais de renome; os planos individuais são mais limitados e, muitas vezes, podem contar apenas com prestadores da própria Operadora de Saúde.
Em relação aos reajustes, os planos individuais seguem aquilo que é indicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já os planos coletivos por adesão, por sua vez, têm o reajuste baseado na sinistralidade da carteira.
Como você viu, o Plano de Saúde Coletivo por Adesão e o Plano Individual apresentam características diferentes, sendo assim, a melhor opção é aquela que melhor atende às suas necessidades, tanto em relação a valores como rede credenciada e área de abrangência.Para tomar uma melhor decisão, você pode contar com o suporte dos especialistas da Whare.
Nossa equipe está preparada para te auxiliar na escolha do Plano de Saúde ideal para você e/ou sua família.