Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Qual será o reajuste do Plano de Saúde PME em 2024?

08/05/2024
|
3 min.

Para 2024, a taxa de reajuste do plano de saúde PME pode alcançar uma taxa de 25%, sendo esperada uma média de 22%. A alta significativa acompanha a inflação médica de 2023 e outros fatores, como fraudes e desperdícios.

O aumento anual do valor das mensalidades do Plano de Saúde é um aspecto que sempre preocupa os beneficiários desses contratos. As Operadoras acabaram de divulgar o índice que será aplicado nos contratos de pequenas e médias empresas, ou seja, aquelas com até 29 vidas. Esse reajuste é válido para contratos com aniversário entre maio de 2024 e abril de 2025. 

O reajuste deste período ainda é de dois dígitos, porém, de modo geral, apresenta índices inferiores ao que foi praticado no período anterior.

Quer descobrir como tudo vai ficar para este ano? Então continue lendo e confira como será o reajuste do Plano de Saúde empresarial em 2024 e, principalmente, o que vai acontecer com as empresas de menor porte.

O valor do reajuste do Plano de Saúde em 2024

Quem contrata Planos de Saúde individuais ou familiares tem o reajuste anual determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Quando se trata dos Planos de Saúde empresariais, a situação é diferente.

Apesar de ainda serem controlados pela ANS para evitar reajustes abusivos, as Operadoras podem determinar quais índices serão aplicados em seus contratos. 

A previsão é de que o reajuste dos Planos de Saúde empresariais alcance até 25%. No caso do reajuste do plano de saúde PME a previsão é de que a média fique em torno de 22%. As taxas são bem semelhantes àquelas que foram aplicadas no ano passado, mas ainda assim o reajuste de 2023 ainda foi o maior registrado desde o ano de 2018.

Abaixo alguns dos índices praticados pelas Operadoras em contratos até 29 vidas, no período de maio de 2024 a abril de 2025:

  • Alice: 11,21%
  • Amil: 21,98%
  • Bradesco: 20,96%
  • Hapvida NotreDame: 19,20%
  • Omint: 16,71%
  • Porto Saúde: 15,97%
  • Seguros Unimed: 16,75%
  • SulAmérica: 19,67%
  • Unimed Nacional: 18,00%

Aspectos que impulsionaram o reajuste alto

É importante lembrar que a taxa de reajuste do plano de saúde PME e outros empresariais é calculada com base em diferentes aspectos. Um deles é a inflação médica, que foi três vezes maior do que o IPCA em 2023 e teve um aumento de 14,1% no Brasil, maior do que a média global de 10,1%.

Outros fatores que também influenciaram o reajuste dos planos empresariais foram as fraudes, que geram grandes prejuízos para as Operadoras. Também são considerados os resultados financeiros e a utilização dos serviços do plano. Com isso, em 2023, houve um déficit de 5,1 bilhões de reais.

Essas altas taxas de reajuste dos Planos de Saúde empresariais foram impulsionadas também pelo aumento da base de usuários, que expandiu, principalmente, devido à oferta dos Planos de Saúde para pequenas empresas. Isso aconteceu por causa do preço inicial menor, que torna esse tipo de plano mais acessível.

É válido ressaltar que o reajuste do plano de saúde PME é calculado de forma diferente dos planos empresariais que atendem mais vidas. As empresas de menor porte são organizadas em grupos para fazer a gestão dos planos e dos contratos. 

É muito importante que anualmente seja feita uma revisão do contrato do Plano de Saúde, para identificar alternativas de mercado e/ou possíveis negociações junto à Operadora atual. Entre em contato com a equipe de especialistas da Whare para que possamos avaliar as condições do seu contrato. 

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Entenda como funciona a inclusão de dependentes no Plano de Saúde empresarial e quem pode ser incluído nessa assistência.
Ler Mais
Descubra como funciona um Plano de Saúde com coparticipação e veja em quais situações vale a pena a contratação dele.
Ler Mais
1 2 3 55
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:19 | 29/05/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
Ligue para fazer sua cotação
magnifiercross