Os Planos de Saúde que oferecem reembolso garantem um benefício a mais para seus clientes. Com algumas boas práticas, você pode aproveitar esse diferencial da melhor forma para receber uma assistência ainda mais completa.
O reembolso do Plano de Saúde é um diferencial oferecido, conforme contrato, nos planos de saúde coletivos por adesão e empresariais. Ele oferece a possibilidade do beneficiário poder realizar procedimentos em prestadores particulares, recebendo o ressarcimento de uma parte do valor gasto, de acordo com a tabela de reembolso da Operadora.
Para que você aproveite da melhor forma esse benefício, é fundamental saber utilizar corretamente o reembolso do seu Plano de Saúde.
Para não restar mais dúvidas, listamos neste artigo 5 dicas que vão ajudar a aproveitar esse benefício e usufruir de forma inteligente de tudo aquilo que o seu plano oferece. Acompanhe!
Saiba mais sobre como utilizar de maneira consciente o reembolso do Plano de Saúde, clicando aqui!
Índice
As Operadoras de Plano de Saúde não são obrigadas a oferecer reembolso em seus contratos. Por isso, antes de tudo, é preciso conferir se o plano que você contratou oferece este benefício.
Contudo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece na Resolução Normativa nº 259 alguns casos especiais em que os beneficiários de qualquer plano de saúde têm direito ao reembolso. As principais situações são:
Na hora de fazer a contratação do Plano de Saúde, se a operadora oferecer reembolso, ela também vai definir uma tabela de ressarcimento. Isso significa que pode haver um limite para você receber de volta o valor investido em uma assistência fora da rede.
É importante verificar qual é este valor para que você possa se programar na hora de contratar serviços médicos fora da rede credenciada.
Considere que para receber o reembolso das despesas que você teve é fundamental provar os valores que foram gastos. Portanto, é indispensável que você tenha registros detalhados.
Guarde os recibos, as faturas e qualquer outro documento que esteja relacionado aos serviços e assistências que você precisou contratar. Tenha em mãos também as prescrições médicas, receitas, laudos, comprovantes de pagamento e tudo mais que documente e valide a sua solicitação de reembolso.
Cada Operadora de Plano de Saúde pode trabalhar com prazos diferentes para a solicitação de reembolso. É indispensável que você esteja ciente desse prazo para não acabar perdendo a data de envio dos documentos.
Mas é importante saber, também, que depois de abrir essa solicitação a operadora tem um prazo limite para resposta. De acordo com a ANS as solicitações de reembolso precisam ser atendidas em até 30 dias. Ou seja, a partir do momento em que você solicitar o ressarcimento, o valor deverá ser repassado para você dentro de um mês.
Quando você for abrir uma solicitação de reembolso, esteja com todos os seus dados, documentos e comprovantes em mãos. Preencha o formulário com calma e bastante atenção para que não haja nenhum tipo de erro nas informações fornecidas para a operadora.
Isso porque, se houver alguma informação errada ou faltante, esse processo pode atrasar o seu reembolso. Então, tenha bastante atenção aos detalhes e acompanhe regularmente o status do seu pedido.
Desdobrar notas fiscais, pedir reembolso em nome de terceiros ou para procedimentos não cobertos pelo Plano de Saúde… essas são algumas atitudes fraudulentas e que podem ter consequências legais para os envolvidos, como o cancelamento do contrato.
O reembolso é um grande atrativo e diferencial do Plano de Saúde, já que amplia o poder de escolha dos beneficiários em relação à assistência prestada. Converse com um dos especialistas da Whare para verificar se o seu Plano oferece este benefício ou para procurar uma opção que atenda melhor às suas necessidades.