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Como funciona a carência dos Planos de Saúde?

19/01/2024
|
3 min.

O tempo de carência é o período em que o beneficiário do contrato não terá acesso a determinados procedimentos. O prazo pode variar mas deve sempre estar dentro do limite máximo estabelecido pela ANS.

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Alguns detalhes dos Planos de Saúde despertam dúvidas em quem contrata esse tipo de serviço. O tempo de carência é um deles, principalmente porque isso varia de forma significativa de uma Operadora para a outra e também de um plano para o outro.

Muita gente se pergunta se as empresas de fato podem fazer essa exigência. Será que a carência é mesmo uma prática legal? O prazo é igual em todos os planos? Existe algum tipo de plano que não tem carência? Neste artigo você vai conferir a resposta para todas essas perguntas. Continue lendo!

A carência é obrigatória nos Planos de Saúde?

A aplicação do tempo de carência por parte das Operadoras de Saúde é uma prática legal, que estabelece o tempo de espera para que os novos beneficiários comecem a usufruir das assistências contratadas.

O cumprimento do tempo de carência é obrigatório conforme o estipulado em contrato, sempre respeitando os prazos máximos exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De toda forma, existem alguns fatores que reduzem e até mesmo isentam as carências do Plano de Saúde, como é o caso de beneficiários que tiveram plano anterior compatível, empresas com mais de 30 vidas, entre outras situações que devem ser analisadas.

Existem Planos de Saúde sem o tempo de carência?

Pelas explicações que deixamos no último tópico, você já deve ter percebido a resposta para essa pergunta. Sim, existem planos de saúde que não exigem que os novos beneficiários cumpram o tempo de carência.

Isso acontece, por exemplo, nos Planos de Saúde empresariais. Conforme determina a ANS, contratos acima de 30 vidas estão isentos de todo e qualquer tipo de carência no ato da contratação. As inclusões posteriores que venham a ser feitas devem ser analisadas em particular. 

Outra situação que pode eliminar o tempo de carência é quando o beneficiário possui um plano anterior compatível com o que está sendo contratado. Nesse caso, a nova Operadora analisará as informações para aplicar o aproveitamento das carências. 

Nos planos com carência, o prazo é sempre igual?

Conforme explicamos ao longo do artigo, a ANS é o órgão que estabelece como deve funcionar o tempo de carência dos Planos de saúde. Ela determina o período máximo que pode ser exigido pelas operadoras. 

Isso significa que, dentro desse tempo, cada Operadora pode aplicar a carência que lhe parecer mais favorável. Sendo assim, o tempo de espera pode variar de uma Operadora para a outra.

Como as Operadoras têm liberdade para estabelecer o seu tempo de carência, isso pode até mesmo ser utilizado por elas como um diferencial para atrair mais clientes, já que a única regra que de fato vale é não ultrapassar o limite máximo estabelecido pela ANS.

Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de contratar um Plano de Saúde. Com a ajuda dos especialistas da Whare você pode encontrar o plano com o menor tempo de carência para usufruir da assistência o quanto antes. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

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Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
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Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

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