Para saber se um Plano de Saúde é vantajoso, precisamos conferir aspectos como a confiabilidade da empresa, a cobertura oferecida, a abrangência, a rede de atendimento e algumas regras de contrato, como prazo de carência e reajuste.
Quando compramos um produto, é natural ficar em dúvida se a aquisição foi de fato vantajosa, e isso também pode acontecer na hora de contratar um Plano de Saúde.
Depois de assinar o contrato, o beneficiário pode se questionar se fez um bom negócio ou se poderia ter mais vantagens optando por outro tipo de plano. Para descobrir se foi feito um bom negócio, é preciso avaliar alguns aspectos. Veja a seguir quais são eles.
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Existem alguns critérios que devem ser avaliados, como a confiabilidade da empresa, a cobertura do plano, a abrangência, a rede de atendimento e ter conhecimento das regras do contrato.
Essa é uma informação crucial que, na verdade, deveria ser analisada mesmo antes de contratar um Plano de Saúde. Procure conferir junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar se o plano está devidamente registrado nesse órgão, o que caracteriza a regularidade da sua comercialização. Para isso, você deve conferir a lista no site da ANS se o plano está com comercialização ativa.
A ferramenta de pesquisa da ANS também permite que você verifique outros detalhes, como a cobertura do plano, as regiões atendidas, prazos e carência, além da qualificação dos estabelecimentos de saúde que fazem parte da rede credenciada.
O tipo de cobertura do Plano de Saúde faz toda a diferença para que você consiga receber o atendimento médico que precisa ou deseja. O plano pode ter a cobertura hospitalar, ambulatorial, com obstetrícia, odontológica e segmentação de referência, com a possibilidade de combinar essas coberturas entre si.
Procure entender mais a fundo quais são os serviços que cada uma delas garante para o beneficiário. Assim você poderá avaliar com precisão se a cobertura contratada de fato atende às suas necessidades.
Não se esqueça de considerar ainda, possíveis necessidades futuras porque talvez você não precise de uma cobertura agora, como a obstetrícia, mas se houver planos de constituir família, ela será necessária.
Esse é um detalhe muito importante na hora de escolher o Plano de Saúde que atenderá você, sua família e/ou empresa. A abrangência delimita as localidades em que o beneficiário poderá receber atendimento da rede credenciada. Se o plano contratado tiver uma abrangência regional, em algumas partes do Brasil você não conseguirá receber atendimento.
Portanto, é essencial considerar se haverá necessidade de ter o suporte do Plano de Saúde em todo o território nacional, ou se na verdade uma abrangência mais limitada já é suficiente.
A Operadora de Saúde que detém o Plano de Saúde contratado conta com parcerias com estabelecimentos credenciados para oferecer os serviços para os seus beneficiários.
É interessante verificar quais são os estabelecimentos que fazem parte dessa rede credenciada, tanto de hospitais, como laboratórios e clínicas.
A ANS estabelece algumas regras para as Operadoras de Saúde comercializarem seus Planos de Saúde. É o caso, por exemplo, do tempo de carência. Dentro dos limites estabelecidos pela órgão, as operadoras podem trabalhar aquilo que julgarem melhor. Logo, existem regras de contato que variam de um plano para o outro e de uma operadora para outra.
É fundamental ter muita atenção a esses detalhes para verificar se o plano é de fato vantajoso. Tenha conhecimento do tempo de carência, quais são os tipos de acomodação oferecidos, como é feito reajuste anual, quais são as regras para inclusão de dependentes, entre outras questões.
Para fazer a melhor escolha para você, sua família e/ou negócio, é importante receber as devidas orientações sobre o Plano de Saúde que está sendo contratado. Conte com o apoio da equipe de especialistas da Whare, te auxiliaremos na busca e nos esclarecimentos referentes ao seu novo Plano de Saúde.