A carta de permanência é um documento obrigatório para os beneficiários de Planos de Saúde que desejam fazer a migração para outro plano e ter aproveitamento de carências de acordo com o tempo de permanência no contrato anterior.
Após certo tempo em um determinado Plano de Saúde, o beneficiário pode querer reavaliar outras opções do mercado e optar por mudar de Operadora. Neste processo, uma das principais preocupações é em relação ao tempo de carência que deverá ser cumprido no novo contrato.
É importante que o beneficiário saiba que existe um documento que, cumprindo os requisitos necessários, reduz e/ou isenta o cumprimento de novas carências. Esse documento é chamado de carta de permanência.
Você já ouviu falar sobre essa carta? Sabe a importância que ela tem? Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais nesse tema para que você possa trocar de Plano de Saúde sem preocupações. Confira!
Índice
A carta de permanência do Plano de Saúde, também chamada de carta de carência ou carta de declaração de permanência, é um documento emitido pela atual Operadora de Saúde quando solicitado pelo beneficiário.
Ao contratar um Plano de Saúde, o beneficiário precisa estar atento ao período de carência do novo contrato. Esse período pode ser o chamado “prazo contratual”, determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou pode usufruir da redução de carências oferecida pela Operadora do novo contrato, caso tenha tido um outro Plano de Saúde anterior.
É neste momento que entra a necessidade da apresentação da carta de permanência do Plano de Saúde atual do beneficiário. Ela é muito importante pois permite migrar para um novo contrato com isenção ou redução de carências. Essa condição será analisada de acordo com o plano de origem e destino (as chamadas Operadoras Congêneres), tempo de permanência no contrato anterior, segmentação do plano, abrangência e tipo de acomodação. A Operadora de destino fará uma análise das informações para poder aplicar a redução ou até mesmo a isenção das carências.
Na carta de permanência, constam diversas informações. Ela apresenta, por exemplo, os dados pessoais do beneficiário, além de alguns detalhes sobre o plano que ele contratou, como:
O processo para solicitar a carta de permanência pode variar um pouco de uma operadora para outra. Geralmente, é preciso acessar o site da empresa e procurar pela opção para emitir o documento. Se não houver essa alternativa, deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Operadora e fazer a solicitação.
Em alguns casos, o documento é emitido de forma imediata, mas também pode acontecer a necessidade de esperar o envio do documento.
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